Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Mascote do pan foi símbolo de fecundidade e era enterrado com os mortos

Compartilhe em suas redes sociais:

Mascote do pan foi símbolo de fecundidade e era enterrado com os mortos


Reprodução

Milco, mascote do Pan-Americano, ao lado de um cuchimilco, artefato da cultura chancayImagem: Reprodução

 

Adriano Wilkson

Do UOL, em Lima (Peru)

23/07/2019 12h00

Quem encontrar o sorridente mascote Milco pulando de braços abertos nas arenas do Pan-Americano de Lima não deve imaginar os lugares obscuros por onde ele passou. Os peruanos voltaram um milênio no tempo para buscar a inspiração para o carismático anfitrião dos jogos, que começam na sexta-feira (26) e já estão mexendo com um país que se orgulha da herança das civilizações que lhe deram origem.

Milco é inspirado em artefatos humanoides de cerâmica conhecidos como cuchimilcos e produzidos pela civilização chancay, que viveu na região de Lima entre 1100 e 1470, antes de serem incorporados pelo Império Inca.

Arqueólogos têm encontrado exemplares de cuchimilcos ao lado de restos mortais humanos, o que os levou à interpretação de que esses simpáticos bonecos eram parte fundamental dos ritos funerários daquela população.

Com vestimenta colorida, o corpo pintado e produzidos em diversos tamanhos, esses artefatos apareciam em sua versão masculina e feminina lado a lado e com o órgão sexual à mostra. O destaque dado a esse detalhe nas peças levou os cientistas a elaborar a hipótese de que os cuchimilcos eram símbolo de fecundidade e fertilidade.

 

Adriano

Arqueólogo Walter Tosso ao lado de exemplar de cuchimilco em museu de LimaImagem: Adriano Wilkson/UOL

 

"É como se fosse a representação da cópula divina, a união de duas metades que cria a vida, fecunda a terra, gera alimento e renova o mundo", afirmou o arqueólogo Walter Tosso, que tem dedicado os últimos 20 anos ao estudo da tradição chancay. "O desejo de procriação dos seres vivos tem também um aspecto de busca do bem-estar econômico: quanto mais a população cresce, maior a mão de obra e mais gente para trabalhar a terra, e consequentemente mais bem-estar para a população", disse Tosso, que assina a curadoria de uma exposição dedicada aos cuchimilcos em Lima.

No museu Amano, montado a partir do acervo de um empresário japonês radicado no Peru, o visitante se depara com dezenas de exemplares dos bonecos fúnebres de pedra, com seus pênis e vulvas descobertos, e acompanha sua evolução até o nascimento de Milco, em 2017, obra da designer peruana Andrea Medrano Moy - o mascote do Pan, claro, usa camiseta e bermuda.

Medrano Moy diz ter se inspirado nos braços abertos dos cuchimilcos para criar um mascote que está sempre "dando as boas-vindas" aos atletas e competidores do Pan. Mas os arqueólogos supõe que a posição dos braços tenha tido outra conotação na época dos chancays.

É obviamente difícil ter qualquer certeza, já que essa civilização não deixou registros escritos que nos permitam conhecê-la melhor, mas a hipótese mais provável é que os braços abertos representassem uma postura de oração ou "respeito aos deuses", o que era importante para o indivíduo morto aonde quer que ele fosse no além-vida.

 

Divulgação

Cuchimilcos masculinos e femininos do Museu Amano em LimaImagem: Divulgação

 

A descoberta dos artefatos tem levado especialistas a promover atividades de divulgação científica com crianças e adolescentes, para que eles se apropriem e se sintam parte da herança das civilizações mais antigas que habitaram o território que hoje é o Peru. A escolha do mascote dos Jogos ajudou nesse trabalho.

Além de alegrar crianças e adultos durante as competições e servir de souvenir para os atletas que chegarem ao pódio, Milco já vem promovendo uma reconexão de um país com seu passado pré-colonial e pré-inca.

"Antes dos Jogos, poucas pessoas no Peru conheciam verdadeiramente os cuchimilcos", afirma o arqueólogo Walter Tosso. "Para dizer a verdade, acho que só 5% dos peruanos conheciam algo deles. Mas agora, graças a esse evento, as pessoas podem descobrir um pouco mais sobre esse personagem e, quem sabe, ele não continue vivo na cabeça delas mesmo depois dos Jogos."



Fonte da Notícia: https://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/2019/07/23/mascote-do-pan-foi-simbolo-de-fecundidade-e-era-enterrado-com-os-mortos.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletChipagem em equinos

bulletPlantas para aquário

bulletCeratite ulcerativa

bulletComo salvar um cachorro engasgado

bulletAcral lamber dermatite em cães


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Patricia
olives mount kennel

bullet Dra Renata Avancini Médica veterinária, formada pela Universidade de Santo Amaro em 2007. Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), em 2009 e 2012 respectivamente. Graduada em 2014 no Curso de Especialização em Produção e Sanidade de Animais de Biotério pela FMVZ USP. Experi?ncia em clínica geral, medicina regenerativa, biotecnologia com concentração em células tronco e experi?ncia em doc?ncia na disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos. Professora de Anatomia Veterinária da Faculdade das Metropolitanas Unidas (FMU) e na Universidade Paulista (UNIP). Médica veterinária na CURAVET. Contato: contato@curavet.com.br

bullet Juliane Seixas Juliane Seixas Website.: www.facebook.com/veterinariadrajulianeseixas Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Atua como plantonista na área clínica e cirurgica de animais de companhia CRMV: 11430 / PR Cont

bullet Tatiana Grillo
Eu atendo em domicílio em Sorocaba-SP
(15) 3019-2101
http://blogdicasanimais.blogspot.com.br/2016/08/que tamanho vai ficar meu filhote.html

bullet Centro de Pesquisas Hospital Evandro Chagas Departamento de Doenças Infecciosas Serviço de Zoonoses Serviço de Dermatologia Infecciosa
http://www.inpa.com.br

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletcerol na mão

bulletAbelha sem mel

bulletAs andorinhas

bulletÁgua da minha sede

bulletLadeira do boi genival lacerda eu vi maria na ladeira do boi eu perguntei maria pra onde foi maria trazia um pote quando me avistou deu um tombo de um jeito que o pote quebrou ai maria quanto tempo eu não te vejo cadê meu abraço maria cadê meu beijo m

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletMeu cachorro skip (my dog skip)

bulletBenji - um amigo especial

bulletO encantador de cavalos / o senhor dos cavalos (the horse whisperer)

bulletAnimais unidos - jamais serão vencidos

bulletRio


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCachorro tem cada uma

bulletPasso, trote, galope - uma familia e seus cavalos

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

bulletA perigosa vida dos passarinhos pequenos

bulletPassaros sao eternos, os

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos