Home Page > Notícias > Chimpanzé estéril cuida de filhotes mortos para sentir a experiência de ser mãe

Chimpanzé estéril cuida de filhotes mortos para sentir a experiência de ser mãe


Lucy já fez isso algumas vezes
Yulia Serra ,filha de Suzimar e Leopoldo 14.07.2019

src=

A chimpanzé com o filhote morto (Foto: reprodução/Revista Primates)

A maternidade é o sonho de muitas mulheres e, pelo visto, de animais também. A chimpanzé apelidada de Lucy tem 21 anos de idade e adotou um filhote morto como filho. O caso foi contado na revista Primates e chamou atenção do público pelo cuidado e carinho da nova “mãe”.

De acordo com os cientistas, os chimpanzés começam a ter filho com 13 de anos de idade. Como Lucy já teve relações sexuais com outros machos e nunca engravidou, os especialistas concluíram que ela é estéril. No dia 6 de maio, após uma outra chimpanzé, chamada de Bronte, carregou seu filhote falecido de cinco meses até deixá-lo ao lado das outras fêmeas.

Lucy, então, teve a atitude de agarrar o filhote e levou junto de seu ventre por alguns metros. Ela começou a limpar o corpo e passou longas horas cuidado do chimpanzé. Nesse tempo, preparou um ninho feito com galhos e aproveitou para cochilar junto do bebê. Lucy tentou reanimá-lo, com algumas batidas.

Quando as fêmeas decidiram avançar pela floresta, a chimpanzé carregou o filhote, mas após um período, desistiu e apenas seguiu caminho.  O primatólogo que fez parte da pesquisa, Jacob Negrey contou ao El País: “Até onde eu sei, nosso estudo é o primeiro relato publicado de uma chimpanzé fêmea adulta estéril brincando de ser mãe com cadáveres. Há alguns exemplos de fêmeas adultas em outros lugares que carregam pedaços de madeira, comprados pelos cientistas como bonecas, mas o alcance de suas interações é mínimo“.

Mesmo sendo o primeiro caso registrado, não foi tanta surpresa para os especialistas, já que Lucy já havia tido uma atitude parecida em anos anteriores, ao aparecer com um filhote de galago morto. Mesmo sendo uma espécie que os chimpanzés se alimentam, ela teve o mesmo cuidado que com o filhote de Bronte.

Por esse motivo, os cientistas do Parque Nacional de Kibale, em Uganda, acreditam que Lucy ainda repetirá esse hábito algumas vezes. Como não pode ser mãe, ela usa essas oportunidades para ter a experiência.



Fonte da Notícia: https://paisefilhos.uol.com.br/pais/chimpanze-esteril-cuida-de-filhotes-mortos-para-sentir-a-experiencia-de-ser-mae/



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletO ovo e a galinha

bulletTigresa

bulletCrocodilo

bulletCachorro quente wanderlei studio

bulletCobra Sucuri



Dicas Veterinárias:

bulletPododermatite em cães e gatos

bulletCâncer de bexiga (rabdomiossarcoma) em cães

bulletO que significa uma parceria ?

bullet25 alimentos humanos tóxicos aos cães

bulletCachorros podem sofrer com osteoporose



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Helena Monkevic Casarin clinica veterinária Julius 19 996242435 Av. José Pancetti 887 Jd. Aurelia , Campinas/SP>

bullet Roberto Delort A. Leite e Laura Celi de Souza Silva >

bullet Kadu Camargo Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo G.E.R.E. (Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, na área da Reprodução Equina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). E mail: kaducamargo@gmail.com Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/imprensa/cuidados durante a gestacao de eguas os primeiros 60 dias sao os mais criticos/20170410 175102 j086>

bullet marcello alonso criador de cães pelo canil lord manske, cinófilo, juíz de raças, educador e comportamentalista canino >

bullet Desirée Schiffer Mariotti, Médica Veterinária, Pósgraduanda em Diagnóstico por Imagem, Indaiatuba/SP desiree.veterinaria@hotmail.com tel 19 98633617>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletSilver a lenda do cavalo prateado the silver brumby

bulletAnimais unidos - jamais serão vencidos

bulletA morte anda a cavalo (da uomo a uomo / death rides a horse)

bulletMadagascar ii

bulletK9 - um policial bom pra cachorro



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCachorro tem cada uma

bulletLivro dos passaros magicos, o

bulletMais que um leao por dia

bulletExplicação dos pássaros

bulletUm gato entre os pombos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos