Home Page > Raças & Espécies > Peixes > lula

lula

lula
A lula (ou calamar), ao contrário de outros animais do mesmo filo, não possui uma casca externa dura, mas um corpo externo macio e uma casca interna. Além disso, fazem parte ainda da classe dos cefalópodes ( pés na cabeça ), um grupo que também inclui o polvo, o choco e o náutilo.1 A maioria das lulas não tem mais que 60 cm de comprimento, mas já foram identificadas lulas-colossais com quatorze metros.
Trata-se de moluscos marinhos da classe Cephalopoda, subclasse Coleoidea, ordem Teuthida, que inclui as subordens, Myopsina e Oegopsina (esta última inclui a espécie Architeuthis dux, a lula-gigante). Sua classificação é atribuída à divisão dos pés, que formaram os braços e tentáculos, esses deslocaram-se para a parte anterior do corpo e situando-se em torno da boca, dando origem a designação cefalópodo (do grego kephale, cabeça + pous, pé). Os cefalópodos nadam por propulsão a jato, a força é gerada pela contração do manto, que se fecha na região próxima a cabeça e a água e expelida da sua cavidade através de um pequeno funil derivado de uma parte do pé.
CLASSE CEPHALOPODA Subclass Nautiloidea: náutilo Subclass Coleoidea: lula, polvo, sépia SuperOrdem Octopodiformes SuperOrdem Decapodiformes ?Ordem +Boletzkyida Ordem Spirulida: Spirula spirula Ordem Sepiida: sépia Ordem Sepiolida Ordem Teuthida: lula Família +Plesioteuthididae (incertae sedis) SubOrdem Myopsina Família Australiteuthidae Família Loliginidae: calamari, lula-mansa SubOrdem Oegopsina Família Ancistrocheiridae: Ancistrocheirus lesueurii Família Architeuthidae: lula-gigante Família Bathyteuthidae Família Batoteuthidae: Batoteuthis skolops Família Brachioteuthidae Família Chiroteuthidae Família Chtenopterygidae: Chtenopteryx sicula Família Cranchiidae Família Cycloteuthidae Família Enoploteuthidae Família Gonatidae Família Histioteuthidae: Histioteuthis Família Joubiniteuthidae: Joubiniteuthis portieri Família Lepidoteuthidae: Lepidoteuthis grimaldii Família Lycoteuthidae Família Magnapinnidae Família Mastigoteuthidae Família Neoteuthidae Família Octopoteuthidae Família Ommastrephidae Família Onychoteuthidae Família Pholidoteuthidae Família Promachoteuthidae: Promachoteuthis sulcus Família Psychroteuthidae: Psychroteuthis glacialis Família Pyroteuthidae Família Thysanoteuthidae: Thysanoteuthis rhombus Família Walvisteuthidae Parateuthis tunicata (incertae sedis) Aparência Como todos os cefalópodes, caracterizam-se por possuírem cabeça distinta, simetria bilateral e tentáculos com ventosas. Assim como o choco, a lula tem oito braços, para a captura de alimento, e dois tentáculos, com função na reprodução. As lulas têm cromatóforos na sua pele, ou seja, células que permitem mudança de cor dependendo do ambiente em que se encontram, o que caracteriza sua capacidade mimetizante. Sendo coleoides, têm uma concha interna, chamada de pena, devido ao seu formato similar a penas de aves. As lulas movem-se por intermédio de propulsão, ejetando grandes quantidades de água armazenadas na cavidade do manto, através de um sifão de grande mobilidade e capacidade de direcionamento dos jatos. Por esta razão, além de seus corpos altamente hidrodinâmicos, são fortes rivais dos peixes no que se refere à habilidade de natação e manobrabilidade. Na boca, as lulas apresentam a rádula quitinosa que lhes permite triturar alimentos e que é a característica comum a todos os moluscos, exceto Bivalvia e Aplacophora. As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários.
Alimentação São animais exclusivamente carnívoros, alimentando-se de peixes e outros vertebrados, que capturam através dos braços. O principal órgão de ingestão é um par de poderosas mandíbulas móveis, em forma de bico, que podem cortar e rasgar a presa. Como ajuda complementar para matar a vítima, existe um par de glândulas salivares que se transformou em glândulas de veneno.
Reprodução Após a cópula, macho e fêmea morrem. Diferentemente da fêmea do polvo, a lula fêmea não precisa cuidar dos ovos, pois estes apresentam substâncias fungicidas (fungos podem matar o embrião ao introduzir as hifas no ovo) e bactericidas.
Visão Tal como a grande maioria dos cefalópodes, as lulas possuem apenas um pigmento visual, o que não lhes permite ver cores. São capazes de distinguir objectos brancos de objectos pretos ou objectos de uma tonalidade de cinzento mais escura ou mais clara, mas não lhes é possível diferenciar objectos coloridos que apresentem a mesma tonalidade na escala de cinzas.2 Embora ainda não tenham sido realizados testes em todas as espécies, o único cefalópode conhecido que possui visão a cores é a lula Watasenia scintillans.3

Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletAranha e o tucano

bulletO gavião teodoro e sampaio

bulletPreciso me encontrar

bulletO tempo não para

bulletTeia da aranha virgem



Dicas Veterinárias:

bulletCavalos

bulletConheça a doga yoga para cachorros

bulletCombata as pulgas

bulletTranstornos da articulação temporomandibular em cães

bulletPor que o cãozinho adora destruir o brinquedo novo?



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Douglas Frigo
crmv 15675
ki canário pet complex http://www.kicanario.com.br>

bullet Gabriela Costa CRMV 7955 RJ
gabriela@veterinariahome.com.br,
http://www.veterinariahome.com.br
whatsapp : (21)99600-7788>

bullet Silvana Souza
médica veterinária
crmv-sp 9617
animalcamp
rua d pedro i n? 663; guanabara - campinas/sp
fone: (19) 32425370 ou 97965242
www.animalcampcjbnet
homeovete@yahoo.com.br>

bullet Vanessa Castro Pesquisador Científico Laboratório de Doenças Bacterianas da Reprodução castro@biologico.sp.gov.br>

bullet Revista Pequenos Cães Grandes Amigos Edição 29 Abril/Maio2010.>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletUm natal bom pra cachorro (chilly christmas)

bulletBatman (1966)

bulletMoby dick

bulletMamãe virei um peixe (hjælp, jeg er en fisk)

bulletMulher-gato (catwoman)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletLivro dos passaros magicos, o

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

bulletNo meu peito não cabem pássaros

bulletUm gato indiscreto e outros contos

bulletEnfermidades dos cavalos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos