Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Veterinário fala da importância de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama em animais de estimação

Compartilhe em suas redes sociais:

Veterinário fala da importância de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama em animais de estimação


Por Dr. Mario Marcondes*

src=

 (/)

Nos últimos anos, o mês de outubro tornou-se um importante aliado na luta contra o câncer de mama na mulher. Conhecido como “Outubro Rosa”, o movimento agrega várias instituições em prol da missão de orientar a população quanto à prevenção do tumor. No mundo animal a história não é diferente. Uma corrente cada vez maior de veterinários e profissionais da área se reúne todo mês de outubro para lembrar que o câncer de mama pode atingir também nossos melhores amigos. Falamos agora do “Outubro Rosa Pet”.

O câncer de mama atinge mais cadelas do que gatas de qualquer raça, sendo mais frequente em bichos com idade acima de 5 anos. O diagnóstico precoce pode ser feito com o auxílio dos donos, realizando uma espécie de “auto-exame” no animal, por meio da palpação das mamas da fêmea.

Na campanha do “Outubro Rosa Pet”, veterinários em todo o Brasil orientam os tutores a palpar as mamas dos animais à procura de pequenos nódulos firmes do tamanho de uma ervilha. Uma vez que esse nódulo é confirmado em consultório, a conduta é retirá-lo em uma cirurgia e mandá-lo para análise em laboratório para averiguar de que tipo de tumor se trata. Em 50% dos casos encontramos tumores malignos — daí a necessidade de detectá-los precocemente. Quando retirados logo no início, as chances de cura tornam-se altíssimas e muitas vezes nem é preciso submeter o bicho a sessões de quimioterapia. A cirurgia, por si só, atinge a cura. Aliás, é bom que se diga que, nos animais, essa intervenção não causa tantos efeitos colaterais como no ser humano.

Outra medida preventiva importantíssima disseminada nas campanhas do mês de outubro é a castração. Sabe-se que a realização precoce do procedimento resulta numa queda expressiva no risco de um câncer de mama aparecer. Por isso é importante conscientizar a população sobre essa ferramenta de prevenção. Fêmeas não castradas têm 26% de probabilidade de desenvolver um tumor maligno na mama; se a castração for realizada antes do primeiro cio, entre 5 e 9 meses de idade, este índice cai para 0,5 %. Esses números apontam, portanto, que a castração pode ser positiva tanto em termos de longevidade quanto na qualidade de vida do animal.

Vamos aproveitar o mês de outubro para apoiar também o combate ao câncer de mama nos bichos, lembrando parentes e amigos que possuem fêmeas sobre esses cuidados tão importantes para o bem-estar de nossos grandes amigos.



Fonte da Notícia: https://saude.abril.com.br/vida-animal/outubro-rosa-pet/



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletGato não gosta de carinho

bulletExames laboratoriais e distúrbios de comportamento

bulletCorrimento nasal nos cães

bulletModalidade equestre apartação

bulletPlantas tóxicas


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Marina Milos http://www.geocities.com/RainForest/6327/pag2.htm

bullet Carla Diele CRMVRJ 6165

bullet Eng Agrônomo André Fabbrocini Gonçalves, atua na área de manejo de pastagem, segurança dos animais, nutrição, desenvolvimento de projetos http://www.andrefabbrocini.com.br/ (11) 93829722 e (11) 77435504 e nextel 96*40594

bullet Dr. Luiz Bolfer formou se em Medicina Veterinária no Brasil e mudou se para os Estados Unidos para se especializar em Cardiologia, Emergência e Cuidados Intensivos em cães e gatos. Completou 12 meses de Internato em Clínica Médica e Cirúrgica Veterin

bullet nome, telefones, endereco, email, website, redes sociais

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletCaipira

bulletCrocodilo rico os figurantes

bulletPássaro Livre

bulletSai cachorro charanga e chará

bulletVaca profana caetano veloso

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletO favor, o relógio e o peixe muito grande (the favour, the watch and the very big fish)

bulletKing kong

bulletA quinta execução

bulletQuanto pesa o cavalo de tróia? (ile wazy kon trojanski?)

bulletA morte anda a cavalo (da uomo a uomo / death rides a horse)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletUm gato indiscreto e outros contos

bulletSucesso na criação de pássaros canários e periquitos

bulletUm gato aprende a morrer

bulletGato viriato

bulletPequenos passaros

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos