Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Comissão estudará problemas causados pela fauna urbana

Compartilhe em suas redes sociais:

Comissão estudará problemas causados pela fauna urbana


Os gambás existentes em Curitiba, que habitam praticamente todos os parques da cidade, são dos tipos orelha branca e orelha preta. Medindo de 50 cm a 70 cm, eles são chamados também de ''espécie oportunista'', pelo fato de se beneficiarem da proximidade com os seres humanos e das ''facilidades'' encontradas nas ruas e quintais das cidades, principalmente alimentos.
De acordo com a bióloga Tereza Cristina Margarido, chefe da divisão de assistência veterinária do Passeio Público, está sendo formada uma comissão de especialistas, incluindo representantes da Prefeitura de Curitiba e de Ongs, para estudar os problemas de fauna urbana. Não só para avaliar a incidência de gambás na Cidade, como também de pombos e morcegos, entre outras espécies.
Embora possam ser portadores de raiva e de micoses que podem afetar o sistema respiratório humano, os gambás não costumam atacar. ''Eles são tímidos e medrosos, só atacam se forem provocados'', afirma a bióloga.
O incômodo causado pelos gambás não é justificativa para que o animal seja caçado, adverte o Ibama. A legislação ambiental diz que os animais silvestres, grupo em que estão incluídos os gambás, são propriedade do Estado.
O artigo 29 da Lei número 9.605/98 determina que matar, perseguir, caçar, apanhar e utilizar espécies da fauna silvestre nativa ou em rota migratória sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, resulta em pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa.
A coordenadora do núcleo de fauna do Ibama-PR, Eunice de Souza, reconhece que o gambá já se tornou uma ''espécie-problema'', mas afirma que, ao encontrar animais no forro da casa ou no quintal, o morador não deve tentar capturá-los, e sim, afugentá-los. Um dos recursos possíveis, segundo ela, é usar repelentes específicos, vendidos em lojas de produtos agropecuários.
Evitar deixar latas de lixo no quintal, especialmente com restos de comida, e utilizar telas para fechar aberturas no teto das casas também são outras medidas que devem ser adotadas para manter os animais à distância. ''De nada adianta fazer armadilha, capturar o gambá e manter os mesmos hábitos. Eles acabam voltando. O importante é não dar condições para que esses animais se aproximem'', ressalta a analista ambiental.
O Ibama não retira os animais das casas, mas pode recebê-los, quando, eventualmente, são capturados, e encaminhá-los ao Cetas. Liberar em áreas verdes os animais capturados também exige supervisão do órgão, já que essa atitude pode acabar aumentando a população de animais em uma determinada região. (L.X.)



Fonte da Notícia: https://www.folhadelondrina.com.br/cadernos-especiais/comissao-estudara-problemas-causados-pela-fauna-urbana-632712.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletDemasiado ácido no corpo em cães

bulletFisioterapia animal

bulletFuga ao adoecer

bulletLuxação medial e lateral da patela (deslocamento de rótula)

bulletAborto devido é infecção bacteriana (brucellosis) em cães


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Rui Miguel Adestrador comportamental telefone/whatsapp 31 994332943 BELO HORIZONTE-MG / CONTAGEM-MG

bullet Darvin: darvin@adestradorpessoal.com.br http://www,adestradorpessoal.com.br

bullet Paola Christina Ferreira Carneiro Médica Veterinária CRMVSP 8145 Dermatologia e Terapeuta Floral MASTERVET Clínica Veterinária Av. Ângelo Sim?es,1135, Jd. Leonor , Campinas , SP Fone: (19) 32345363 ou 33843323

bullet Vet Vale Av. Itambé, 86 Santa Luzia Taubaté/SP CEP: 12091200

bullet Vicente Moreno Médico Veterinário CRMVSP 6613 Clínica Veterinária Vicente Moreno Av. Independência, 1062 Valinhos SP Fone: (19) 38491274

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletGata me liga

bulletMilagre dos peixes

bulletFui no itororó beber água, não achei mas achei a bela santos, e por ela me apaixonei...

bulletNegro gato - roberto carlos

bulletMelô Da Aranha

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletO zelador animal

bulletO mar não está prá peixe: tubarões à vista! (the reef 2: high tide)

bulletO cachorro (el perro)

bulletThe wolf of wall street

bulletA verdadeira história do gato de botas (la véritable histoire du chat botté / the true story of puss n boots)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletPassaros sao eternos, os

bulletMarley e eu

bulletLivro de banho galinha pintadinha

bulletO encantador de cães

bulletOs passaros e suas doencas

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos