Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Já ouviu falar em coronavírus canino? mantenha a calma e entenda

Compartilhe em suas redes sociais:

Já ouviu falar em coronavírus canino? mantenha a calma e entenda


src=

Lívia Marra

A chegada do novo coronavírus e o isolamento do cachorro de uma paciente em Hong Kong provocam apreensão entre tutores de animais de estimação. Será que cães e gatos também podem contrair a doença?

Não há evidências de que os pets possam ser infectados ou transmitir a covid-19 aos humanos. Essa família de vírus, no entanto, já é bem conhecida no meio veterinário.

Segundo o veterinário Marcelo Quinzani, da PetCare, o coronavírus canino causa diarreia em cães e o coronavírus felino causa peritonite, mas não são transmitidos aos seres humanos.

Para a coronavirose canina existe vacina –conhecida como V8 ou V10–, e a doença não requer muitos cuidados.  No caso da coronavirose felina, que causa a peritonite infecciosa felina –a PIF–, não existe vacina, mas a doença é restrita a esses animais.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

A veterinária Caroline Mouco, do Hospital Vet Popular, afirma que o diagnóstico precoce facilita o tratamento, mas filhotes, animais idosos ou com deficiência imunológica correm riscos.

Cães podem ser imunizados, mas a higiene do ambiente também é importante para a prevenção, disse ela ao blog. Confira:

1 6

  Cães na Ásia

Minha

  1. Cachorro
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  

 

Cachorro usa máscara em área comercial no centro de Xangai Aly Song-16.fev.20 /Reuters

Compartilhe

Leia Mais

 

Compartilhe

 

 

 VOLTE

  • Facebook
  • Twitter
  • Whatsapp
  • Linkedin
  • E-mail
  • Messenger
  • Copiar link

Loading

– O que que é o coronavírus canino e quais os sintomas? O coronavírus canino, chamado cientificamente de CCoV, diferentemente do coronavírus causador da Sars ou Mers, tem como sintomas diarreia e vômitos. Caso não tratado, as consequências são desidratação, prostração e podem levar a óbito, principalmente quando associados a outras doenças. A contaminação ocorre por via oro-fecal, de cão para cão, deixando filhotes, idosos ou animais imunodeprimidos mais suscetíveis.

– Qual o tratamento? O tratamento consiste em dar suporte para o cão afetado, estabilizando os sintomas e fortalecendo o sistema imunológico para que este combata o vírus, já que não há um remédio que combata diretamente este agente.

– Qual o risco para o animal? O risco se agrava quando se trata de filhotes, animais idosos ou imunossuprimidos. Outro fator complicador é quando a coronavirose surge juntamente com outra doença, como a parvovirose. Nesse caso, o [risco de] óbito é maior. Porém, quando diagnosticado previamente, aumenta consideravelmente as chances do paciente.

– Há como prevenir a doença?  Sim. A vacina múltipla, conhecida como V10 ou V8, previne os cães da coronavirose canina. Ainda assim, cães vacinados podem apresentar a doença, mas em uma gravidade consideravelmente menor, caso isso ocorra. Outra maneira que deve ser conciliada com a vacina é a higiene no ambiente, evitando fezes expostas e o contato do cão com fezes de outros cães. O uso de desinfetantes é fundamental para a prevenção.

– Alguma raça está mais suscetível à doença? Não há raças com incidência maior. Isso só é maior em filhotes, idosos e imunossupremidos.

– Há transmissão para humanos? Não, o coronavírus canino não passa para os humanos. O coronavírus possui diversas cepas, e o canino CCoV em nada se assemelha com o Sars ou Mers.

– Gatos também são afetados? Para os gatos o coronavírus seria FECV e o FIPV, nenhum transmissível para o humanos, apenas entre felinos. Tem seus sintomas ligado com diarreia e vômito também. Assim como o canino, não se relacionando com problemas respiratórios.

– Há risco de o novo coronavírus ser transmissível para animais? A cada dia novas descobertas estão sendo feitas. Sabe-se que animais silvestres podem ter relação com a transmissão para os humanos, o inverso não há relatos. O que há de fato é que o coronavírus chinês que ataca o sistema respiratório inicialmente, pode ter seu risco de infecção diminuído com hábitos básicos de higiene, como evitar contato com outras pessoas doentes, lavar as mãos com frequência, utilizar álcool gel e evitar aglomerações.

ENTRE HUMANOS

Nesta sexta (28), a OMS (Organização Mundial da Saúde) elevou a ameaça internacional do coronavírus para muito alta. O aumento de casos e de países afetados causa preocupação, afirma  Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da entidade.

Para os humanos, as dicas para evitar a doença são lavar as mãos com frequência, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar e manter distância de ao menos dois metros de pessoas que estejam tossindo ou espirrando e evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca.



Fonte da Notícia: https://bompracachorro.blogfolha.uol.com.br/2020/02/29/ja-ouviu-falar-em-coronavirus-canino-mantenha-a-calma-e-entenda/?loggedpaywall



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas Veterinárias:

bulletLimpeza e remoção de tártaro em felinos
bulletBicheira em cães: causas, sintomas e tratamento
bulletResponsabilidade civil do médico veterinário
bulletCavalos com dentes de lobo
bulletComo se defender do ataque de um cachorro bravo?


Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores


bullet Priscila Pinheiro - Pet Sitter

 

Bicho Feliz Pet Sitter

Site: https://sites.google.com/site/bichofelizpetsittercotiasp/

Whatsapp e celular: (11) 98586-9212

Twitter: @bichofelizps

>
bullet Dra Renata Avancini Médica veterinária, formada pela Universidade de Santo Amaro em 2007. Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), em 2009 e 2012 respectivamente. Graduada em 2014 no Curso de Especialização em Produção e Sanidade de Animais de Biotério pela FMVZ USP. Experi?ncia em clínica geral, medicina regenerativa, biotecnologia com concentração em células tronco e experi?ncia em doc?ncia na disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos. Professora de Anatomia Veterinária da Faculdade das Metropolitanas Unidas (FMU) e na Universidade Paulista (UNIP). Médica veterinária na CURAVET. Contato: contato@curavet.com.br>
bullet Pet Anjo https://petanjo.com/blog/voce deixa seu cachorro cheirar tudo em volta/>
bullet silvia c parisi médica veterinária crmvsp 5532>
bullet Rosmeire de O.S.Jacinavicius Médica Veterinária Acupunturista tel: (19)999971911 email: stuffzinha@gmail.com>

Letras de Música com temas Animais:


bulletSereníssima
bulletPedaço de chão
bulletAnfibios malditos
bulletA dança dos ossos
bulletGato fujão cantora sol


Cinema, Filmes e Seriados:


bulletGodzilla
bulletAs crônicas de nárnia - o leão, a feiticeira e o guarda-roupa
bulletA quinta execução
bulletQuigley - um cachorro pra lá de humano (quigley)
bulletUm hotel bom pra cachorro (hotel for dogs)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletMemorias de um gato
bulletOs passaros e suas doencas
bulletUm gato entre os pombos
bulletCrianca, cachorro que fala!
bulletPassaros sao eternos, os
Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos