Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Estudo descobre quem tem mais neur nios: gatos ou cachorros

Compartilhe em suas redes sociais:

Estudo descobre quem tem mais neur nios: gatos ou cachorros


Getty Images


  • src=


Quem é mais esperto: gato ou cachorro? Um estudo da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, buscou essa resposta ao analisar o número de neurônios de diversos animais carnívoros. E a descoberta, publicada na revista científica "Frontiers in Neuroanatomy", foi a de que os cães possuem mais que o dobro da "massa cinzenta" dos felinos.


Os neurônios, como explica o estudo, são "pequenas células cinzentas" associadas ao pensamento, ao planejamento e ao comportamento complexo --todas consideradas características da inteligência. Enquanto os cães têm cerca de 530 milhões de neurônios corticais, os gatos têm cerca de 250 milhões. O cérebro humano, em contrapartida, conta com 16 bilhões de neurônios.


"O número absoluto de neurônios que um animal tem determina a riqueza do seu estado mental interno e sua capacidade de prever o que está prestes a acontecer em seu ambiente com base na experiência passada", explica a brasileira Suzana Herculano-Houzel, uma das autoras do estudo. "Nossas descobertas significam que os cães têm a capacidade biológica de fazer coisas muito mais complexas e flexíveis com suas vidas do que os gatos podem."


O tamanho do cérebro não define o número de neurônios. O estudo identificou, por exemplo, que os guaxinins possuem tantos neurônios quanto um primata mesmo estando embalados em um cérebro do tamanho do de um gato. Já os ursos têm o mesmo número de neurônios que um gato, mas em um cérebro muito maior.


Carnívoros x herbívoros


Os pesquisadores analisaram os cérebros dos carnívoros --furão, mangão, guaxinim, gato, cão, hiena, leão e urso marrom-- e esperavam que as medidas confirmassem a hipótese intuitiva de que esses animais tivessem mais neurônios do que os herbívoros que eles caçam. No entanto, isso não foi o caso.


O estudo identificou que a proporção de neurônios para o tamanho do cérebro em pequenos e médios carnívoros era aproximadamente a mesma que a dos herbívoros. Isso sugere que há tanta pressão evolutiva sobre os herbívoros para desenvolver o poder do cérebro para escapar dos predadores como há sobre os carnívoros para pegá-los.


Entre os grandes carnívoros, no entanto, a relação tamanho do neurônio com o cérebro é realmente menor. Os cientistas descobriram que o cérebro de um cachorro golden retriever tem mais neurônios do que o de uma hiena, leão ou urso marrom, mesmo que os maiores predadores tenham cérebros até três vezes maiores. O urso é um exemplo extremo. Seu cérebro é 10 vezes maior do que o de um gato, mas tem aproximadamente o mesmo número de neurônios.


O estudo também coloca em xeque a visão de que os animais domesticados têm cérebros menores do que seus primos selvagens. As proporções do tamanho do cérebro para o peso corporal das espécies domésticas analisadas --furão, gato e cão-- não se dimensionaram de maneira significativamente diferente da de seus parentes selvagens --mangustão, guaxinim, hiena, leão e urso marrom.



Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2017/11/30/estudo-descobre-quem-tem-mais-neuronios-gatos-ou-cachorros.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletVióla e o carro de boi

bulletO galo cantou clara nunes

bulletHomem-aranha

bulletFaca de combate

bulletTrocando em miúdos



Dicas Veterinárias:

bulletCães obesos quando a gordura não é formosura

bulletHabronemose cutanea

bulletPor que os gatos fogem?

bullet5 ideias para seu pet shop vender mais mesmo em tempos de crise 17/10/2016/0 comments/em estratégias de negócios /por vetus

bulletNariz e câncer de seio (carcinoma de células escamosas) em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet SKS Promoções Silvia Milani sksprom@uol.com.br>

bullet marcelo f franco
médico veterinário
crmv-sp
clínica veterinária taquaral
av bar?o de itapura 2968- campinas/sp
fone: (19) 32553899
www.vettaquaral.com.br>

bullet Paola Christina Ferreira Carneiro Médica Veterinária CRMVSP 8145 Dermatologia e Terapeuta Floral MASTERVET Clínica Veterinária Av. Ângelo Sim?es,1135, Jd. Leonor , Campinas , SP Fone: (19) 32345363 ou 33843323 >

bullet Giorgia Bach advocacia@praticaclinica.com.br>

bullet Prof. Fabiano Gregolin professorfg@uol.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletPeixonauta

bulletA maldição dos gatos (the uncanny

bulletSoltando os cachorros (the shaggy dog)

bulletMinha vida de cachorro (mitt liv som hund)

bullet



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletVira-lata? não! também sou cachorro

bulletGato viriato

bullet4 vidas de um cachorro

bulletNosso planeta verde - 100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantil

bulletMais que um leao por dia

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos