Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > bahia registra 64 mil casos de dengue entre janeiro e outubro; nº representa crescimento de 672%

Compartilhe em suas redes sociais:

bahia registra 64 mil casos de dengue entre janeiro e outubro; nº representa crescimento de 672%


Dados foram contabilizados até 17 de outubro deste ano. Sarampo também registrou crescimento.

Por G1 BA

29/10/2019 13h16  Atualizado há 39 minutos


Fêmea

Fêmea do Aedes aegypti é responsável pela transmissão da febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus — Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou 64.171 mil casos de dengue no estado só neste ano. O balanço divulgado nesta terça-feira (29) contabiliza dados coletados até 17 de outubro e, segundo informações da Sesab, representa um aumento de 672% em relação ao mesmo período do ano passado, quando apenas 8.312 mil casos foram notificados. No total, 381 municípios baianos tiveram notificações.

Até o momento, de acordo com a Sesab, foram notificados 78 óbitos por dengue, sendo que 29 foram confirmados laboratorialmente - 12 em Feira de Santana, 3 em Salvador, 2 em Paulo Afonso, 1 em Candeias, 1 em Rafael Jambeiro, 1 em Coração de Maria, 1 em Jacobina, 1 em Paripiranga, 1 em Presidente Dutra, 1 em Santo Antônio de Jesus, 1 em Simões Filho, 1 em Candiba, 1 em Camaçari, 1 em Mulungu do Morro e 1 em Euclides da Cunha.

Além disso, outros 32 óbitos foram descartados e 17 permanecem em investigação.

 

Sarampo

 

Até 19 de outubro, de acordo com a Sesab, foram notificados 584 casos suspeitos de sarampo no estado. Desse total, 310 foram descartados (53%), 23 foram confirmados (4%) e 251 (43%) permanecem em investigação.

Os casos confirmados no estado são 12 casos em Santo Amaro, 5 em Gandu, 2 em Ituberá, 1 em Jacobina, 1 em Palmeiras, 1 em Salvador e 1 em Andorinha.

Além dos casos confirmados entre residentes da Bahia, foram notificados 5 casos importados, entre não residentes do estado, sendo 2 em Caetité, 1 em Souto Soares, 1 em Salvador e 1 em Porto Seguro.

As faixas etárias de 5 a 9 anos de idade, 15 a 19 anos e 20 a 29 anos concentraram 52,1% dos casos confirmados de sarampo. A maior incidência foi na faixa etária de crianças menores de um ano (1,31casos /100.000 habitantes) e a maior proporção de casos confirmados foi no sexo masculino, com 17 casos (74%)

 

Chikungunya

 

Em 2019, conforme a Sesab, foram notificados 7.764 mil de Chikungunya no estado. No mesmo período de 2018, foram notificados 4.205 mil ocorrência, o que representa um aumento de 84,6%.

No total, 200 municípios realizaram notificação para esse agravo. Até o momento, há registro de 8 óbitos por Chikungunya, sendo 2 em Feira de Santana (confirmados por critério laboratorial), 2 em Candeias (1 confirmado por critério laboratorial e 1 confirmado por critério clínico epidemiológico), 3 em Madre de Deus (confirmados por critério laboratorial) e 1 em Salvador (confirmado por critério laboratorial).

 

Zika

 

Em 2019, foram notificados 2.626 mil casos de Zika no estado. No mesmo período de 2018, foram notificados 1.316 mil casos, o que representa um aumento de 99,5%.

No total, 175 municípios realizaram notificação para esse agravo. Não há registro de óbitos pelo agravo neste período.



Fonte da Notícia: https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2019/10/29/bahia-registra-64-mil-casos-de-dengue-entre-janeiro-e-outubro-no-representa-crescimento-de-672percent.ghtml



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletPirão de peixe com pimenta

bulletLuz, paixão, rodeio

bulletFaltando um pedaço

bulletFilha do mar

bulletLadeira do boi genival lacerda eu vi maria na ladeira do boi eu perguntei maria pra onde foi maria trazia um pote quando me avistou deu um tombo de um jeito que o pote quebrou ai maria quanto tempo eu não te vejo cadê meu abraço maria cadê meu beijo m



Dicas Veterinárias:

bulletO estreitamento do esôfago em cães

bulletTricobezoares em felinos

bulletManchas de lágrimas

bulletWolff-parkinson-white em cães

bulletQual a forrageira utilizar?



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Gabriel Guerreiro Qual quer dúvida ou sugesteatilde;o enbsp;estarei respondendo no email Gabriel_g_f@hotmail.com no twitter @AdestramentoDOG >

bullet Roberto Delort A. Leite e Laura Celi de Souza Silva >

bullet Rafael Senos Médico Veterinário UFF Mestrando USP Técnico em Biotecnologia CEFETEQ RJ>

bullet Fabio Nakabashi (parkvet@gmail.com) CRMVSP 5997 Tel.: (19) 32724001 End.: Av. Francisco de Paula Oliveira Nazareth, 559 Parque Industrial Campinas SP http://parkve6.wix.com/parkvet>

bullet Nome, Telefones, Endereço, Email, Website, facebook ou outras redes sociais>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletCama de gato (cama de gato / cat s cradle)

bulletA lenda do homem crocodilo (the legend of gator face)

bulletV

bulletUm peixe fora d água (mr baseball)

bulletMarley e eu



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

bulletPassaro-camaleao, o

bulletAves-simbolos dos estados brasileiros, as

bulletCães de guerra

bulletPassaros sao eternos, os

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos