Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Veterinária faz próteses de resina para bichos acidentados em sp

Compartilhe em suas redes sociais:

Veterinária faz próteses de resina para bichos acidentados em sp


Atropelamentos, choques em prédios e bichos atingidos por armas de chumbinho são causas das mutilações

Fernanda Testa

RIBEIRÃO PRETO

Eles são resgatados em estado crítico. Mutilados, chegam à clínica muitas vezes sem patas ou sem parte do bico. Pelas mãos da veterinária Maria Ângela Panelli Marchió, mamíferos e aves ganham uma nova chance de sobreviver e voltar à natureza. 

Há um ano, a especialista em ortopedia animal reabilita bichos acidentados na região de Barretos (a 423 km de São Paulo) com próteses de resina plástica feitas à mão.

1 4

Especialista em ortopedia animal reabilita bichos acidentados

 

  1. Periquito
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  

 

Periquito após receber prótese de resina implantado pela veterinária Maria Angela Panelli Marchió Maria Angela Panelli Marchió/Divulgação

O trabalho voluntário é feito em parceria com a Polícia Ambiental e ONGs da região, que resgatam os animais e os levam até a clínica veterinária. De acordo com a veterinária, grande parte dos acidentes com os animais envolve atropelamentos e choques em construções e prédios (no caso das aves). Há ainda casos em que os bichos são atingidos por armas de chumbinho.

“Alguns dos animais reabilitados correm o risco de perder a prótese caso sejam soltos novamente na natureza. No entanto, ela confere mais conforto a esses bichos, já que a adaptação é rápida e eles voltam a utilizar com facilidade a parte do corpo que havia sido amputada”, diz a veterinária.

A reconstituição das partes atingidas é feita a partir de uma resina plástica. O material utilizado é o polimetilmetacrilato, que misturado a um pó catalisador resulta em uma resina extremamente resistente. O processo de endurecimento do material é rápido —acontece entre três e cinco minutos.

“A resina fica com uma consistência de acrílico. Como o processo de endurecimento é muito rápido, a prótese é moldada no animal no momento do ato cirúrgico, e é reforçada por implante de pinos metálicos para dar mais firmeza. É um trabalho feito totalmente à mão. Não envolve impressora 3D, nada disso. É totalmente artesanal. Dessa forma conseguimos um resultado mais confortável para os animais”, afirma Marchió.

A resina plástica utilizada pela veterinária serve para reconstituir bicos de aves e fixadores externos de patas. No caso das próteses feitas para substituir os bicos, a resina implantada na ave é tão resistente que demandaria uma serra para ser retirada, segundo a veterinária.

A durabilidade das próteses, de acordo com Marchió, é de cerca de cinco anos para aves que se alimentam de sementes. No caso de aves carnívoras, como gaviões, por exemplo, o bico de resina resiste até o fim da vida do animal.

Já foram resgatados dez animais, entre eles periquitos, papagaios, curicacas e até gaviões. Para cada cirurgia realizada, o custo médio fica entre R$ 1.000 e R$ 1.500. “Próteses para animais ainda são raras no Brasil, por isso acaba sendo uma cirurgia de custo elevado. Faço gratuitamente por amor, e porque visamos o bem-estar desses animais.”

Metade dos animais que recebeu as próteses conseguiu voltar para a natureza. “É um sentimento maravilhoso. A gente se emociona quando vê o bicho podendo ter um pouco de conforto novamente. No estado que eles chegam à clínica, muitos certamente iriam a óbito”, diz.



Fonte da Notícia: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/01/veterinaria-faz-proteses-de-resina-para-bichos-acidentados-em-sp.shtml



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:

bulletDoença auto-imune sistémica em cães

bulletApresentando cães e gatos para que sejam grandes amigos

bulletSe você for mordido ou arranhado

bulletDermatofitose

bulletInflamação dos nódulos linfáticos (linfadenite) em cães


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet LUIZA CERVENKA DE ASSIS http://emais.estadao.com.br/blogs/comportamento animal/morte e luto o que fazer quando o cachorrogato morre/

bullet Médica Veterinária Beatriz Mendes Tucunduva, Especializada em Fisiatria Veterinária, (19) 99757 3661, mv.beatrizmendes@gmail.com

bullet René Schubert Psicólogo Clínico. Atua como psicanalista em consultório e hospital psiquiátrico. Desenvolve trabalho com Equoterapia na Hípica das Araucárias (Tel:44821983) Contato: schubert_rene@hotmail.com

bullet Roberto Delort A. Leite e Laura Celi de Souza Silva 

bullet Camila de Oliveira Cruz Medicina Veterinária na Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo/SP

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletPlaneta Sonho

bulletquadradinho tipo borboleta

bulletBaile da tartaruga zé gonzaga

bulletTartaruga trem da alegria

bulletGalo eu te amo almir rouche

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletTubarao ii

bulletK-9 - um policial bom pra cachorro (k-9)

bulletGatos numa roubada (tomcats)

bulletNas montanhas dos gorilas

bulletOs pássaros feridos (the thorn birds)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletUm gato entre os pombos

bulletExplicação dos pássaros

bulletFalando de passaros e gatos

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

bulletCama de gato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos