Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Medusa: conheça a verdadeira história da vilã injustiçada

Compartilhe em suas redes sociais:

Medusa: conheça a verdadeira história da vilã injustiçada


Vítima de inveja, obsessão e violência sexual, essa personagem da mitologia grega sempre foi denominada vilã. Conheça a sua verdadeira história

JOSEANE PEREIRA PUBLICADO EM 18/08/2019, ÀS 07H00

6.6K

None

Crédito: Reprodução

A história da Medusa é uma das mais conhecidas da mitologia grega. Na lenda, a terrível górgona com cabelos de serpente e olhar petrificador acaba sendo decapitada pelo herói Perseu e passa a ser utilizada como arma de guerra. Quem assistiu ao filme Percy Jackson (2013) está bem familiarizado com a cena, longamente reproduzida, sobre os perigos de se confrontar a górgona.

Mas uma versão menos conhecida dessa história retira a personagem do papel de vilã, colocando-a como vítima da irresponsabilidade dos deuses gregos — cujas características espantosas como orgulho, inveja, obsessão e fúria se afastam muito da ideia de um deus bondoso propagada pelo cristianismo. 

src=

A imagem da Górgona geralmente é usada em frente a templos gregos, com objetivo de espantar maus espíritos. Na foto, ruínas do templo de Apolo / Crédito: Reprodução

 

Sacerdotisa de Atena

Antes de se transformar em monstro, Medusa vivia com suas irmãs no templo de Atena, deusa da guerra e da sabedoria. Segundo o poeta grego Hesíodo, que escreveu entre 750 e 650 a.C., ela era uma linda mulher com traços elegantes e um cabelo invejável. 

Filha das divindades marinhas Fórcis e Ceto e irmã de Esteno e Euríale, Medusa era a única mortal da família, e respeitava os ensinamentos de Atena se mantendo virgem e casta para continuar a exercer o sacerdócio. Entretanto, a sua beleza atraía homens de muitas cidades, que iam ao templo, não para levar oferendas, mas para observá-la — o que acabava enfurecendo a deusa.

Um desses homens era o deus Poseidon, tio de Atena, que nunca se entendeu com a sobrinha. Nas histórias lendárias sobre o surgimento da cidade de Atenas, a região da Ática era disputada pelos dois deuses, e coube à população escolher qual deus seria o patrono do local, ou seja, aquele que fornecesse aos habitantes o presente mais útil.

Poseidon criou uma fonte de água e Atena forneceu uma muda de oliveira, útil para fabricação de óleo de oliva. A cidade então a nomeou como padroeira local, o que gerou a rixa familiar entre os dois deuses.

src=

Representação da disputa entre Atena e Poseidon no Museu da Acrópole, em Atenas / Crédito: Reprodução

 

Poseidon obsessivo

Poseidon tinha consciência de que as sacerdotisas de Atena deveriam ser puras, mas isso não o impedia de cortejar a bela Medusa, que se esquivava constantemente. Cansado das negativas e dominado pela paixão, o deus dos mares decidiu violar a sacerdotisa dentro do templo e em frente à estátua de Atenas que, furiosa, optou por castigá-la — afinal, Poseidon estava apenas seguindo sua natureza de homem, e a culpada era aquela que o seduziu com seus encantos. 

A Maldição

Pela violação de seu templo, Atena transformou Medusa num terrível monstro. Seus cabelos viraram serpentes, seu corpo criou escamas e os dentes foram transformados em presas de javali. E o pior: a maldição determinava que todos os que olhassem para ela virariam pedra, o que condenou Medusa a uma terrível solidão.

Expulsas do templo, as três irmãs se refugiaram em uma caverna no extremo oriente da Grécia, onde podiam viver sem maiores conflitos — até que os guerreiros da  Grécia passaram a visitar o local para confrontá-la e tomar sua cabeça como arma.

Um deles foi Perseu, jovem semideus obrigado pelo rei da ilha Cícade a decapitar o monstro — caso não o fizesse, sua mãe seria violada pelo rei. Pedindo auxílio aos deuses, o jovem recebeu presentes que o auxiliaram na empreitada, como um elmo que o tornava invisível e uma bela espada. Com esses auxílios, Medusa, que já havia sido violentada e amaldiçoada, foi decapitada.

src=

Representação da vitória de Perseu / Crédito: Reprodução

 

Quando o herói Perseu derrotou Medusa, uma gota de seu sangue entrou em contato com a água e ouviu-se um grande trovão. Surgiu, então, uma espuma branca sobre a água e um belo cavalo branco com asas emergiu — era Pégasus, filho da relação entre Poseidon e Medusa. Sim, a violação da deusa no templo tinha gerado uma gravidez. Além de Pégasus, o gigante Crisaor também emergiu como fruto da relação entre os dois.



Fonte da Notícia: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/verdadeira-historia-da-medusa.phtml



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletDilema de fim de ano: fogos de artifício x pets

bulletAie :anemia infecciosa equina

bulletAnormalidade do yorkshire

bulletWolff-parkinson-white em cães

bulletSeu cão é agressivo com outros cães


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Flávia Raucci Facchinihttp://www.infohorse.com.br/2018/05/07/a criacao de cavalos paixao e zelo/

bullet Susana Reinhardt Cintra Superintendente do Serviço de Registro Genealógico da Raça Bretão, Zootecnista. ABCCBretão (19) 38077974/ 97154545 (Susana). Email: cavalobretao@uol.com.br. André Galvão Cintra Presidente da ABBCBretão e Criador

bullet Rafael Senos Médico Veterinário UFF Mestrando USP Técnico em Biotecnologia CEFETEQ RJ

bullet Ricardo Assunção

bullet Israel M. BleichDiretor Técnico do Laboratório CEPAV Tecnologia em Saúde AnimalR. Tanabí, 185 São Paulo SP BRASILCEP05002010 Fone/Fax (011) 38729553email: info@cepav.com.br

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletO bicho pegou

bulletAuto do boi

bulletDisparada

bulletTartaruga ninja trem da alegria

bulletO mar serenou

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletO mar não está prá peixe: tubarões à vista! (the reef 2: high tide)

bulletSeefood um peixe fora d agua (seefood)

bulletCavalo de guerra (war horse)

bulletA vida dos peixes (la vida de los peces)

bulletBabe, o porquinho atrapalhado


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletEu não sou cachorro, não

bulletLivro de banho galinha pintadinha

bulletSucesso na criação de pássaros canários e periquitos

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletCama de gato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos