Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Cadela que atuou no resgate em brumadinho morre após o nascimento dos três filhotes, em goiás

Compartilhe em suas redes sociais:

Cadela que atuou no resgate em brumadinho morre após o nascimento dos três filhotes, em goiás


Vênus era do Corpo de Bombeiros de Goiás e esteve por duas vezes atuando nas buscas de vítimas em meio a lama tóxica em Minas Gerais.

Por Rodrigo Gonçalves, G1 GO

23/07/2019 16h35  Atualizado há 2 dias


Cadela bombeira que atuou em Brumadinho morre no parto, em Goiânia

JA 1ª Edição

 

 

--:--/--:--

 

Cadela

Cadela bombeira que atuou em Brumadinho morre no parto, em Goiânia

A cadela Vênus, que atuou na tragédia de Brumadinho-MG junto com o Corpo de Bombeiros de Goiás, morreu nesta segunda-feira (22) após o nascimento dos seus três filhotes.

Segundo a corporação, a cachorra, da raça Labrador retriever, foi atendida no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Goiás (UFG) e não resistiu após a cirurgia de cesária e castração, tendo uma hemorragia interna.

Ela era um dos cães de resgate que o Corpo de Bombeiros enviou, em fevereiro, para atuar na busca das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho.

Exames recentes constataram que a Vênus e outros cães do estado que atuaram em meio a lama da tragédia estavam com alterações na taxa de metais pesados no corpo. No entanto, veterinários dos Bombeiros e do hospital da UFG não relacionam a morte da cadela com a alteração.

A Vênus, que tinha seis anos, nunca havia parido antes.

“A Vênus sofria de distocia materna, que é a incapacidade da mãe de parir normalmente. Tanto que ele teve que passar pela cesária e apresentou esse quadro de complicação. Pelos exames, ela estava clinicamente prefeita. Toda a nossa equipe está muito triste, de luto”, disse a médica veterinária e vice diretora do Hospital Veterinário da UFG, Vilma Ferreira.

Os três filhotes - duas fêmeas e um macho - passam bem, segundo o comandante do Canil do Corpo de Bombeiros, o capitão Luciano Alexandre Freitas.

“Eles nasceram prefeitos e estão sendo acanhados por nossos veterinários no canil central”, comentou o capitão.

Os filhotes estão sendo amamentados pela cadela Hannah, Husky Siberiano de um bombeiro da corporação. O animal recentemente teve oito filhote e tornou-se “ama-de-leite” dos três filhotes da Vênus. Antes, eles estavam sendo alimentados por uma suplementação.

Cadela

Cadela Hannah, da raça Husky Siberiano, está amamentando os filhotes da Vênus — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Ainda segundo Freitas, assim como vinha sendo feito com a Vênus, os três filhotes vão ser acompanhados para ver se eles também apresentam alguma alteração por conta do contato da mãe com os metais pesados.

“Nós vamos fazer todo o acompanhamento, como fazíamos com ela. Tanto que os nossos veterinários avaliaram que não tinha nada que proibisse a gestação dela, nenhuma alteração”, contou o capitão.

Assim como no caso da Vênus, outros cães que tiveram contato com a lama tóxica seguem sendo monitorados mensalmente e estão participando operações com os bombeiros. O quadro não é considerado preocupante.

Vênus

Vênus atuou por quase seis anos em operações de resgate do Corpo de Bombeiros de Goiás, inclusive em Brumadinho-MG — Foto: Copro de Bombeiros/Divulgação

 

Orgulho para a corporação

 

Para quem teve a oportunidade de conviver com a Vênus, fica o orgulho, a eterna admiração, além da certeza de que ela deixou além dos filhotes, um legado.

“A corporação sente muito orgulho das ações que ela prestou. Ela foi primordial na formação de outros cães resgatistas”, afirmou o comandante.

Segundo a corporação, Vênus começou a fazer buscas com apenas 11 meses. Com 1 ano, ela encontrou seu primeiro cadáver, durante ocorrência, na região do bairro Santa Luzia, em Goiânia.

Posteriormente, encontrou outro com apenas 10 minutos de busca, no Jardim Botânico. Vênus também começou a ser treinada para busca de seres vivos e foi certificada nacionalmente.

Em 2016, se destacou ao ajudar a desvendar um assassinato, em Lagoa Santa, encontrando uma vítima enterrada em um fosso de 15 metros de profundidade.

Em Brumadinho, ela atuou por dez dias. Em 10 de abril, voltou a Minas Gerais para trabalhar por mais 15 dias para atuar na fase mais técnica da tragédia.

“Vênus foi um dos cães que mais se destacou no árduo trabalho. É com pesar que O CBMGO comunica o falecimento do animal”, diz nota emitida pela corporação.

 

Geração em geração

 

Antes mesmo da morte de Vênus, o Corpo de Bombeiros já havia informado sobre o desejo de treinar os três filhotes dela, criando uma nova geração de cães para ajudar nas buscas por pessoas desaparecidas.

“Esse trabalho do cão facilita muito o trabalho do bombeiro num cenário onde muitas vezes, o nosso faro, não consegue perceber que ali tem uma pessoa ou a gente não consegue escutar aquela pessoa", afirmou o tenente-coronel Fernando Caramaschi.

Vênus

Vênus pariu duas fêmeas e um macho durante cesária no Hospital Veterinário da UFG — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação



Fonte da Notícia: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2019/07/23/cadela-que-atuou-no-resgate-em-brumadinho-morre-apos-o-nascimento-dos-tres-filhotes-e-goias.ghtml?fbclid=IwAR3lTBNVEzXgzkxRt2Kwn9P1HNKTesgkJm5J6eN87MURzL2SKkD5BeHOYcc



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletTricobenzoares o perigo das bolas de pelos

bulletPraga em cães

bulletDoença da medula espinhal em cães

bulletAfinal de contas, em que um gato ajuda?

bulletComo escolher um veterinario


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Silvana Souza
médica veterinária
crmv-sp 9617
animalcamp
rua d pedro i n? 663; guanabara - campinas/sp
fone: (19) 32425370 ou 97965242
www.animalcampcjbnet
homeovete@yahoo.com.br

bullet Katherine P. Colomba

bullet Sérgio Villa Santi

bullet Eng Agrônomo André Fabbrocini Gonçalves, atua na área de manejo de pastagem, segurança dos animais, nutrição, desenvolvimento de projetos http://www.andrefabbrocini.com.br/ (11) 93829722 e (11) 77435504 e nextel 96*40594

bullet Elaine da Silva Soares Website.: www.facebook.com/elaine.soares.14 Graduada pela Faculdade Multivix, Castelo/ES. Atua como plantonista nas áreas de clínica e cirurgia de pequenos animais. CRMV: 01970 VP / ES Contato: (28) 99902 8139 / (28) 99251

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletLobo mau

bulletCachorro tchakabum

bulletA lebre e a tartaruga xuxa

bulletBeira Mar

bulletAranha e o tucano

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletUm hotel bom pra cachorro (hotel for dogs)

bulletProcurando nemo

bulletMoby dick

bulletUm peixe fora d água (mr baseball)

bulletAquele gato danado (that darn cat!)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletNosso planeta verde - 100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantil

bulletO gato de botas

bulletA arca de noé

bulletO gato que tocava brahms

bulletPássaros amarelos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos