Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Picada de escorpião mata menina em sp; avó passa mal após caso e morre

Compartilhe em suas redes sociais:

Picada de escorpião mata menina em sp; avó passa mal após caso e morre


Mikaeli

Mikaeli Letícia Siqueira Nunes morre após ser picada por escorpião Imagem: Reprodução/Facebook

Bruna Alves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/10/2019 12h09

Uma menina de 7 anos morreu após ser picada por um escorpião na última segunda-feira, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo. A avó da menina passou mal ao saber do ocorrido com a neta e morreu horas depois na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da cidade. As duas foram enterradas juntas ontem, no cemitério de Franco da Rocha.

Mikaeli Letícia Siqueira Nunes tinha ido passar o Dia das Crianças na casa da avó, Zilda Marquesin de Siqueira, 64. No local, a garota foi picada por um escorpião e levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Relacionadas

src=

Cão é flagrado 'furtando' pacote de biscoito em mercado, e vídeo viraliza

src=

Homem agride mulher e tenta fugir pelo mar em Ubatuba; veja

src=

Elefanta Ramba chega ao Brasil com operação especial em Viracopos; veja

De acordo com a Prefeitura de Franco da Rocha, ao chegar na UPA, às 5h15 de segunda-feira, a menina recebeu atendimento, porém a UPA não tem soro antiveneno, necessário para o tratamento emergencial.

A prefeitura informou que o procedimento padrão é transferir as vítimas para a Santa Casa de Francisco Morato, considerada referência na área infantil, mas devido à gravidade a opção foi levar a criança para o Hospital Estadual Dr. Carlos da Silva Lacaz, que também não possui o soro, mas conta com Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) pediátrica.

A Secretaria Estadual de Saúde contestou a medida adotada pela prefeitura. "O município direcionou a criança sem comunicação prévia a esta unidade. A Prefeitura de Franco da Rocha cometeu um erro que acabou prejudicando o tratamento da criança", avalia o órgão.

Questionada pela reportagem sobre a medida, a prefeitura informou que "a equipe médica da UPA considerou que, em virtude do estado de gravidade da paciente, o encaminhamento ao Hospital Lacaz, que conta com UTI pediátrica, era mais recomendado e seria mais eficiente levar o soro até a paciente, e não o contrário".

Além do local, a secretaria disse que não foi feita uma avaliação correta do quadro clínico da criança. "Nesses tipos de acidentes, o primeiro atendimento deve ser avaliado por um médico, para classificação do risco do paciente e estabilização clínica, o que deveria ter sido feito pela UPA".

Mikaeli chegou ao Hospital Lacaz às 6h53, com um quadro clínico gravíssimo e foi encaminhada diretamente para a UTI. A Prefeitura de Franco da Rocha informou que levou o soro ao Hospital Estadual às 8h e realizou a aplicação de forma imediata, mas a vítima não resistiu e teve a morte constatada por volta das 16h30.

A avó da criança passou mal ao saber da morte da neta e foi encaminhada à UPA, por volta das 20 horas. Segundo a prefeitura, ela já deu entrada na unidade de saúde com uma parada cardíaca. A mulher chegou a ser socorrida pelos médicos plantonistas, mas não resistiu.

A Polícia Civil informou que deve investigar a morte da menina para saber se houve negligência médica de algum dos envolvidos. Foram solicitados exames periciais junto ao Instituto Médico Legal (IML) e o caso foi registrado como morte suspeita na delegacia de Francisco Morato.

Soro antiveneno não é encontrado em todos os hospitais

Em nota, a Prefeitura de Franco da Rocha informou que "a aplicação desse tipo de soro é realizada com armazenamento e atendimento especializado. O protocolo é determinado pela Vigilância Epidemiológica estadual, em conjunto com os municípios atendidos. No caso de Franco da Rocha, a referência infantil é a Santa Casa de Francisco Morato", disse.

Segundo a Prefeitura, nesse ano houve 25 casos de picadas de escorpião na cidade, mas essa foi a primeira morte registrada. A reportagem tentou contato com familiares, mas não obteve resposta.



Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/10/16/picada-de-escorpiao-mata-menina-em-sp-avo-passa-mal-apos-caso-e-morre.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletCruz de tecido

bulletNão abra essa caixa com cobras confraria da costa

bulletDisparada

bulletAsa s cobras

bulletMil Gatos No Telhado



Dicas Veterinárias:

bulletHepatite contagiosa canina

bulletGravidez, parto e filhotes cuidados necessários

bulletDeslocamento rótula em cães

bulletComo e quando dar uma bronca no animal de estimação

bulletO tumor venéreo transmissível em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Marcelo Augusto Especialista em Reprodução Equina CRMV SP 16223 http://www.hippusgenesis.com.br/>

bullet Daniel Zacharias Zago Médico Veterinário Clínica Geral e Reprodução Equina 11 82627922>

bullet Dan Wroblewski www.bordercollie.com.br dw@parquecanino.com.br>

bullet Desirée Schiffer Mariotti, Médica Veterinária, Pósgraduanda em Diagnóstico por Imagem, Indaiatuba/SP desiree.veterinaria@hotmail.com tel 19 98633617>

bullet Dr. Luiz Bolfer formou se em Medicina Veterinária no Brasil e mudou se para os Estados Unidos para se especializar em Cardiologia, Emergência e Cuidados Intensivos em cães e gatos. Completou 12 meses de Internato em Clínica Médica e Cirúrgica Veterin>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletFamoso pra cachorro (in the doghouse)

bulletPeixe grande e suas histórias maravilhosas (big fish)

bulletLoup - uma amizade para sempre

bulletQuigley - um cachorro pra lá de humano (quigley)

bulletAmor pra cachorro (year of the dog)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletEu não sou cachorro, não

bulletExplicação dos pássaros

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletO estranho caso do cachorro morto

bulletO homem que amava os cachorros

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos