Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Lagartixas têm direito de circular pelas paredes, decide justiça de sc

Compartilhe em suas redes sociais:

Lagartixas têm direito de circular pelas paredes, decide justiça de sc


 

"Era

"Era só o que faltava exigir que o autor ficasse caçando lagartixas pelas paredes de fora ao invés de se refrescar no interior de sua casa", diz a decisãoImagem: Vitché Palacin/Folha Imagem

Rogério Barbosa

Do UOL, em São Paulo

04/03/2013 16h25

Em uma decisão inusitada, a Justiça de Santa Catarina condenou a Komlog Importadora a indenizar em R$ 664 uma consumidora de Florianópolis que teve o aparelho de ar-condicionado queimado após contato com uma lagartixa. Para a Justiça, “as lagartixas têm direito de circular pelas paredes, área que legitimamente as pertence, portanto é dever do fabricante proteger os aparelhos”.

A decisão, unânime, foi da 1ª Turma de Recursos do Tribunal de Justiça da Capital de Santa Catarina (responsável pelo julgamento de recursos contra decisões dos Juizados Especiais, também conhecidos como Pequenas Causas), que manteve a decisão de primeira instância. Não cabe recurso.

A importadora também foi condenada a pagar R$ 1.500 em honorários advocatícios e ressarcir o consumidor dos custos que teve com o processo.

De acordo com a decisão, “todo mundo sabe que as lagartixas andam pelas paredes à procura de mosquitos e outros pequenos insetos que constituem sua dieta alimentar. Todo mundo sabe disso e certamente também os engenheiros que projetam esses motores, que sabidamente se instalam do lado de fora da residência, área que legitimamente pertence às lagartixas”.

A importadora tentou convencer os juízes de que a culpa pelo incidente era do consumidor que, por descuido, permitiu o acesso da lagartixa ao aparelho o que “provocou não só a queima do motor como a morte do pequeno réptil”.

Procurada pela reportagem do UOL, até a publicação desta reportagem, o departamento jurídico da Komlog não havia se manifestado sobre a decisão. 

Consumidor não pode ficar 'caçando lagartixas pelas paredes'

A importadora tentou convencer os juízes de que a culpa pelo incidente era do consumidor que, por descuido, permitiu o acesso da lagartixa ao aparelho o que “provocou não só a queima do motor como a morte do pequeno réptil”.

Tal alegação não foi aceita pelo relator do caso, o juiz Alexandre Morais da Rosa, que ainda concluiu que restou “demonstrada a fragilidade do equipamento, já que sofreu dano pelo contato com um animal tão diminuto”.

A partir deste raciocínio, concluiu que “tem toda a razão o consumidor, se a ré (empresa de importação) não se preocupou em lacrar o motor externo do split, agiu evidentemente com culpa, pois era só o que faltava exigir que o autor ficasse caçando lagartixas pelas paredes de fora ao invés de se refrescar no interior de sua casa.”



Fonte da Notícia: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/03/04/empresa-e-condenada-a-indenizar-cliente-que-teve-ar-condicionado-queimado-por-lagartixa.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletCoccidiose em aves

bulletComo adaptar a criança à chegada do pet

bulletCuidados com a égua gestante e sinais de proximidade do parto

bulletDiabetes mellitus em cães e gatos

bulletVerdade ou mito: os gatos sempre caem de pé


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Dalton A. Ishikawa Médico Veterinário CRMVSP 9235 www.pediatriacanina.com.br dr_dalton@pediatriacanina.com.br

bullet Rafael Wisneski http://blog.meucaocompanheiro.com/

bullet Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel.

bullet Luelyn Jockyman CRMVSP 14.512 Clínica Animaletto (19) 32589280 Av. Mário Garneiro 438 (Estrada do San Conrado) Sousas

bullet Fabio Nakabashi (parkvet@gmail.com) CRMVSP 5997 Tel.: (19) 32724001 End.: Av. Francisco de Paula Oliveira Nazareth, 559 Parque Industrial Campinas SP http://parkve6.wix.com/parkvet

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletPlaneta Sonho

bulletO gavião teodoro e sampaio

bulletCachorro na feira os paralamas do sucesso

bulletPirão de peixe com pimenta

bulletCavalo tostado

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletA lenda do homem crocodilo (the legend of gator face)

bulletEu sou a lenda

bulletBingo - esperto pra cachorro (bingo)

bulletAs nove vidas de fritz - o gato (the nine lives of fritz the cat)

bulletAracnofobia


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletAtlas colorido de anatomia veterinária do cão e gato

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletMemorias de um gato

bulletFalando de passaros e gatos

bulletNosso planeta verde - 100 ótimas propostas para trabalhar na educação infantil

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos