Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Chimpanzé estéril cuida de filhotes mortos para sentir a experiência de ser mãe

Compartilhe em suas redes sociais:

Chimpanzé estéril cuida de filhotes mortos para sentir a experiência de ser mãe


Lucy já fez isso algumas vezes
Yulia Serra ,filha de Suzimar e Leopoldo 14.07.2019

src=

A chimpanzé com o filhote morto (Foto: reprodução/Revista Primates)

A maternidade é o sonho de muitas mulheres e, pelo visto, de animais também. A chimpanzé apelidada de Lucy tem 21 anos de idade e adotou um filhote morto como filho. O caso foi contado na revista Primates e chamou atenção do público pelo cuidado e carinho da nova “mãe”.

De acordo com os cientistas, os chimpanzés começam a ter filho com 13 de anos de idade. Como Lucy já teve relações sexuais com outros machos e nunca engravidou, os especialistas concluíram que ela é estéril. No dia 6 de maio, após uma outra chimpanzé, chamada de Bronte, carregou seu filhote falecido de cinco meses até deixá-lo ao lado das outras fêmeas.

Lucy, então, teve a atitude de agarrar o filhote e levou junto de seu ventre por alguns metros. Ela começou a limpar o corpo e passou longas horas cuidado do chimpanzé. Nesse tempo, preparou um ninho feito com galhos e aproveitou para cochilar junto do bebê. Lucy tentou reanimá-lo, com algumas batidas.

Quando as fêmeas decidiram avançar pela floresta, a chimpanzé carregou o filhote, mas após um período, desistiu e apenas seguiu caminho.  O primatólogo que fez parte da pesquisa, Jacob Negrey contou ao El País: “Até onde eu sei, nosso estudo é o primeiro relato publicado de uma chimpanzé fêmea adulta estéril brincando de ser mãe com cadáveres. Há alguns exemplos de fêmeas adultas em outros lugares que carregam pedaços de madeira, comprados pelos cientistas como bonecas, mas o alcance de suas interações é mínimo“.

Mesmo sendo o primeiro caso registrado, não foi tanta surpresa para os especialistas, já que Lucy já havia tido uma atitude parecida em anos anteriores, ao aparecer com um filhote de galago morto. Mesmo sendo uma espécie que os chimpanzés se alimentam, ela teve o mesmo cuidado que com o filhote de Bronte.

Por esse motivo, os cientistas do Parque Nacional de Kibale, em Uganda, acreditam que Lucy ainda repetirá esse hábito algumas vezes. Como não pode ser mãe, ela usa essas oportunidades para ter a experiência.



Fonte da Notícia: https://paisefilhos.uol.com.br/pais/chimpanze-esteril-cuida-de-filhotes-mortos-para-sentir-a-experiencia-de-ser-mae/



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletCavalo babão

bulletAs andorinhas

bulletMorro Velho

bulletQualquer coisa

bulletcerol na mão



Dicas Veterinárias:

bulletHemodialise veterinária

bulletA declaração universal dos direitos dos animais

bulletConhecendo mais o ser humano !

bulletO que É o team penning

bulletEnvenenamento por ingest?o de veneno de rato em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Dra Renata Avancini Médica veterinária, formada pela Universidade de Santo Amaro em 2007. Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), em 2009 e 2012 respectivamente. Graduada em 2014 no Curso de Especialização em Produção e Sanidade de Animais de Biotério pela FMVZ USP. Experi?ncia em clínica geral, medicina regenerativa, biotecnologia com concentração em células tronco e experi?ncia em doc?ncia na disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos. Professora de Anatomia Veterinária da Faculdade das Metropolitanas Unidas (FMU) e na Universidade Paulista (UNIP). Médica veterinária na CURAVET. Contato: contato@curavet.com.br>

bullet Desirée Schiffer Mariotti, Médica Veterinária, Pósgraduanda em Diagnóstico por Imagem, Indaiatuba/SP desiree.veterinaria@hotmail.com tel 19 98633617>

bullet Darvin: darvin@adestradorpessoal.com.br http://www,adestradorpessoal.com.br>

bullet Jacqueline R. F. Cremoneze>

bullet Dra Cleuma Ferreira, Medica Veterinária, telefone 11 41164783, Rua Jacira, 80 Moema São Paulo/SP, contato@dracleumaferreira.com, www.dracleumaferreira.com, instagram @endocrinopatinha, facebook/endocrinopatinha>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO miado do gato (the cat s meow)

bulletO gato de madame

bulletOs pássaros feridos (the thorn birds)

bulletLoup - uma amizade para sempre

bulletO gato preto (the black cat)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

bulletA arca de noé

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletPequenos passaros

bulletLivro de banho galinha pintadinha

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos