Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > "impossível conter as lágrimas", conta fotógrafa diante de óleo em praias

Compartilhe em suas redes sociais:

"impossível conter as lágrimas", conta fotógrafa diante de óleo em praias


 

A

A fotógrafa Bruna Veloso vê contaminação de óleo em praia no Nordeste Imagem: Arquivo pessoal

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

27/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Fotógrafa sai de Santos para ajudar no desastre das manchas de óleo no Nordeste
  • Ela ressalta importância do trabalho voluntário nas praias
  • "O cheiro forte e denso do óleo foi o que mais me incomodou e impressionou"

Era dia 9 de outubro quando a fotógrafa Bruna Veloso, 37, conta ter levado um susto ao ver o jornal enquanto montava a mesa de café da manhã, em Santos (SP): "Praias contaminadas por óleo no Nordeste". "Um vazamento de petróleo na costa paradisíaca do Brasil desde o início de setembro e estou sabendo só agora? O que está acontecendo nas praias e com as pessoas?"

A situação a levaria a se tornar mais uma voluntária na retirada do material das praias. "Quando li, meu coração acelerou em uma mistura de angústia e revolta", conta.

Arrumou as malas e pegou um voo. "Mesmo sem qualquer plano, hospedagem ou contato, escolhi pousar em Maceió por ser um ponto estratégico para acompanhar as mudanças de marés que levariam o óleo derramado para norte ou sul do litoral."

Ao chegar à cidade, buscou institutos e ONGs (Organizações Não Governamentais). "A receptividade e abertura foram imediatas. Consegui acompanhar o recebimento de uma tartaruga oleada e a instalação de uma barragem de contenção, mas ainda longe do mancha de óleo", diz.

Deixou Alagoas e foi a Pernambuco. Mais especificamente, para Ipojuca, no litoral sul do estado, município onde está a praia de Porto de Galinhas.

A emoção bateu. "Foi impossível conter as lágrimas diante do desastre. O cheiro forte e denso do óleo foi o que mais me incomodou e impressionou", afirma.

A partir dali ela, em muitos momentos, se juntou aos voluntários que tiravam o óleo da praia. "Entrei na água no instinto fugaz de salvar o mar verde de um incidente proveniente da ganância humana sem limites. Quando eu queria reclamar de desespero por não conseguir grudar os pedaços, ou quando a luva endurecia, olhava a minha volta e via um povo calado, calmo e trabalhador. Todos unidos lado a lado e com uma serenidade e força", relata.

A

A fotógrafa Bruna Veloso viajou a Maceió para ajudar na tragédia ambiental no Nordeste

Imagem: Arquivo pessoal

 

A fotógrafa diz que ficou impressionada com a coragem do povo nordestino. "Pessoas de todas as partes se alojam nas bases para limpar as praias, empresários doam alimentos e materiais, bugueiros disponibilizam seus veículos de trabalho para transportar os voluntários. Vi uma união de pessoas resilientes, sempre de prontidão. A cada ligação de pedido de ajuda, grupos se mobilizaram: água, comida e EPIs [equipamentos de proteção individual] para distribuir", conta.

Após tantos dias e prestes a voltar para casa, ela diz que ainda apreende a dimensão da tragédia. "Uso as redes sociais para chamar a atenção, principalmente para quem está longe da situação ter a dimensão dos fatos, esforços e dificuldades enfrentadas pelos envolvidos", diz.

Bruna cita que seu trabalho sempre foi ligado a questões sociais e culturais. "Há algum tempo sentia a necessidade de trabalhar com os oceanos em causas ambientais. Minha ligação com os mares é profunda, sou nascida e criada no litoral de São Paulo e tenho um projeto documental com as mulheres surfistas. Só não imaginava que o oceano entraria na minha vida através de um desastre", diz.

Para ela, impressionou o trabalho de tantos voluntários, anônimos fazendo o trabalho do Estado. "Por se tratar de uma substância altamente tóxica, sabemos que haverá consequências para toda a cadeia ambiental, econômica e de saúde que só serão sentidas ao longo dos anos. Aplausos aos incansáveis voluntários que não esperaram os representantes de governos e tomaram atitudes, mesmo colocando a saúde em risco."



Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2019/10/27/impossivel-conter-as-lagrimas-conta-fotografa-diante-de-oleo-em-praias.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletCobra Venenosa

bulletEu Nao Sou Cachorro Não

bulletCarneirinho, carneirão

bulletmineirinho genial! nova lima - cidade natal marquês de sapucaí - o poeta imortal!"

bulletCavalo manco banda calypso



Dicas Veterinárias:

bulletDicas para o pet não enjoar do alimento

bulletSeu cachorro tem remela nos olhos? isso pode ser uma grave doença!

bulletAnestesiologia veterinária em pequenos animais

bulletHábitos e problemas alimentares em gatos

bulletPseudociese ? gravidez psicológica canina



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet por Priscila Pinheiro - Pet Sitter

 

Bicho Feliz Pet Sitter

Site: https://sites.google.com/site/bichofelizpetsittercotiasp/

Whatsapp e celular: (11) 98586-9212

Twitter: @bichofelizps

>

bullet M.V Helena Monkevic Casarin 19 993353793 Clinica Juliu´s 32134539>

bullet M.V. Arthur César Ferreira Av. Brasil 1772, Jd. Chapadão Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 // (19) 9822 >

bullet Dr. Carlos Artur Lopes Leite é médico veterinário graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Micologia Médica pela Carl von Ossietzky Universität (Alemanha). É também mestre em Medicina e Cirurgia Veterinárias pela UF>

bullet Centro de Pesquisas Hospital Evandro Chagas Departamento de Doenças Infecciosas Serviço de Zoonoses Serviço de Dermatologia Infecciosa
http://www.inpa.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO cavalo de ferro (the iron horse)

bulletO gato e o violino (the cat and the fiddle)

bulletBolt - supercão

bulletPássaros excêntricos (pretty bird)

bulletO pássaro azul the blue bird



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCachorro tem cada uma

bulletOs passaros e suas doencas

bulletUrologia e nefrologia do cão e do gato

bulletPequenos passaros

bulletUm gato entre os pombos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos