Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > "impossível conter as lágrimas", conta fotógrafa diante de óleo em praias

Compartilhe em suas redes sociais:

"impossível conter as lágrimas", conta fotógrafa diante de óleo em praias


 

A

A fotógrafa Bruna Veloso vê contaminação de óleo em praia no Nordeste Imagem: Arquivo pessoal

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

27/10/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Fotógrafa sai de Santos para ajudar no desastre das manchas de óleo no Nordeste
  • Ela ressalta importância do trabalho voluntário nas praias
  • "O cheiro forte e denso do óleo foi o que mais me incomodou e impressionou"

Era dia 9 de outubro quando a fotógrafa Bruna Veloso, 37, conta ter levado um susto ao ver o jornal enquanto montava a mesa de café da manhã, em Santos (SP): "Praias contaminadas por óleo no Nordeste". "Um vazamento de petróleo na costa paradisíaca do Brasil desde o início de setembro e estou sabendo só agora? O que está acontecendo nas praias e com as pessoas?"

A situação a levaria a se tornar mais uma voluntária na retirada do material das praias. "Quando li, meu coração acelerou em uma mistura de angústia e revolta", conta.

Arrumou as malas e pegou um voo. "Mesmo sem qualquer plano, hospedagem ou contato, escolhi pousar em Maceió por ser um ponto estratégico para acompanhar as mudanças de marés que levariam o óleo derramado para norte ou sul do litoral."

Ao chegar à cidade, buscou institutos e ONGs (Organizações Não Governamentais). "A receptividade e abertura foram imediatas. Consegui acompanhar o recebimento de uma tartaruga oleada e a instalação de uma barragem de contenção, mas ainda longe do mancha de óleo", diz.

Deixou Alagoas e foi a Pernambuco. Mais especificamente, para Ipojuca, no litoral sul do estado, município onde está a praia de Porto de Galinhas.

A emoção bateu. "Foi impossível conter as lágrimas diante do desastre. O cheiro forte e denso do óleo foi o que mais me incomodou e impressionou", afirma.

A partir dali ela, em muitos momentos, se juntou aos voluntários que tiravam o óleo da praia. "Entrei na água no instinto fugaz de salvar o mar verde de um incidente proveniente da ganância humana sem limites. Quando eu queria reclamar de desespero por não conseguir grudar os pedaços, ou quando a luva endurecia, olhava a minha volta e via um povo calado, calmo e trabalhador. Todos unidos lado a lado e com uma serenidade e força", relata.

A

A fotógrafa Bruna Veloso viajou a Maceió para ajudar na tragédia ambiental no Nordeste

Imagem: Arquivo pessoal

 

A fotógrafa diz que ficou impressionada com a coragem do povo nordestino. "Pessoas de todas as partes se alojam nas bases para limpar as praias, empresários doam alimentos e materiais, bugueiros disponibilizam seus veículos de trabalho para transportar os voluntários. Vi uma união de pessoas resilientes, sempre de prontidão. A cada ligação de pedido de ajuda, grupos se mobilizaram: água, comida e EPIs [equipamentos de proteção individual] para distribuir", conta.

Após tantos dias e prestes a voltar para casa, ela diz que ainda apreende a dimensão da tragédia. "Uso as redes sociais para chamar a atenção, principalmente para quem está longe da situação ter a dimensão dos fatos, esforços e dificuldades enfrentadas pelos envolvidos", diz.

Bruna cita que seu trabalho sempre foi ligado a questões sociais e culturais. "Há algum tempo sentia a necessidade de trabalhar com os oceanos em causas ambientais. Minha ligação com os mares é profunda, sou nascida e criada no litoral de São Paulo e tenho um projeto documental com as mulheres surfistas. Só não imaginava que o oceano entraria na minha vida através de um desastre", diz.

Para ela, impressionou o trabalho de tantos voluntários, anônimos fazendo o trabalho do Estado. "Por se tratar de uma substância altamente tóxica, sabemos que haverá consequências para toda a cadeia ambiental, econômica e de saúde que só serão sentidas ao longo dos anos. Aplausos aos incansáveis voluntários que não esperaram os representantes de governos e tomaram atitudes, mesmo colocando a saúde em risco."



Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2019/10/27/impossivel-conter-as-lagrimas-conta-fotografa-diante-de-oleo-em-praias.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletO ovo e a galinha

bulletPassaro sem ninho

bulletPassaro Ferido

bulletRogai por boi

bulletBicho cantador



Dicas Veterinárias:

bulletcascão : aquele cachorro que morre de medo de banho

bulletDay care ou creche para pet, o que é e as vantagens desse serviço para seu animal de estimação!

bulletRabdomialise de esforço

bulletO momento certo de cruzar a sua cadela

bulletAnimalzinho novo na área



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet carlos alexandre pessoa
médico veterinário (11) 99112330 www.animalexotico.com.br>

bullet Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel. >

bullet Darby de Lima
darbykpl@hotmailcom>

bullet Magda Izidio de Souza, Médica Veterinária>

bullet Fabiano Gregolin. Administrador de Negócios Mestrando em Comunicação (15) 97776812 fabianogregolin@uol.com.br >



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletAir bud: world pup

bulletA vingança do homem chamado cavalo (the return of a man called horse)

bulletMarley e eu

bulletOs pássaros feridos (the thorn birds)

bulletA verdadeira história do gato de botas (la véritable histoire du chat botté / the true story of puss n boots)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletQuem e mais feliz: voce ou o seu cachorro?

bulletNo meu peito não cabem pássaros

bulletMarley e eu

bulletExplicação dos pássaros

bulletCães de guerra

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos