Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Cidade ref gio de animais silvestres

Compartilhe em suas redes sociais:

Cidade ref gio de animais silvestres


Por Henrique Hein


   


Mata


Patrícia Domingos/AAN


Mata Santa Genebra: projeto prevê interligação da maior reserva vegetal campineira a outros fragmentos florestais do distrito de Barão Geraldo


O número de animais silvestres apreendidos cresceu nas áreas urbanas e nas principais rodovias que cortam a região de Campinas. Somente no ano passado, 1.243 animais foram encontrados pela Polícia Ambiental nos municípios de Campinas, Jaguariúna, Valinhos, Indaiatuba, Holambra, Paulínia e Salto.


A quantidade registrada é de 12% maior que a registrada em 2016, quando 1.096 animais foram encontrados. Nas principais estradas da região, o aumento foi ainda mais acentuado.


A Rota das Bandeiras, por exemplo, que administra o Corredor Dom Pedro I, registrou 109 animais silvestres apreendidos na via somente em 2017, contra 79 do ano retrasado: um aumento de quase 28%.


Já a assessoria da AutoBAn explicou que todos os animais silvestres resgatados no Sistema Anhanguera-Bandeirantes são encaminhados à Associação Mata Ciliar para ser reabilitado e reintegrado à natureza.


Ao todo, 28 animais foram encaminhados à ONG no ano passado, cinco a mais do que em 2016: um aumento de aproximadamente 18% entre os dois períodos analisados.


A Renovias, concessionária que administra a ligação de Campinas com o sul de Minas, informou que oito animais foram apreendidos nos últimos cinco anos: quatro somente em 2016 e 2017.


A reportagem só não conseguiu informações da AB Colinas, responsável pela administração da Rodovia Santos Dumont. A concessionária alegou que não conseguiria fornecer os dados a tempo.


Urbanização


Para o diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (Dpbea), Paulo Anselmo Nunes, o motivo do aumento está diretamente ligado à urbanização dos municípios.


Ele explica que as espécies estão perdendo seus habitats naturais por conta das ações humanas. “A redução das áreas verdes é um problema mundial, que está causando um desequilíbrio imenso para os animais (não só os silvestres), que precisam migrar para outras regiões para poder encontrar alimento e um local para viver”, disse o diretor.


Nunes ressaltou que existem soluções para o fenômeno migratório. "Algumas medidas que podem ser tomadas são a viabilização de espaços ecológicos, como os corredores subterrâneos ou aéreos, ou intervenções nas vias, capazes de evitar acidentes”, afirmou.


Corredor


Uma resolução publicada em maio de 2017 definiu a criação e a viabilização de um Corredor Ecológico no Núcleo de Conectividade Santa Genebra, em Campinas.


O objetivo do projeto visa unir 19 fragmentos florestais, desde a região da Mata de Santa Genebra até a Fazenda Rio das Pedras, no distrito de Barão Geraldo. Segundo a Secretaria Municipal do Verde, a ligação será feita ao longo de cursos de água, para possibilitar o deslocamento da fauna entre as áreas isoladas, a troca genética entre as espécies e a dispersão de sementes em 750 hectares de área.


Até o momento, 249.994 mudas foram plantadas. Elas vão crescer entre dois e quatro anos. Ao final do período, elas se somarão aos outros 1.118 hectares de vegetação natural que já existem no local, que representam 13% da área total do Núcleo. De acordo com a Secretária do Verde, o local será um importante ponto de proteção e conservação para os animais silvestres.



Fonte da Notícia: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2018/02/campinas_e_rmc/521879-cidade-e-refugio-de-animais-silvestres.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletA microbiota do leite de vaca

bulletPerda de apetite em cães

bulletAlgas em seu Aquário

bulletAcupuntura veterinária Visão Geral

bulletUnhas e patas do cão: higiene e cuidado


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Juliana Bortoletto Clinica Vet health, rua: jose gomes moreno, 50 terra nova 2 São Bernardo do Campo/SP , crmvsp 18.377 fone: (11) 41014260

bullet Fernanda Aparecida de Gouvêa Oliveira Paro bióloga e crbio 43684/01 protetora animal independente educadora ambiental nanda_paro@yahoocombr

bullet UniversoEquino.com.br
Médica Veterinaria Mariana Marcantonio Coneglian CRMV PR 07428

bullet Pet Anjo https://petanjo.com/blog/voce deixa seu cachorro cheirar tudo em volta/

bullet Samantha Brasil
antropóloga criadora de labrador e yorkshire
www.canilalfakitnet canilalfa@globocom
(21) 3367 - 3247 / 3366 - 3900 / 8808 - 3001
ilha do governador - rio de janeiro

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletPassaro azul

bulletÁgua da minha sede

bulletCachorro manco lourenço e lourival

bulletPorco Aranha

bulletA dança da tartaruga asa de águia

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletA lenda do homem crocodilo (the legend of gator face)

bulletGodzilla

bulletCacados

bulletAmor pra cachorro (year of the dog)

bulletGatos numa roubada (tomcats)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCães de guerra

bulletAves-simbolos dos estados brasileiros, as

bulletGato viriato

bulletUm gato indiscreto e outros contos

bulletO gato de botas

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos