Home Page > Agility

História


O Agility foi criado em 1978 na Inglaterra com a finalidade de entreter o público nos intervalos dos julgamentos dos grupos até a final do BEST IN SHOW da Crufts Dogs Show, uma das maiores exposições cinófilas do mundo. Na ocasião, John Varley e Peter Meanwell conceberam as bases do esporte baseando-se em provas hípicas, apresentando então ao mundo o Agility, uma desafiadora pista de obstáculos tanto para o condutor como para o cão.

A primeira apresentação em 1978 foi um GRANDE SUCESSO, de forma que até hoje, todos os anos, o Agility faz parte desse grandioso evento que é a Crufts Dogs Show. O esporte cresceu, evoluiu e hoje é praticado no mundo todo com muito entusiasmo.

O Agility é um esporte praticado por duplas formadas pelo cão e seu dono/condutor. Além de promover maior integração entre ambos, é uma atividade saudável e divertida, onde tanto o dono como o cão pode encontrar uma ótima maneira de manter a forma, fazer novos amigos e até acabar com o stress típico das grandes cidades. Todos os cães, de qualquer tamanho ou raça, inclusive os SRD (sem raça definida) podem competir. Apenas no campeonato mundial é exigido que sejam homologados (com pedigree).

Antes de iniciar os treinamentos é recomendável que se faça um check-up veterinário no cão para que se verifique a existência de quaisquer problema físico que possa impedi-lo de praticar o esporte.


Como um esporte democrático, o agility permite a participação de proprietários de qualquer idade e sexo. No Brasil, as competições oficiais tiveram seu inicio em 29 de novembro de 1998, com a realização da 1ª e 2ª Provas Nacional e Internacional Oficiais de Agility. O evento ocorreu no Parque da Água Branca em São Paulo e foi organizado pela Federação de Cinofilia do Estado de São Paulo (FECESP) em conjunto com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC).


Existem três categorias:

MINI: Para cães que meçam menos de 35 cm. na cernelha.
MIDI: Para cães com 35 cm. ou mais e menos de 43 cm. na cernelha.
STANDARD: Para cães que meçam 43 cm. ou mais de altura na cernelha.

Os obstáculos usados em uma prova de Agility são: Saltos, Pneu, Muro/Viaduto, Salto em Distância, Túnel aberto, Túnel fechado, Slalom, Mesa, Passarela, Rampa A e Gangorra.

fonte: Flávio Tamaio - Competitive Agility