Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Cachorro precisa tomar insulina? sem cura, diabetes tem tratamento

Compartilhe em suas redes sociais:

Cachorro precisa tomar insulina? sem cura, diabetes tem tratamento


src=

Lívia Marra

Cães e gatos também são suscetíveis ao diabetes, doença sem cura, mas que tem tratamento.

Sede excessiva, aumento da produção de urina, aumento de apetite e perda de peso são sintomas.

É mais comum em cães adultos e idosos, e as causas variam. Entre os principais fatores de risco estão obesidade, doenças hormonais e uso excessivo de corticosteroide, mas há também o fator genético.

O diabetes mellitus nos animais funciona de forma semelhante ao dos humanos: o organismo para ou produz pouca quantidade a insulina e, sem o hormônio, a glicose não entra nas células e se acumula no sangue.

Por isso, assim como acontece com os humanos, o pet precisa tomar insulina —cabe ao veterinário decidir quando e quanto o animal precisará.

“A insulinoterapia, aplicação de insulina, juntamente a um manejo adequado, com engajamento do tutor ao tratamento permite ao animal ter uma boa qualidade de vida” afirma Silvana Badra, médica veterinária e gerente de produtos pet da MSD Saúde Animal.

No Brasil, mais de 13 milhões de pessoas convivem com a doença. E a preocupação se estende aos pets. Para conscientizar pessoas sobre prevenção e cuidados, o Dia Mundial do Combate ao Diabetes é lembrado anualmente no dia 14 de novembro.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O diagnóstico precoce ajuda a oferecer boas condições de saúde ao animal. Para isso, o tutor deve ficar atento aos sintomas e procurar o médico se desconfiar que algo está errado.

Confirmada a doença, o pet deverá ser acompanhado pelo resto da vida. Dieta, exercícios e aplicação de insulina compõem o tratamento.

Pode parecer assustador em um primeiro momento, mas a aplicação é simples pode ser feita pelo tutor, em casa —é importante pedir orientações ao veterinário.

COMPLICAÇÕES

Algumas raças, como poodle, beagle e schnauzer têm predisposição à doença, segundo o veterinário Antonio Marquesim, da Norte Dog. Isso não impede, no entanto, que vira-latas sejam afetados.

Um animal com a diabetes controlada pode viver bastante, apesar do risco de complicações. Entre elas estão catarata, cegueira, pancreatite, infecções e problemas renais.

A hipoglicemia é outro problema que merece atenção e intervenção rápida. Geralmente ocorre por aplicação errada de insulina ou alimentação insuficiente. A diminuição da glicemia no organismo pode provocar andar cambaleante, convulsão e até coma.

Segundo o hospital veterinário Pet Care, fêmeas devem ser castradas, já que os hormônios ovarianos podem interferir no controle da glicemia pela insulina. 



Fonte da Notícia: https://bompracachorro.blogfolha.uol.com.br/2019/11/13/cachorro-precisa-tomar-insulina-sem-cura-diabetes-tem-tratamento/



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletAsa s cobras

bulletPlaneta Água

bulletCê topa?

bulletAnfibios malditos

bulletChora viola / pagode em brasília / a coisa tá feia



Dicas Veterinárias:

bulletA sinusite crônica em aves

bulletComo se livrar de brown algas ou diatomáceas (em aquários de água doce)

bulletLágrima ácida

bulletOscar

bulletDor ao urinar e frequente em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Israel M. BleichDiretor Técnico do Laboratório CEPAV Tecnologia em Saúde AnimalR. Tanabí, 185 São Paulo SP BRASILCEP05002010 Fone/Fax (011) 38729553email: info@cepav.com.br>

bullet João Kleinerdr joão alfredo kleiner dvm, msc especialista em oftalmologia e clínica cirúrgica geral acvo ophthalmology course wisconsin, madison ? 1998 e-mail: docjak@vetweb.com.br>

bullet Hemovet Laboratório e Centro de hemoterapia veterinária M.V. Simone Gonçalves CRMV SP 10141 Rua José Macedo, 98. Pq São Lucas F. 29188050>

bullet Macm Kennels Caixa Postal 611 Goiânia Goiás 74001970 Tel: +55 (62) 8111.3600 (62) 4053.8280 (11) 4063.1570 >

bullet UniversoEquino.com.br
Médica Veterinaria Mariana Marcantonio Coneglian>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletMinha vida de cachorro (mitt liv som hund)

bulletJurassic park i

bulletRin tin tin - o filme

bulletA quinta execução

bulletBatman returns (1992)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCachorro tem cada uma

bulletO homem que amava os cachorros

bulletPasso, trote, galope - uma familia e seus cavalos

bulletEu não sou cachorro, não

bulletA perigosa vida dos passarinhos pequenos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos