Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Em dias de isolamento, tomar sol na janela viraliza nas redes sociais

Compartilhe em suas redes sociais:

Em dias de isolamento, tomar sol na janela viraliza nas redes sociais


 

Clique

Clique foi publicado por Daniella em seu perfil no Instagram Imagem: Daniella Xavier/@xaviella

De Universa

10/04/2020 16h16

Durante o isolamento social, quem está dentro de casa tem aderido a uma nova tendência — e mostrado nas redes sociais, claro — para tomar sol e garantir o estímulo de obtenção da vitamina D indicada por especialistas. Uma foto em que pessoas aparecem na janela de sunga e biquíni, feita pela fotógrafa e socióloga Daniella Xavier, de São Paulo (SP), viralizou no Twitter como um registro dos "vitaminers D na quarentena". Não faltam também Stories e fotos no Instagram de pessoas tomando um solzinho dentro de casa.

Qual é a importância desse hábito, em tempos de isolamento?

Tomar sol durante isolamento: hábito bomba nas redes sociais

Em cidades em que o sol tem aparecido — mesmo acompanhado de temperaturas amenas e por pouco tempo — é comum que, dentro de suas casas, as pessoas arranjem um jeito de receber os raios solares. Anitta, por exemplo, mostrou em seus Stories do Instagram a marquinha de biquíni que conseguiu fazer apenas neste período de isolamento social.

Na foto de Daniella, os moradores de um prédio aparecem sentados e deitados em um parapeito, próximos a suas janelas, tentando aproveitar os benefícios do sol. No Twitter, o registro, que foi feito a partir da janela do quarto da fotógrafa, em direção à Avenida São João, na Santa Cecília, foi classificado como "histórico" pelos usuários — percepção com que ela concorda.

"Foi o isolamento que me permitiu fotografar de dentro de casa, e possibilitou uma troca poética a partir desses lugares; e ela também nos identifica como sujeitos históricos", explica.

"A pandemia tem nos exigido de forma diferente ter essa construção histórica, requerendo adaptações profundas na vida social. Nesse sentido, a foto retrata não somente um cuidado com a saúde, mas também outras disposições para o convívio social (tinha música e mais pessoas nas janelas dos outros prédios). Mas claro, é apenas um recorte dentro da enorme desigualdade neste contexto de crise, ainda mais em se tratando do centro de São Paulo e da realidade de tantas pessoas que não acessam as mesmas condições de autocuidado".

Daniella reparou que o hábito de "botar a cara no sol" dos vizinhos não acontecia antes do isolamento. "Talvez antes tomassem sol no Minhocão. Afinal, sol é energia, não pode faltar!".

 

 

"Marquinha arrastão" e dicas para banho de sol

 

 

Quem não tem piscina, ou área comum no prédio — em que não aconteça aglomeração, claro — caça com janela. No entanto, alguns usuários no Twitter brincam com a ideia de formar uma "marquinha arrastão", pelo fato de terem redes de proteção que formam um desenho de meia-arrastão na pele.

Há também quem já tenha naturalizado a ideia de ver os vizinhos de biquíni, sunga — ou mesmo, pelados —durante esses tempos.

 

 

Outros, se expõe ao sol mesmo quando a janela é de vidro, o que, vale dizer, não tem o mesmo efeito benéfico que receber os raios solares sem qualquer impedimento. Em entrevista ao VivaBem, a dermatologista Juliana Toma explicou que a obtenção da vitamina D é impedida se a exposição à luz se der nessas condições, e praticamente inexistente no início e no final do dia, pois os raios solares chegam fracos ou com dificuldade.

Tempo de exposição e cuidados

 

 

Se a ideia é manter o banho de sol sem deixar o rosto ou a cabeça à mostra, deixar pelo menos 15% do corpo em exposição solar já é o suficiente, dizem os especialistas.

A recomendação é de adultos saudáveis mantenham essa rotina pelo menos três vezes por semana, sem aplicação de protetor solar na área a ser exposta, pois isso impede a produção de vitamina D. Os tempos: de 15 a 20 minutos por dia para pessoas de pele branca, até 1 hora para quem tem pele negra e cerca de 30 a 40 minutos para quem tem um tom de pele intermediário.



Fonte da Notícia: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2020/04/10/em-isolamento-tomar-sol-na-janela-viraliza-nas-redes-sociais.htm?cmpid=copiaecola



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletPosso ou não posso ter um animal de estimação?

bulletComo construir um aquário com plantas naturais

bulletVolteio terapêutico

bulletInsuficiência renal ? cães e gatos

bulletModalidade equestre 3 tambores


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Nayara Zonta, parceria com a VetQuality 56811999

bullet Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel.

bullet Silvana Souza
médica veterinária
crmv-sp 9617
animalcamp
rua d pedro i n? 663; guanabara - campinas/sp
fone: (19) 32425370 ou 97965242
www.animalcampcjbnet
homeovete@yahoo.com.br

bullet Dr. Carmello Liberato Thadei Médico Veterinário CRMV SP 0442  São José do Rio Preto SP

bullet Eng. Agr. Aliomar Gabriel da Silva, MS, PhD Celular: (16) 9 8149-7557 e E-mail: aliomargabrieldasilva@hotmail.com

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletSmelly cat

bulletNão abra essa caixa com cobras confraria da costa

bulletTimbre de galo pedro ortaça

bulletVoa voa passarinho

bulletMimoso

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletMadagascar iii

bulletBatman (1966)

bulletO encantador de cavalos / o senhor dos cavalos (the horse whisperer)

bulletA vingança do homem chamado cavalo (the return of a man called horse)

bulletAnimais unidos - jamais serão vencidos


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletMais que um leao por dia

bulletEu não sou cachorro, não

bulletO selo da agonia - livro dos cavalos

bulletMarley e eu

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos