Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Pcdf prende 2 veterinários suspeitos de traficar drogas alucinógenas

Compartilhe em suas redes sociais:

Pcdf prende 2 veterinários suspeitos de traficar drogas alucinógenas


Ao todo, 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em quatro clínicas veterinárias e residências da capital do país


  • MichaelPin

MICHAEL MELO/METRÓPOLES


Carlos


CARLOS CARONE


17/05/2018 6:18 , atualizado em 17/05/2018 15:10


 


812


0


0


Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (17/5), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou operação contra o tráfico de uma droga letal usada como anestésico em animais de grande porte. Batizada de K Nove, a ação tem como alvo um grupo de veterinários com acesso livre à substância, conhecida como cetamina.


Ao todo, 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em quatro clínicas e nas residências dos suspeitos. Dois veterinários, do Lago Oeste e de Taguatinga, acabaram presos em flagrante por tráfico de drogas. Um empresário do ramo de pet shop também foi detido, em Taguatinga. Na casa dele, a polícia encontrou R$ 40 mil em espécie. Durante a operação foram apreendidas 60 ampolas de cetamina. Estão presos o empresário João Filho Neto Sousa Costa e os veterinários Jader da Cruz Fayad e Gustavo Ferreira Santiago.


 


MAIS SOBRE O ASSUNTO



Investigações conduzidas pela 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) apontaram que os profissionais forneciam a solução líquida do medicamento para usuários. As apurações começaram após a PCDF ter registrado a morte por overdose de um médico anestesista, em abril de 2017. A vítima seria viciada em anestésicos. O homem fazia pós-graduação em uma faculdade da Asa Sul, para mudar de ramo e tentar escapar do vício.


 


 


Os mandados de busca estão sendo cumpridos na Asa Norte, Asa Sul, Guará, Lago Oeste, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e Taguatinga. Integrantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do DF (CRMV) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária participaram da operação.


Segundo Rafael Silva de Souza, do CRV, a venda irregular da cetamina é gravíssima: “É preciso apurar em quais circunstâncias esses medicamentos eram adquiridos e repassados a usuários de drogas”. Os alvos da operação não apresentaram documentos fiscais comprovando a compra do produto nem as receitas que deveriam ficar retidas nas clínicas após o uso.


DIVULGAÇÃO/PCDF


Divulgação/PCDFPin


Caixa de cetamina encontrada pelos policiais


 


Entorpecente ganha espaço
De acordo com o delegado Paulo Fecury, da 1ª DP, a cetamina está sendo cada vez mais utilizada e comercializada nas festas de música eletrônica.


É uma droga muito perigosa, especialmente por ser de uso controlado e voltada para animais de grande porte. Uma pequena dose já deixa o usuário totalmente viciado. Ainda existe o risco de overdose, pois é altamente concentrada"


Paulo Fecury, delegado


A substância era vendida por veterinários por meio de WhatsApp e ligações telefônicas. De acordo com as apurações, compradores iam até as clínicas e pet shops para buscar a droga. “Também existem pessoas que faziam as entregas”, completou Fecury. Por ser de uso controlado, ela só pode ser adquirida com receita – por isso a facilidade dos profissionais de veterinária em ter acesso à cetamina.


Special K
A mistura mortal do sedativo com drogas sintéticas foi batizada de Special K pelos usuários. A substância passou a ser figurinha fácil em festas de música eletrônica e consumida em larga escala pelo público no DF.


Os efeitos variam de leve sedação e amnésia a um profundo estado de transe que pode levar à insuficiência respiratória, ao coma e até a morte.


Como se trata de um anestésico, a droga impede o usuário de sentir dores, fazendo com que o indivíduo cause danos físicos a si próprio. Ela dá a sensação de intensificar as cores e os sons. Os efeitos da cetamina são normalmente mais fortes na primeira hora, mas podem durar até seis.



Fonte da Notícia: https://www.metropoles.com/distrito-federal/seguranca-df/operacao-da-pcdf-mira-veterinarios-suspeitos-de-traficar-alucinogenos



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletQuem vai querer a minha piriquita

bulletCruz de tecido

bulletPassaro sem asas

bulletAos filhos de peixes

bulletRogai por boi



Dicas Veterinárias:

bulletAssessorios para hamsters

bulletComo fazer da alimentação uma atividade divertida

bulletMina psicoterapeuta

bulletComo eu posso interpretar os rótulos de rações

bulletInflamação do fígado (supurativa) em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Chani Blue http://www.epochtimes.com.br/equoterapiaeficazcombateproblemaspsicologicos/>

bullet Luelyn Jockyman CRMVSP 14.512 Clínica Animaletto (19) 32589280 Av. Mário Garneiro 438 (Estrada do San Conrado) Sousas>

bullet >

bullet Jeronimo Ribeiro http://www.showdebicho.com>

bullet Roberto Delort A. Leite e Laura Celi de Souza Silva >



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletUm hotel bom pra cachorro (hotel for dogs)

bulletOlhos de gato (cat s eye)

bulletOs pássaros feridos (the thorn birds)

bulletCama de gato (cama de gato / cat s cradle)

bulletNo olho do gato (dans l oeil du chat)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletPasso, trote, galope - uma familia e seus cavalos

bulletOs passaros e suas doencas

bulletMarley e eu

bulletO selo da agonia - livro dos cavalos

bulletPassaros sao eternos, os

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos