Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Raças & Espécies > Chinchilas

Compartilhe em suas redes sociais:

Chinchilas



chinchilas

Existem hoje, vivas, apenas duas espécies de chinchilas. A chamada chinchila lanígera, que é a chinchila que conhecemos, criada em cativeiro e a brevicauda, a qual vive somente em estado selvagem.

As chinchilas podem viver até vinte anos, ou mais, desde que bem tratadas.

Elas pesam entre 450 e 1000 gramas, mas o peso depende da constituição, genética, alimentação etc. As fêmeas tendem as ser maiores que os machos e as standard são maiores, em geral, que as chamadas mutações, como as beges e black velvet.

As chinchilas não enxergam muito bem, em compensação, têm excelente audição e os pêlos em torno do nariz, ou bigodes, são o seu melhor sentido. Portanto, também têm um bom olfato.

Elas possuem um pêlo muito denso, o que evita a infestação com piolhos, pulgas e outros parasitas.

As chinchilas são roedores e como tal têm dentes afiados. Elas tendem a morder quando se sentem ameaçadas, como uma forma de defesa. Elas também mordiscam tudo que encontram, apenas por curiosidade, e isto inclui desavisados dedos humanos.

As fêmeas também podem emitir jatos de urina como forma de agressão e de defesa e não é raro que estes jatos sejam enviados em direção aos humanos que as manipulam, principalmente quando elas têm crias novas.

As chinchilas têm como inimigos naturais principalmente aves de rapina, portanto, se são apanhadas por cima, pelo dorso, certamente irão se debater e soltar pêlos como uma forma de defesa. Procure pegar sua chinchila sempre pelo rabo ou por baixo, a fim de minimizar ao máximo o stress.

Lembre-se que chinchilas são tidas como presas na natureza, não são predadores e, assim, são receosas e tímidas com relação aos humanos. Também não são cachorros e nem gatos e não gostam de ser apanhadas. As chinchilas têm vontade própria e são excelentes animais de estimação, desde que respeitadas as suas características. Portanto, não espere que logo de início a sua chinchila se deixe acariciar, ou que vá sentar em seu colo.

Contudo, elas se acostumam muito rapidamente aos seus donos e às pessoas que cuidam delas. Com o tempo, elas vão brincar com esta pessoa, pular sobre ela, subir em seus braços, cabeças ou ombros. É preciso paciência com a sua chinchila. Elas são extremamente inteligentes, mas também têm temperamentos diversos. Algumas chinchilas sempre vão ser mais ariscas do que as outras, convém respeitar a sua personalidade.

 

 



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletFisioterapia veterinária

bulletComo fazer o planejamento tributário do seu pet shop

bulletAnimais em apartamentos 2

bulletSeu cão é agressivo com outros cães

bulletAgosto: mês do cachorro louco (ou vacinado, você escolhe)


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Rafael Senos Médico Veterinário UFF Mestrando USP Técnico em Biotecnologia CEFETEQ RJ

bullet Av. Brasil 1772, Jd. Chapadão Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 (19) 9822 3758 contato@edosbichos.com.br

bullet Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel.

bullet Marina Rodrigues http://adestradoradecaes.blogspot.com.br/

bullet Dra Renata Avancini Médica veterinária, formada pela Universidade de Santo Amaro em 2007. Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), em 2009 e 2012 respectivamente. Graduada em 2014 no Curso de Especialização em Produção e Sanidade de Animais de Biotério pela FMVZ USP. Experi?ncia em clínica geral, medicina regenerativa, biotecnologia com concentração em células tronco e experi?ncia em doc?ncia na disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos. Professora de Anatomia Veterinária da Faculdade das Metropolitanas Unidas (FMU) e na Universidade Paulista (UNIP). Médica veterinária na CURAVET. Contato: contato@curavet.com.br

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletTrocando em miúdos

bulletPassaros

bulletGalo de rinha jayme caetano braun

bulletA tartaruga tatiana rocha

bulletTrevo (tu)

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletV

bulletO gato e o violino (the cat and the fiddle)

bulletComo cães e gatos (cats e dogs)

bulletThe wolf of wall street

bulletUm hotel bom pra cachorro (hotel for dogs)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletAtlas colorido de anatomia veterinária do cão e gato

bulletA volta do gato preto

bulletA arca de noé

bulletO gato que falava com fantasmas

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos