Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Um trabalho em prol da natureza

Compartilhe em suas redes sociais:

Um trabalho em prol da natureza


Método de controle de praga realizado pela Aperam BioEnergia evita o uso de agrotóxico em níveis elevados

 

O Dia da Natureza é comemorado em 4 de outubro para lembrar que o cuidado e a preservação são fundamentais. É um momento de conscientização para a importância do uso sustentável do meio ambiente. Na Aperam BioEnergia, produtora de carvão vegetal e subsidiária da Aperam South America, isso é colocado em prática diariamente.

Em seus 76 mil hectares de floresta de eucalipto, localizados na região do Vale do Jequitinhonha, é realizado um trabalho que tem o objetivo de cuidar dos recursos naturais e da biodiversidade por meio do programa Manejo Integrado de Plantas (MIP) e sua estratégia de controle biológico de pragas.

O controle começa com visita à campo em locais que ganham o nome de talhões, que são a menor área plantada na divisão de 50 hectares. É feita, então, a colheita de amostras de folhas e substrato do solo para identificar pragas. “Depois vamos para o laboratório ver se tem alguma, a quantidade e qual é o inimigo natural dela”, conta Lilian Reis, engenheira especialista em melhoramento genético da Aperam BioEnergia ao explicar que a lógica do inimigo natural é a mesma da cadeia alimentar das espécies.

A eliminação ou redução da praga como, por exemplo, do percevejo bronzeado seria com o de nome científico Cleruchoides noackae. “A produção do inimigo natural é feita em laboratório da própria Aperam BioEnergia e isso destaca nosso pioneirismo até pelo fato de ser em larga escala”, ressalta Lilian. Para se ter uma ideia, o laboratório produz, por mês, cerca de 10 milhões dessa espécie para controlar o percevejo bronzeado. Vale ressaltar que cada inimigo natural consegue eliminar três unidades da praga.

Benefícios

O trabalho realizado pela equipe em que Lilian participa contribui para o cuidado com a natureza. “Quanto mais usamos o controle biológico de pragas, que é esse trabalho com inimigos naturais, menos usamos agrotóxicos e, consequentemente, amenizamos o impacto ao meio ambiente”, ressalta Lilian. Em 2019 esse trabalho foi mais intensificado com esse objetivo.

Atualmente o agrotóxico é usado somente em último caso e se a infestação de praga for maior do que a capacidade temporal do combate biológico. Lilian destaca ainda que o benefício vai além. “Com esse trabalho podemos ter, em um ambiente de monocultura, o equilíbrio natural de uma floresta e um aumento da biodiversidade”, diz.

Aço Verde Aperam

Todo aço da Aperam é produzido com energia limpa e sustentável, medidas que garantem mais vantagens econômicas e vida útil aos produtos, além de impactar positivamente o meio ambiente. A indústria é a única no mundo que utiliza 100% de carvão vegetal como matéria-prima, um processo feito de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. Seus produtos são classificados como “Aço Verde” por serem produzidos utilizando fonte de energia limpa, renovável e que contribui com a economia de recursos naturais. O processo de produção começa nas florestas renováveis da Aperam BioEnergia, localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Sua produção deixa de emitir 700 mil toneladas de CO2 por ano. De lá, vem o carvão vegetal que abastece os fornos da usina localizada em Timóteo (MG). Por ser reaproveitado e fabricado de forma ambientalmente correta, o material contribui para o desenvolvimento sustentável do negócio.



Fonte da Notícia: fonte da notícia Aperam BioEnergia



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletLadeira do boi genival lacerda eu vi maria na ladeira do boi eu perguntei maria pra onde foi maria trazia um pote quando me avistou deu um tombo de um jeito que o pote quebrou ai maria quanto tempo eu não te vejo cadê meu abraço maria cadê meu beijo m

bulletHaja amor

bulletTô bem

bulletDe quem é esse jegue

bulletPaisagem da Janela



Dicas Veterinárias:

bulletMordida de cachorro: o que fazer? como tratar?

bulletParasite medicina (ivermectina) envenenamento em cães

bulletVolteio terapêutico

bulletCães enxergam o mundo em azul e amarelo

bulletManchas de lágrimas



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Janaína Biotto, médica veterinária e diretora do Vila Chico Pet Hotel www.vilachicopethotel.com.br.>

bullet Magda Izidio de Souza, Médica Veterinária>

bullet dr josé aldo p em santos
médico veterinário
crmv: 5526 aldovet@bol.com.br
dr ricardo fernando correia
médico veterinário
crmv: 13039
rfcvet@mpc.com.br>

bullet dr clélio costa carreira
médico veterinário
crmv 1910
hovet campinas - hospital veterinário campinas av orosimbo maia 2565 - campinas fone (19) 3294 3377>

bullet Camila Mello, adestradora franqueada da Cão Cidadão>



Cinema, Filmes e Seriados:

bullet

bulletProcurando nemo

bulletUma dupla quase perfeita

bulletComo cães e gatos (cats e dogs)

bulletMeu irmão virou um cachorro (mein bruder ist ein hund / my brother is a dog)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato e a revolução

bulletLivro dos passaros magicos, o

bulletO encantador de cães

bulletUrologia e nefrologia do cão e do gato

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos