Home Page > Notícias > Cuidados necessários para cães e gatos no inverno

Cuidados necessários para cães e gatos no inverno


Essa época do ano pode ser muito prejudicial para filhotes e pets idosos

Para cães, principalmente, que tendem a gostar mais do inverno, e também têm mais disposição, é uma boa época para uma rotina de atividades físicas. Já para filhotes e animais idosos, é preciso ter cuidado com doenças típicas do período. A médica veterinária do Hospital Veterinário Cão Bernardo, Carolina Ferreira, destaca um cuidado essencial: “Uma das tarefas mais importantes é não deixar que o pet tome chuva ou fique muito exposto ao vento. Para gatos, por exemplo, é importante não deixar a cama deles em contato direto com o chão”.

As doenças que mais atingem os pets é a traqueobronquite infecciosa em cachorros e, nos felinos, a rinotraqueite. Em cachorros, os sinais são parecidos com o da gripe: tosse seca, secreções nasais, espirros e a impressão de que o animal está engasgando. No caso dos gatos é parecido, somando falta de apetite e febre.

Outra dica que a médica veterinária aponta é a vacinação. Além daquelas que os animais precisam tomar durante o ano, há ainda as voltadas para prevenção das viroses comuns do inverno. “Como a temperatura favorece a proliferação de viroses, além do acompanhamento anual com um veterinário, temos vacinas contra a traqueobronquite infecciosa canina, e a vacina V3 e V4 para os gatos, que protegem a parte respiratória e ocular”, afirma.

Além de estimular o consumo de água e evitar horários de frio mais intenso, também é necessário estar atento à constância dos banhos. Banhar o animal não deve ser descartado durante esta época do ano, porém, é necessário diminuir a frequência, que deve ser determinada pelo profissional de cada pet.

As roupas também podem ajudar os pets nesse período, mantendo o calor, principalmente nos animais com pelos curtos ou que não possuem subpelos. “É importante escovar os pelos para evitar proliferação de fungos, além de trocar as roupinhas a cada dois dias, para evitar acúmulo de sujeira e umidade”, finaliza Carolina.



Fonte da Notícia: Hospital Veterinário Cão Bernardo



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletHomem aranha kuarto de empregada

bulletBater das asas

bulletGarganta

bulletBeira Mar

bulletChora viola



Dicas Veterinárias:

bulletEntenda um pouco mais sobre palpação em equinos

bulletCirrose hepática

bulletA idade nos dentes

bulletCatarata em cães

bulletLeve seu animal ao dentista regularmente



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Av. Brasil 1772, Jd. Chapad?o Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 // (19) 9822 3758 contato>

bullet Katherine P. Colomba>

bullet UNESCO em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978>

bullet Nayara Zonta, parceria com a VetQuality 56811999>

bullet RENAL VET S?O PAULO: Endereço: Rua Heitor Penteado, 99 Sumaré, S?o Paulo/SP. Telefones: (11) 38752666 e (11) 38725138. Telefone para emerg?ncias: (11) 98985622. Site: www.renalvet.com.br Email: renalvet@br.inter.net RENAL VET RIO DE JA>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletBenji - um amigo especial

bulletQuigley - um cachorro pra lá de humano (quigley)

bulletPiranhas

bulletO zelador animal

bulletMulher-gato (catwoman)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

bulletA perigosa vida dos passarinhos pequenos

bulletVira-lata? não! também sou cachorro

bulletLivro dos passaros magicos, o

bulletO gato e a revolução

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos