Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Filme "procurando dory" no ensino on-line de ciÊncias e biologia

Compartilhe em suas redes sociais:

Filme "procurando dory" no ensino on-line de ciÊncias e biologia


Procurando uma forma de dinamizar suas aulas on-line de Ciências e Biologia? Então esta sugestão de aula com o uso do filme “Procurando Dory” é para você. Todos sabem que, com a pandemia de COVID-19 no ano de 2020, muitos professores e alunos se viram em uma nova realidade: as aulas virtuais. Apesar de as aulas on-line serem uma realidade já conhecida, principalmente em cursos de graduação e pós-graduação, era uma modalidade pouco adotada na educação básica.

Diante desse novo desafio, muitas dúvidas surgem na cabeça do professor, tais como: Como tornar minhas aulas mais dinâmicas? Como conseguir que os alunos produzam adequadamente no ambiente domiciliar? Que recursos posso adotar em minha aula on-line?

Tendo em vista tantos questionamentos por parte dos professores e procurando promover um processo de ensino-aprendizagem mais satisfatório, sugerimos uma aula descontraída que pode ser adotada por professores de Ciências e Biologia: o uso do filme "Procurando Dory".

As

As aulas on-line devem ser criativas, a fim de conseguir uma maior participação dos alunos.

SINOPSE DO FILME “PROCURANDO DORY”

O filme “Procurando Dory” (2016) é uma animação dirigida pelo diretor Andrew Stanton e distribuída pela Walt Disney. De classificação livre, o filme é uma continuação do filme “Procurando Nemo”, de 2003. A história ocorre um ano após Dory ter ajudado Marlin a reencontrar seu filho, Nemo, e baseia-se na busca de Dory por seus pais. Assim como mostrado no filme “Procurando Nemo”, Dory apresenta perda de memória, portanto ela não sabe ao certo onde os pais viviam, mas apresenta uma vaga lembrança de onde seria esse local.

Dory sai então em busca de sua família e tem como ajudantes Marlin e Nemo. Dory, após se desentender com Marlin, sobe até a superfície, onde é capturada por profissionais do Instituto de Vida Marinha. Depois disso, Dory conhece um polvo, que a ajuda a tentar sair do instituto. Durante a tentativa de fuga, ela faz novas amizades, como Bailey, uma beluga. Enquanto isso, Marlin e Nemo tentam resgatá-la.

Leia também: O filme “Procurando Nemo” nas aulas de Biologia

 

 

QUE PONTOS DO FILME POSSO ABORDAR NAS AULAS?

No filme “Procurando Dory”, é possível observar diferentes temas que podem ser abordados e relacionados com o conteúdo ministrado em sala de aula. Entre os temas que podem ser explorados, podemos citar:

  • Características gerais dos peixes: Durante o filme, podemos observar diversas características que permitem aos peixes sobreviverem no ambiente aquático. Além disso, é possível observar também as diferenças entre peixes cartilaginosos e ósseos.

Dory

Dory é um peixe conhecido como cirugião-paleta ou tang azul.

  • Comunidades marinhas: No filme é possível observar os diferentes seres vivos que são encontrados no ambiente marinho.
  • Biodiversidade: É possível notar no filme uma grande variedade de espécies, principalmente nos recifes de corais. Pode-se destacar aqui a importância dos recifes de corais para a manutenção dessa biodiversidade. Além disso, pode-se utilizar o filme para abordar a biodiversidade brasileira.
  • Poluição: No filme, Dory é capturada por estar envolvida em plástico, portanto pode ser uma forma de abordar como a poluição afeta a vida marinha.
  • Ecolocalização: Dory conhece no filme a beluga Bailey, que acredita ter perdido sua capacidade de ecolocalização. A importância da ecolocalização para a sobrevivência desses animais pode ser abordada.
  • Camuflagem: O polvo Hank utiliza sua capacidade de camuflagem durante toda a fuga, o que mostra a importância desse artifício para a sobrevivência de várias espécies.

Leia também: Como garantir a disciplina nas aulas virtuais?

COMO INSERIR ESSE FILME NAS AULAS ON-LINE?

O tempo das aulas on-line tende a ser curto, portanto, diferentemente do ambiente presencial, não é recomendado utilizar o tempo da aula para a exibição do filme. Uma dica é recomendar o filme como uma lição de casa, estimulando os alunos a assistirem e anotarem pontos que acharem interessantes para a discussão em sala de aula – uma tarefa simples e também divertida.

Marque, então, uma aula on-line em que o filme será debatido e abra espaço para a discussão dos temas que achar relevante. É importante que, além do conteúdo escolhido para abordar, sejam discutidos alguns pontos polêmicos do filme, como a captura de Dory pelo Instituto de Vida Marinha. Como ela estava envolvida por plástico, ela foi resgatada ou capturada? A exposição de animais em aquários e shows aquáticos é uma prática adequada? Até que ponto é ético realizar a exploração desses animais?

Percebemos que o filme pode ser uma maneira divertida de trabalhar Ciências e Biologia e também de deixar as aulas mais leves e divertidas mesmo que à distância. É importante deixar claro que, mesmo em aulas on-line, não devemos deixar a criatividade de lado, explorando os diferentes recursos disponíveis.



Fonte da Notícia: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/filme-procurando-dory-no-ensino-on-line-de-ciencias-e-biologia.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletCâncer de bexiga (rabdomiossarcoma) em cães

bulletDermatite atópica canina: descubra tudo sobre a doença

bulletMorte precoce em filhotes

bulletPicada de cobra em cavalos: o que fazer nesses casos?

bulletMinha dona


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet nome, telefones, endereco, email, website, redes sociais

bullet Marcelo Pardini  http://www.infohorse.com.br/2017/10/13/precificacao/

bullet Nélio Carrara F? Hannover Hipismo

bullet Projeto Cão Moderno Felipe Consentini felipe@caomoderno.com.br

bullet Priscila Thomazelli Atleta, Amazonas, Instrutora e Treinadora de Equitação Engenharia Civil, de Segurrança do Trabalho, Meio Ambiente e Qualidade (11) 9 9944-2168 www.dressagearteequestre.com

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletMelô Da Aranha

bulletCavalo de pau

bulletPedaço de chão

bulletCobra Venenosa

bulletSentimental eu fico

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletMato sem cachorro

bulletTubarao ii

bulletO cachorro que salvou o natal (the dog who saved christmas)

bulletA verdadeira história do gato de botas (la véritable histoire du chat botté / the true story of puss n boots)

bulletUm gato em paris (une vie de chat)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletGato viriato

bulletO cachorro e o lobo

bulletAves-simbolos dos estados brasileiros, as

bulletCama de gato

bulletUm gato entre os pombos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos