Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Doença rara mata cavalos da polícia militar

Compartilhe em suas redes sociais:

Doença rara mata cavalos da polícia militar


Suspeita de contaminação por bactéria causadora do mormo já levou vinte animais ao sacrifício

Por Silas Colombo

Regimento

Regimento 9 de julho baias lacradas cavalos (Mario Rodrigues/)

 

Na tarde da terça-feira passada (25), uma equipe de veterinários aplicou uma anestesia e, em seguida, duas injeções letais em um dos cavalos do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho, no centro. Depois de aproximadamente vinte minutos da ação dos medicamentos, os profissionais registraram o óbito. A cena aconteceu na cidade de Presidente Prudente, a 558 quilômetros da capital, que tem um aterro público especialmente preparado para enterrar animais de grande porte. O procedimento aumentou para vinte a lista de equinos da tropa sacrificados nos últimos seis meses. Outros 240 se encontram em quarentena no quartel da região da Luz e correm o risco de ter o mesmo fim.

 

O problema que está dizimando os cavalos da PM é o mormo, uma doença causada pela bactéria Burkholderia mallei. Acreditava-se que ela estivesse extinta no Brasil desde 1968. Há sete anos, no entanto, surgiram relatos de casos ocorridos no interior de São Paulo e em Pernambuco. Para evitar uma epidemia, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entrou em ação e começou a exigir a partir de agosto do ano passado exames preventivos em todos os cavalos registrados no país. Os primeiros a ser submetidos à prova foram os animais da PM e os do Exército. Nessa época, encontrou- se um foco de contaminação no Regimento 9 de Julho.

Em uma análise preliminar, um total de 36 animais foram postos sob suspeita. A realização de um exame posterior confirmou a existência do mormo em vinte deles. Essa doença ataca o sistema respiratório e compromete os pulmões, matando o doente entre quinze dias e seis meses. O tratamento é complicado e longo, com apenas 5% de chances de sucesso. A bactéria é facilmente transmitida para outros cavalos e, em casos raros, pode infectar pessoas, com quase o mesmo grau de letalidade. Por essas razões, a ordem da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo é sacrificar o hospedeiro logo que surge uma suspeita. “Na dúvida, é melhor eliminar o problema”, explica Heinz Hellwig, coordenador do órgão.

Nenhum dos animais sacrificados do Regimento 9 de Julho apresentava sintomas. Os exames de diagnóstico utilizados até hoje para esses casos foram desenvolvidos no início do século passado. Eles identificam apenas o anticorpo produzido pelo organismo para combater a ação do mormo. Esse mesmo anticorpo, porém, é produzido por uma série de outras bactérias. Assim, os veterinários utilizam um segundo teste para a comprovação da suspeita.

SoldadoSoldado Valéria Bayer cavalo

 (/)

Dezesseis cavalos do 9 de Julho escaparam momentaneamente do sacrifício graças ao tira-teima e estão em regime de observação. O parceiro da soldada Valéria Rydlewski não teve a mesma sorte. Bayer, um cavalo de 7 anos da raça brasileiro de hipismo, acabou recebendo as injeções letais em janeiro. “Ele era meu companheiro e me protegia no dia a dia”, lamenta a policial.

Os animais ajudam os soldados da PM a patrulhar grandes multidões em espaços abertos. Na capital, o efetivo equino chega a quase 320 exemplares. Como grande parte da tropa de crinas se encontra sob suspeita, os oitenta cavalos da Academia do Barro Branco, na Água Fria, e dos destacamentos de São Bernardo do Campo e de Mauá, no ABC, têm sido usados para tapar o buraco nas rondas da capital, litoral e algumas cidades do interior.

TUDO SOBRE



Fonte da Notícia: https://vejasp.abril.com.br/cidades/doenca-rara-esta-matando-os-cavalos-da-pm/



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletFesta do boi bumba

bulletCanario prisioneiro

bulletO Beijo E A Reza

bulletOlho de peixe

bulletAsas



Dicas Veterinárias:

bulletTratamento da dor toracolombar

bulletCólica equina 2

bulletAlta salivação em gatos

bulletFobia de pessoas

bulletEntenda um pouco mais sobre palpação em equinos



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Rafael Wisneski http://blog.meucaocompanheiro.com/>

bullet ana cláudia de souza andrade gatil gatto dimaili rua tarobá,95 - jdmaria luiza - cascavel, pr fones: (45)222-8797/9965-9935 >

bullet Macm Kennels Caixa Postal 611 Goiânia Goiás 74001970 Tel: +55 (62) 8111.3600 (62) 4053.8280 (11) 4063.1570 >

bullet Rafael Claro Marques (CRMVSP 18.849) é médico veterinário e pósgraduado em Clínica Médica de Pequenos Animais dr.rafael@clinicapontegrande.com.br>

bullet bonde.com.br/casa e decoracao/dicas/saiba 10 dicas para atrair passaros para seu quintal 212398.html>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletLoup - uma amizade para sempre

bulletO gato do espaço (the cat from outer space)

bulletDogão - amigo pra cachorro (doogal)

bulletComo cães e gatos (cats e dogs)

bulletO gato de madame



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletMais que um leao por dia

bulletAtlas colorido de anatomia veterinária do cão e gato

bulletMarley e eu

bulletOs segredos dos gatos tudo para entender e ensinar o seu companheiro

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos