Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Cancer de mama - outubro rosa pet

Compartilhe em suas redes sociais:

Cancer de mama - outubro rosa pet


O câncer de mama, doença alvo da campanha Outubro Rosa, não é uma exclusividade dos humanos. Cães e gatos também são acometidos por essa enfermidade. Por isso, a conscientização proposta pela campanha se estende para os tutores de animais de estimação. Hoje sabemos da importância do diagnóstico precoce para o tratamento e cura do câncer de mama, que é o segundo tipo mais prevalente entre mulheres do mundo inteiro. Nos animais domésticos, a prevalência dessa doença está aumentando consideravelmente, o que reforça a necessidade de falarmos sobre esse assunto.

A crescente incidência de tumores mamários em cadelas e gatas tem várias razões. Uma delas é a maior expectativa de vida desses animais, que está relacionada a fatores como a nutrição com dietas balanceadas, vacinação em dia, métodos de diagnóstico precoce e tratamentos eficazes. As neoplasias mamárias correspondem a cerca de 50% dos tumores em cadelas e é o terceiro tipo de tumor encontrado em gatas. São mais frequentemente detectadas em animais de meia idade a idosos.

O aparecimento do tumor é multifatorial. No entanto, fatores hormonais estão intimamente relacionados com o desenvolvimento de neoplasmas. A castração é um importante método de prevenção. A incidência de tumores mamários em animais castrados antes do primeiro cio é de 0,5%. Já em cadelas castradas após o primeiro cio, o índice aumenta para 8%. E após dois ou mais ciclos, chega a 26%.  Cerca de 50% dos tumores em cadelas são malignos. Já nas gatas, apesar de a prevalência da doença ser menor, 80% dos tumores encontrados são malignos.

Alguns estudos apontam que a gravidez psicológica e a utilização de anticoncepcionais em cadelas estão diretamente relacionadas com o aparecimento de tumores malignos, e estes provocam facilmente a metástase do câncer, agravando ainda mais a doença. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar a instalação dessa patologia e elevar as chances de cura em animais acometidos.

Diagnóstico dos tumores mamários em cadelas e gatas

Para diagnosticar a doença é preciso detectar a presença de nódulo na mama, e isso é possível através de contato e palpação do animal. Se for encontrado algum “caroço” nas mamas da cadela ou gata, por menor que seja, é importante levar o pet ao veterinário. Contudo, a existência de nódulos não confirma a presença de tumor maligno, sendo necessária a realização de exames específicos. São feitas observações no momento da avaliação quanto ao uso de anticoncepcionais, gravidez psicológica que o animal já teve e idade do mesmo. Em caso de confirmação da existência de tumor maligno, a busca por informações sobre a progressão do nódulo é importante para determinar o tratamento: intervenção cirúrgica ou medicamentosa, através de quimioterapia.

Tratamento

A intervenção cirúrgica é indicada na maioria dos casos e ocorre com a retirada do tumor e das mamas adjacentes, podendo ser parcial (apenas uma mama), uma cadeia inteira (unilateral) ou total (as duas cadeias mamárias). Em casos mais graves e em confirmação de metástase, cabe ao veterinário avaliar a necessidade da cirurgia, sendo indicados para essas situações os tratamentos com quimioterápicos.

A quimioterapia dirigida aos animais visa a qualidade de vida, e não somente o combate à doença. Por isso, o tratamento não costuma causar tantos efeitos colaterais em cadelas e gatas. Em apenas 20% dos casos há sintomas como enjoos e diarreias, controláveis com medicamentos e em casa. O número de sessões e a frequência da quimioterapia dependem do protocolo adotado pelo médico veterinário.

 

A alimentação com dietas balanceadas contribui de forma significativa para a manutenção da saúde do pet e, consequentemente, para a redução da incidência de doenças. Conheça nossas linhas de alimentos e escolha a Quatree ideal para seu amigo de quatro patas.



Fonte da Notícia: http://www.granvitapet.com.br/area-pet/dicas/outubro-rosa-pet



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletVou bater asas

bulletO assassinato do camarão

bulletCobra Jibóia

bulletPedro, o pescador

bulletOperário em Construção



Dicas Veterinárias:

bulletMinha dona

bulletHemodialise veterinária

bulletConvivendo com a nova família

bulletReprodutivas anormalidades genéticas em cães

bulletComportamento animal



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet M.V. Arthur César Ferreira Av. Brasil 1772, Jd. Chapadão Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 // (19) 9822 >

bullet REINALDO CORTIVATO , GINETE DA RAÇA LUSITANA HÁ 22 ANOS. MEU CEL:019 98909122 enbsp;HARAS MINERAL ITAPIRA. >

bullet Cláudia Pizzolatto Lord CãoTreinamento de Cães BitCãoBrinquedos Inteligentes para o Treinamento do seu Cão www.lordcao.com www.bitcao.com.br>

bullet Dalton A. Ishikawa Médico Veterinário CRMVSP 9235 www.pediatriacanina.com.br dr_dalton@pediatriacanina.com.br >

bullet Rafael Claro Marques (CRMVSP 18.849) é médico veterinário e pósgraduado em Clínica Médica de Pequenos Animais dr.rafael@clinicapontegrande.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletCompramos um zoológico

bulletAnimais unidos - jamais serão vencidos

bulletO gato e o violino (the cat and the fiddle)

bulletBatman forever (1995)

bulletDoce pássaro da juventude (sweet bird of youth)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO estranho caso do cachorro morto

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

bulletMais que um leao por dia

bulletGato que gostava de cenoura

bulletA princesa e o sapo

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos