Digite aqui a palavra-chave.
por Deise Aur
Para quem ama e convive com gatos, todo dia é dia desses maravilhosos felinos! Não obstante, foi criada uma data no calendário a nível mundial, dedicada ao nosso amigo felino: o Gato!
A data consagrada para isso é o dia 8 de agosto, instituída como Dia Internacional do Gato.
Essa data foi criada em 2002 pela International Fund For Animal Welfaree visa conscientizar os tutores desses felinos de como cuidar bem de seus gatos para que vivam com qualidade de vida e alertar a população das necessidades da espécie, com o objetivo de combater os maus-tratos, abandono e preconceito em relação a esse animal, além de ser uma data criada para valorizar todos os gatos.
Além dessa data internacional existem outras datas, ao longo do ano, dedicadas aos nossos amigos gatos, como:
Dia Mundial do Gato, em 17 de fevereiro - Essa data surgiu e foi criada na Itália, como forma de exaltar e valorizar essa espécie felina
Dia de Abraçar Seu Gato, em 4 de junho - no Brasil
Dia Nacional do Gato, em 29 de outubro - nos Estados Unidos
Dia Nacional do Gato Preto, em 17 de novembro - também nos Estados Unidos.
Aproveitando essa comemoração, conheça e saiba mais sobre esse felino enigmático, que faz parte de nosso cotidiano.
O que atrai e chama a atenção nesses felinos, e leva as pessoas a se interessarem em adotar e conviver com os bichanos são as características marcantes deles, com o temperamento misterioso, intuitivo, zeloso, independente, forte, ativo, resistente, calmo, sutil, territorialista, companheiro, livre, ágil, curioso, brincalhão, adaptável e afetuoso.
Infelizmente, apesar de todas essas qualidades de nossos amigos felinos, eles sofrem preconceitos por parte de pessoas dogmáticas e fanáticas, influenciadas por superstições e mitos vindos da Idade Média, na época da inquisição e das Heresias; período no qual o gato, por ser um animal misterioso e símbolo místico, foi associado à bruxaria, por isso era mal-visto e perseguido pela Igreja Católica.
Desde a Antiguidade, o gato é símbolo de mistério e sabedoria e, por sua natureza e características, ele nos passa várias lições e ensinamentos de vida, por isso, ele se tornou símbolo místico em várias religiões milenares, personificando e sendo representação de vários deuses, potestades e mitos divinos.
Dizem que os gatos têm a capacidade de ver outras dimensões e transmutar as energias negativas, melhorando a vibração do ambiente.
Eles têm uma percepção tão apurada que detectam alteração na saúde e no corpo das pessoas com as quais convivem, por isso, se o gato se aproximar de determinada parte do corpo de seu tutor, ele pode estar sinalizando uma doença e, ao mesmo tempo, transmutando a parte energética que se encontra em desequilíbrio, por isso, esse animal também está associado à cura energética.
O Gato é descendente de felídeos da região desértica, ao norte da África, e foi sendo domesticado ao longo de aproximadamente 6 mil anos, porém seu etograma, que se trata das características comportamentais naturais da espécie, se mantém o mesmo, tendo as seguintes peculiaridades:
Saiba mais sobre como conviver e lidar com o gato e a natureza dele em:
Nesta data é bom lembrar que existem milhares de gatos de rua, por conta do abandono, aumentando a reprodução e população de gatos e intensificando esse problema. Daí, a importância da adoção responsável e campanha de castração pública.
Além disso, outro fator importante de respeito e valorização, com relação ao gato, é a conscientização de tutores para que cuidem corretamente e zelem pela vida de seu bichano, colocando telas ou redes de proteção na casa e evitando fugas, envenenamento e acidentes, por conta do gato ir para a rua.
Outro cuidados que os tutores precisam ter com seus pets felinos é proporcionar espaço; limpeza; brinquedos; água limpa e fresca; alimentação saudável e adequada; além de levá-los regularmente ao veterinário para exames e tratamentos básicos.
Agora, que conhece essa data tão merecidamente dedicada ao bichanos do mundo inteiro, que tal curtir esse dia agradando e acariciando mais ainda o seu pet felino?
Digite aqui a palavra-chave