Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Marketing digital chegou para ficar no agronegócio

Compartilhe em suas redes sociais:

Marketing digital chegou para ficar no agronegócio


Confira dez estratégias digitais vencedoras de conteúdo, comunicação e marketing digital para o agro

 

Ronaldo Luiz*

 

As marcas do agronegócio que [ainda] não operavam no ambiente digital foram forçadas economicamente a acelerar esta mudança devido à pandemia da covid-19. 

 

Mais do que turbinar o posicionamento na internet, a hora agora é de relacionamento e vendas à distância, cenário que deve ganhar muita força no pós-coronavírus.

 

Para ajudar as marcas do agronegócio no desafio de se conectar com o seu público - agora cada vez mais online -, confira dez estratégias digitais vencedoras para o agro:

 

1) Trabalhe sua presença digital, com um site, blog ou perfis em redes sociais. Use a internet para mapear oportunidades, identificar tendências, monitorar concorrentes e avaliar riscos.

 

2) Identifique a persona específica a partir das informações gerais do seu público-alvo, conhecendo os hábitos de navegação de seus prospects e clientes. Uma dica?! Pergunte a eles, crie enquetes, promova gatilhos para interação. De posse destes dados/informações, você poderá refinar suas estratégias de conteúdo e comunicação.

 

3) Entregue conteúdo útil, não querendo "vender" diretamente, mas sim falando de temas/assuntos que tenham a ver com o seu negócio. A abordagem de "prestação de serviço" é a mais recomendável para o novo consumidor, já que foca na construção de relacionamento confiável com a marca. Exemplos?! Uma empresa de defensivos agrícolas não vai falar das características técnicas do seu novo fungicida, e sim de boas práticas para o uso correto do produto. Já uma fabricante de máquinas agrícolas pode falar de manutenção de maquinário. 

 

4) Aumente sua base de prospects, oferecendo os chamados "conteúdos ricos", como, por exemplo, um e-book, um curso online, um webinar exclusivo, um infográfico, uma consultoria digital etc.. Talvez este contato não feche negócio neste momento, mas certamente já estará no fluxo de sua jornada de captação para resultados pós-pandemia. 

 

5) Você também pode investir em anúncios online tanto no Google quanto em redes sociais. Esta é uma ação indicada para alguma ação mais pontual em que você precise de atenção e repercussão rápida.

 

6) Faça o chamado teste A/B, ou seja, experimente duas versões para um mesmo propósito, e avalie qual obteve maior receptividade junto ao seu público-alvo. Teste, teste e teste, e meça, meça e meça. 

 

7) Faça o exercício de tentar enxergar o "pós pandemia", procurando antecipar quais assuntos, comportamentos, tendências ganharão força no seu mercado de atuação. Daqui em diante, o digital será cada vez mais requisitado. 

 

8) Produza provas sociais, que nada mais são do que dar visibilidade a depoimentos positivos de seus clientes atuais ou ex-clientes. É aquela máxima, um terceiro falando bem de você vale muito mais, passa muito mais credibilidade. 

 

9) Invista na otimização de SEO (Search Engine Optimization) do seu site ou blog, a fim de melhorar seu ranqueamento nas ferramentas de busca, leia-se, Google. Neste aspecto é trabalhar palavras-chave relacionadas ao seu negócio sob a forma de conteúdo bem estruturado, links customizados, bem como se ater a velocidade de carregamento do seu site, versões mobile etc..

 

10) Experimente o processo de "inside sales", que literalmente é "vender de dentro da empresa" ou, ainda, "vender de dentro de casa" nestes tempos de home office, utilizando as dicas acima e tantas outras mais por meio da construção de relacionamento para uma jornada de compra vencedora. 

 

 

*Profissional de comunicação com mais de 17 anos de experiência no agronegócio. Especializado em jornalismo, marketing digital, conteúdo, relações públicas/institucionais e assessoria de imprensa para o setor. É proprietário da agência de conteúdo, comunicação e marketing digital para o agro: www.comresultado.com.br 

 

 

 

 

 



Fonte da Notícia: ComResultado - www.comresultado.com.br



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletTorção gástrica em cães

bulletPitiose equina

bulletCâncer de pele (tumor de células basais) em cães

bulletA importância da placa de identificação

bulletComo educar um cachorro surdo


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet dr ricardo gabeira
crmv-sp 11103
clínica veterinária dr vicente moreno (24 horas)
av independência, 1062, valinhos/sp,
fone: (19) 3849-1274

bullet Rafael Claro Marques (CRMVSP 18.849) é médico veterinário e pósgraduado em Clínica Médica de Pequenos Animais dr.rafael@clinicapontegrande.com.br

bullet Dalva Marques http://www.infohorse.com.br/2018/03/18/a marcha dos muares/

bullet Carlos Madeiro

bullet dr clélio costa carreira
médico veterinário
crmv 1910
hovet campinas - hospital veterinário campinas av orosimbo maia 2565 - campinas fone (19) 3294 3377

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletCarneirinho, carneirão

bulletJardim da fantasia

bulletVida de cachorro teodoro e sampaio

bulletRato de academia

bulletBurro P k ralho

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bullet

bulletV

bulletVinte mil léguas submarinas

bulletO cavalo de ferro (the iron horse)

bulletA quinta execução


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletSucesso na criação de pássaros canários e periquitos

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

bulletExplicação dos pássaros

bulletCrianca, cachorro que fala!

Ver todos os Livros

Dinheiro / Notas Animais



Garoupa
R$ 100

Beija flor
R$ 1

Garça branca grande
R$ 5

Arara vermelha
R$ 10

Mico leão-dourado
R$ 20

Onça pintada
R$ 50

Tartaruga-de-pente
R$ 2

Ver todas as Notas e Moedas

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos