Home Page > Notícias > Pais de pet: cuidados a serem tomados ao levar seu bichinho em uma viagem

Pais de pet: cuidados a serem tomados ao levar seu bichinho em uma viagem


Promova dias de passeio e diversão a quem sempre está ao seu lado em todos os momentos da sua vida


Quem tem bicho em casa conhece de perto o dilema chamado viagem. Como deixá-los sem nossa companhia por alguns dias? Essa é, sem dúvida, uma das perguntas mais angustiantes para quem não vive sem seu melhor amigo. 


A boa notícia é que viajar com animais de estimação é uma tendência cada vez maior no Brasil. 


Isso quer dizer que você não precisa deixar seu pet em hotéis para animais ou sob os cuidados de algum parente ou amigo enquanto você curte alguns dias de férias. 

 

No entanto, para levar seu companheiro de aventuras com você e proporcionar momentos de muita diversão, relaxamento e brincadeiras, é necessário estar atento a alguns pontos importantes. 


Conheça o temperamento do seu amigo


Esse aspecto é fundamental e deve estar muito claro antes que qualquer providência seja tomada. Seu pet já viajou antes? Ele se adapta com tranquilidade a ambientes diferentes? Fica com medo ou agressivo quando está perto de estranhos?


Se ele for do tipo mais descontraído e amigo da galera, não haverá problema em levá-lo com você. Se você não sabe como ele irá se comportar, opte por fazer viagens curtas e para locais não muito distantes da sua casa para que ele possa ir se acostumando com essa vida boa de viajante.


De olho nas condições de saúde


Leve seu amigo ao veterinário antes da viagem. Muitas horas em carro ou avião podem gerar desconforto ao animal. Por isso, antes de tirá-lo da sua rotina, informe ao especialista que deseja viajar e ele fará a avaliação das condições de saúde.


Não se esqueça de que é imprescindível que o calendário de vacinas e vermifugação esteja em dia. Informe ao profissional quais são as condições e características do local para onde vocês irão.


Se o pet for para áreas muito quentes, zonas rurais ou locais com tendência para a contaminação por alguns tipos de zoonoses, ele pode estar sujeito a contrair determinadas doenças. Isso pode ser facilmente evitado com a profilaxia adequada. 


Para não ter nenhum transtorno, peça ao veterinário uma declaração por escrito atestando as boas condições de saúde do pet, principalmente se a viagem será feita de avião. 


Não é recomendado viajar com cães ou gatos doentes ou idosos. As mudanças no clima e no ambiente podem contribuir com a queda da imunidade, o que prejudica ainda mais os pets nessas condições. 


Filhotes com menos de 4 meses devem viajar apenas em casos de extrema necessidade. Eles estão mais suscetíveis em adquirir doenças porque a vacinação não está completa. 


O que não deve faltar na mala do seu amigo


Não são só os humanos que precisam de itens de viagens. Veja o que você deve providenciar para colocar na bagagem do seu pet:


Itens básicos - Coleira, guia, comida, brinquedos e recipiente para água e comida devem ser reservados. Não conte com a possibilidade de comprar ração no local de destino. Leve a porção ideal para os dias em que vocês estarão fora.


Cuidados pessoais - Lenços umedecidos, toalha de banho, filtro solar (essencial para cães albinos) e saquinhos para recolher as fezes devem ir para o nécessaire do pet.


Medicamentos - Caso o pet faça uso de medicamentos de uso contínuo, leve-os juntamente com a receita. Na farmacinha, inclua os remédios que o veterinário poderá prescrever para serem usados durante a viagem.


Documentos - Carteira de vacinação e atestado de saúde do pet devem ficar em local de fácil acesso. O ideal é colocá-los junto com seus documentos de viagem. 


Cuidados durante o deslocamento


Viagem de carro - O pet deve estar no banco traseiro e devidamente acomodado na caixa de transporte presa ao cinto de segurança. Evite o alimentar até 3 horas antes do início do percurso e não o alimente durante a viagem. Isso evita enjoos.


Não o prive de beber água e certifique-se de que ela esteja sempre na temperatura adequada. Faça paradas a cada 2 horas para que ele possa se alongar, fazer xixi e relaxar. Deixe a temperatura bem fresca. O calor deixa os bichinhos estressados. 


Viagem de avião - O pet deve contar com uma caixa de transporte que atenda aos padrões estipulados pela companhia aérea. Siga todas as regras para evitar surpresas na hora do embarque.


Não se esqueça de deixar água para que ele possa tomar durante a viagem. Geralmente, junto com as caixas de transporte você receberá um recipiente apropriado para água.


Aproveitando os dias de descanso e curtição


Assim que chegarem ao local de destino, vocês estarão prontos para curtir dias de muita alegria. Para que tudo seja perfeito, leve em consideração os seguintes elementos:


Adaptação ao novo ambiente - Espalhar alguns brinquedos pelo local vai ajudá-lo a relaxar e transmitir maior sensação de segurança. 


Áreas comuns de hotéis - É cada vez maior o número de acomodações que recebem pets. Para garantir um melhor convívio, não permita que seu amigo faça nada que atrapalhe os demais hóspedes. 


Respeite a risca todas as normas relacionadas à presença de animais de estimação nos restaurantes dos hotéis, áreas de lazer, piscina e demais espaços. 


Higiene - Leve seu amigo para fazer as necessidades fora do hotel. Não se esqueça de recolher as fezes com saco plástico e jogar o material corretamente no lixo.


Segurança - Mantenha seu pet sempre na coleira quando vocês estiverem desfrutando das áreas comuns ou passeando. Jamais o deixe sozinho no quarto. Tudo pode acontecer, desde choros que incomodam os demais hóspedes até acidentes. 


Como conviver - Nem todo mundo gosta de bichos de estimação, então preveja olhares e comportamentos de reprovação e evite que seu bichinho se aproxime dessas pessoas.


É natural que crianças queiram se aproximar do seu pet para brincar e fazer carinho. Seja o termômetro para saber se ele fica agitado ou estressado demais. Isso evita transtornos e confusões. 


Se você leu esse artigo e acha que é o momento para criar roteiros de viagem com seu bicho de estimação, considere viver dias de felicidade e amor em um resort no Rio de Janeiro. A cidade vai ficar ainda mais maravilhosa com a presença de quem só sabe dar amor e afeto.



Fonte da Notícia: SEO Marketing



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletQuem vai querer a minha piriquita

bulletLeilão

bulletEu, minha gata e meu cachorro blitz

bulletBoi soberano

bulletMenino passaro



Dicas Veterinárias:

bulletOsteoartrose ? fisioterapia veterinária

bulletHabituação com a caixa de transporte

bulletO que é ser um(a) zootecnista

bulletA brucelose nos equinos

bulletO camundongo não é o filhote da ratazana



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Elaine da Silva Soares Website.: www.facebook.com/elaine.soares.14 Graduada pela Faculdade Multivix, Castelo/ES. Atua como plantonista nas áreas de clínica e cirurgia de pequenos animais. CRMV: 01970 VP / ES Contato: (28) 99902 8139 / (28) 99251 >

bullet Carla Diele CRMVRJ 6165>

bullet Ciro Pinheiro Mathias Franco Medico Veterinário atuante em odontologia eqüina. Cel. (11) 98146666 Email: ciromedvet@ig.com.br>

bullet Bruno Evaristo>

bullet Carlos Almeida carlos henrique l n almeida
consultor da cobrap - confederação brasileira de criadores de pássaros
www.carduelis.bio.br
carduelis@carduelisbiobr>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletDogão - amigo pra cachorro (doogal)

bulletBatman returns (1992)

bulletBirdman

bulletBabe, o porquinho atrapalhado

bulletO gato mais rico do mundo (the richest cat in the world)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletPássaros amarelos

bulletVira-lata? não! também sou cachorro

bulletMarley e eu

bulletUm gato indiscreto e outros contos

bulletMais que um leao por dia

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos