Home Page > Notícias > Piauí registra primeira morte no brasil por febre do nilo ocidental

Piauí registra primeira morte no brasil por febre do nilo ocidental


 

Mosquito

Mosquito do gênero culex é o principal responsável pela transmissão da doençaImagem: James Gathany - 28.set.2012/Reuters

src=

Felipe Cordeiro

São Paulo

24/07/2019 13h39

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí confirmou hoje que uma idosa moradora de Piripiri morreu ao contrair febre do Nilo Ocidental. O caso foi notificado em 2017, mas os laudos conclusivos foram liberados somente neste mês. Este foi o primeiro registro de morte pela doença no país.

No Piauí, outras duas pessoas foram infectadas pelo vírus e sobreviveram. A primeira ocorrência foi em 2014, na cidade de Aroeiras do Itaim; e a segunda, em 2017, no município de Picos.

"O vírus circula no Piauí e em outros estados do Brasil, mas a Secretaria de Saúde está vigilante e atuando de acordo com o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Nós não possuímos nenhum caso registrado em 2018 ou em 2019", afirmou, em nota, o superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães. "Não existem novos casos no Estado."

Guimarães disse que desde que a primeira ocorrência da febre do Nilo Ocidental foi identificada o Piauí monitora os pontos onde os casos ocorreram, "ficando atento a qualquer situação que precise de atenção".

A doença

A febre do Nilo Ocidental é uma infecção viral causada pela transmissão de mosquitos comuns (Culex). Assim como a dengue, a zika e a chikungunya, é uma arbovirose e só pode ser transmitida para os humanos através da picada de insetos infectados com o vírus. A doença não é transmitida de uma pessoa para outra.

"Vale lembrar que o combate ao mosquito, com o uso de telas de proteção entre outros métodos, é uma das principais ferramentas para se prevenir de enfermidades transmitidas por eles", disse o superintendente de Atenção à Saúde.

A maior parte dos infectados não apresenta sintomas. Apenas 20% dos casos da doença têm sinais semelhantes aos da gripe, como febre, fadiga, dores de cabeça e dores musculares, e menos de 1% dos humanos infectados fica gravemente doente. A maioria dos registros graves acomete com idosos.

Os sintomas graves incluem febre alta, rigidez na nuca, desorientação, tremores, fraqueza muscular e paralisia. Os pacientes gravemente afetados podem desenvolver encefalite (inflamação do cérebro) ou meningite (inflamação das membranas do cérebro ou da espinal medula).



Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2019/07/24/piaui-registra-primeira-morte-no-brasil-por-febre-do-nilo-ocidental.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletOs 50 anos de os pássaros", de alfred hitchcock

bulletÁgua da minha sede

bulletTaximetro

bulletdia de cão

bulletBater das asas



Dicas Veterinárias:

bulletBabesiose equina

bulletAprumos dos equinos

bulletDoença auto-imune sistémica em cães

bulletHemorragia nasal em cães

bulletSeu cão merece um click



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Vanessa Castro Pesquisador Científico Laboratório de Doenças Bacterianas da Reprodução castro@biologico.sp.gov.br>

bullet Prof. Saulo Tadeu Lemos Pinto Filho>

bullet Roberta Basile. Médica Veterinária CRMV/SP 31852 http://www.equinocare.com.br>

bullet Aquarium Lab http://aquariumlab.com.br>

bullet Nome, Telefones, Endereço, Email, Website, facebook ou outras redes sociais>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletCaninos brancos

bulletLoup - uma amizade para sempre

bulletV

bulletOs pássaros (the birds)

bulletNo olho do gato (dans l oeil du chat)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato que tocava brahms

bulletLivro dos passaros magicos, o

bulletFalando de passaros e gatos

bulletO cachorro e o lobo

bulletOs segredos dos gatos tudo para entender e ensinar o seu companheiro

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos