Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]


Home Page > Raças & Espécies > Peixes > Jack Dempsey

Compartilhe em suas redes sociais:

Jack Dempsey

jackdempsey
Nome popular: Jack Dempsey Neon Blue

Nome científico: Rocio octofasciata, Regan, 1903

Família: Cichlidae

Origem: América Central e do Norte

Sociabilidade: Sozinho / Casal

pH: 7.0 a 8.0



Temperatura: 20 a 30ºC

Dureza da água: Média

Expectativa de vida: Cerca de 10 a 13 anos.

Manutenção: Média

Tamanho adulto: Aproximadamente 15 a 25 cm





Alimentação: Onívoro, se alimenta de tudo, é importante acrescentar alimento vivo à sua dieta pelo menos uma vez por semana, podem ser caramujos, camarões, larva do besouro do amendoim, etc. Também é recomendado oferecer ração complementar à dieta principal, que contenha spirulina, para aumentar a variedade da alimentação e ressaltar sua coloração azul.

Dica RsDiscus: As seguintes rações atendem às necessidades alimentares desta espécie – JBL Premium Grana Cichlid, JBL Novo Stick M, JBL Novo Stick XL, JBL Novo Vert, Sera Cichlids Sticks, Sera Granulat Menu, Sera Granugreen, Sera Discus Blue, Tetra Cichlid Color Sticks, Tetra Cichlid Jumbo Sticks, Tetra Cichlid Sticks, Tetra Veggie. Lembre-se de sempre alternar as rações para oferecer uma dieta rica e variada!

Dimorfismo sexual: O macho é maior e apresenta o ventre retilíneo, a fêmea possui o ventre mais roliço. Importante: estas características aparecem em peixes no final do estágio juvenil e em adultos, a diferença sexual entre filhotes é mais difícil de ser observada.

Comportamento: São peixes territoriais e agressivos com outros da mesma espécie e semelhantes. O casal deve sempre ser mantido em aquário próprio e sem outros peixes, no caso de aquário comunitário, o recomendado é manter apenas o macho.

Reprodução: Ovíparo, o casal vai "limpar" o local escolhido para a desova, geralmente uma superfície plana como troncos / rochas. A fêmea deposita os ovos e o macho os fertiliza logo em seguida, logo após o processo, o casal irá cuidar da desova ajudando na oxigenação dos ovos, retirando os não fecundados ou atacados por fungos e afastando qualquer peixe que se aproximar, justamente por isso é recomendado um aquário separado para a reprodução deles, evitando o estresse tanto para a população do aquário quanto para os pais que podem vir a comer os ovos caso sejam muito importunados.

Os ovos eclodem em alguns dias, nos primeiros dias após a eclosão, os alevinos se alimentam do saco vitelino, ao fim deste período, eles começam a nadar perto dos pais. A partir desta etapa podem ser oferecidos alimentos vivos de acordo com o tamanho dos filhotes, náuplios de artêmia, ovos de artêmia sem casca, infusórios e rações específicas para alevinos de ovíparos.

É recomendado usar filtro interno de espuma ou então perlon na entrada do filtro externo do aquário de reprodução para evitar sugar os filhotes. Os filhotes podem ser separados do casal assim que os dois pararem de demonstrar interesse por eles.

Tamanho mínimo do aquário: 200 litros para apenas um peixe ou no máximo um casal, a partir de 300 litros para comunitários.

Outras informações: Existem várias teorias em relação à origem desta variedade, uns dizem que é um híbrido resultante do cruzamento entre espécies diferentes e outros afirmam que é uma variedade natural da espécie. Um fato que intriga a muitos e pode indicar que são híbridos é que existe muita discrepância nas características físicas que os Dempsey Neon Blue apresentam (formato do corpo, da cabeça, tamanho).

Estes peixes apresentam sua coloração de forma vívida apenas quando mantidos em ambiente ideal, peixes em situação estressante (baterias de lojas, logo após o transporte, etc) podem apresentar coloração muito pálida, que é facilmente revertida ao ser transferido para um local com parâmetros e necessidades adequadas à espécie.

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletComo separar uma briga entre cachorros

bulletBaixa produção de hormônio da paratireóide em cães

bulletSaiba como escolher o médico veterinário ideal

bulletAlergia a animais domésticos: o que fazer?

bulletAlimentos proibidos para cães e gatos


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Carlos Artur Lopes Leite é médicoveterinário graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Micologia Médica pela Carl von Ossietzky Universität (Alemanha). É também mestre em Medicina e Cirurgia Veterinárias pela UF

bullet Rita Ericson http://bichosaudavel.com/anestesia-em- caes-e-gatos/

bullet Rosmeire de O.S.Jacinavicius CRMVSP 21580 Médica Veterinária acupunturista tel: 19 999971911 email: stuffzinha@gmail.com

bullet Susana Reinhardt Cintra Superintendente do Serviço de Registro Genealógico da Raça Bretão, Zootecnista. ABCCBretão (19) 38077974/ 97154545 (Susana). Email: cavalobretao@uol.com.br. André Galvão Cintra Presidente da ABBCBretão e Criador

bullet dr josé aldo p em santos
médico veterinário
crmv: 5526 aldovet@bol.com.br
dr ricardo fernando correia
médico veterinário
crmv: 13039
rfcvet@mpc.com.br

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletPassaro sem asas

bulletOperário em Construção

bulletHomem tartaruga neanderthal

bulletCavalo enxuto

bulletFalou E Disse

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletEu sou a lenda

bulletO cachorro que salvou o natal (the dog who saved christmas)

bulletO zelador animal

bulletTarzan

bulletPeixe grande e suas histórias maravilhosas (big fish)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletOs passaros e suas doencas

bulletMais que um leao por dia

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletEnfermidades dos cavalos

bullet97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos