Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Em mg, 4 pessoas de uma família morrem por febre maculosa

Compartilhe em suas redes sociais:

Em mg, 4 pessoas de uma família morrem por febre maculosa


Christopher

Carrapato-estrelaImagem: Christopher Paddock James Gathany / CDC - Reprodução

 

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o portal UOL, em Belo Horizonte

04/06/2019 20h55

 Erramos: este conteúdo foi alterado

No último domingo (2), duas pessoas de uma mesma família - os Santana -- morreram vítimas de febre maculosa em Contagem (MG). Uma semana antes, outros dois familiares já haviam morrido em ocorrência da doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, há 21 membros da família também internados com os sintomas da enfermidade - febre alta, a dor de cabeça e no corpo, mal-estar, além de náuseas e vômito.

VEJA TAMBÉM

O surto acontece pouco tempo depois de eles participarem de um mutirão para capinar e cercar uma mata em torno das 30 casas da Vila Boa Vista, uma área de dez hectares (cem mil metros quadrados), bairro Nacional, divisa de Contagem (MG) com Belo Horizonte, onde a família mora.

De acordo com a secretaria, o grupo foi picado por carrapatos-estrela, vetor da doença, durante a limpeza do terreno.

Esse carrapato se alimenta do sangue de animais, como cavalos e capivaras, e transmitem a bactéria Rickettsia rickettsii.

As mortes

Em cinco dias, entre a quarta-feira (29 de maio) e o domingo (2), morreram José Muniz Santana, 69, Caio Henrique Santana dos Santos, 19, Vânia de Fátima Santana, 59, e Otacílio Muniz Santana, 82.

José Muniz Santana teve febre, dor de cabeça, dor no corpo e foi levando por familiares a um hospital, e o caso foi tratado como dengue.

Como não melhorou, foi transferido para outro hospital e morreu.

Caio Henrique Santana Santos sentiu-se mal na terça-feira (28) e procurou uma unidade de saúde do município, mas desistiu com a demora no atendimento, e marcou consulta para o dia seguinte.

Ele teve diarreia, vômito e sangramento nas gengivas durante a madrugada e foi levado para um hospital em Belo Horizonte. Apesar de ter sido atendido, morreu na tarde de quarta feira (29).

Durante o enterro do jovem, Vânia de Fátima Santana da Mata sentiu-se mal e foi levada a um hospital de Contagem. Foi internada e teve uma parada cardíaca e morreu na manhã de domingo (2).

Otacílio Muniz Santana foi atendido em um hospital de Belo Horizonte na quinta-feira (30) e tratado a princípio com diagnóstico de dengue, durante os dois primeiros dias. Mas não resistiu aos efeitos da febre, e morreu na noite de domingo (2).

Prefeitura diz que realiza limpeza

Em nota, a secretaria de Saúde de Contagem disse hoje que equipes da Prefeitura "estão fazendo a limpeza de toda a área onde foram encontrados os focos dos carrapatos e o recolhimento dos cavalos".

De acordo com o comunicado, "até o momento, nove animais foram recolhidos, para receberem banhos de carrapaticida".

A Prefeitura ainda informou que funcionários estão pulverizando carrapaticida na Vila Boa Vista e entorno, no bairro Nacional. Além disso, "máquinas estão revirando a terra na área e jogando oito toneladas de cal".

A Defesa Civil do município, por sua vez, afirma que monitora as capivaras do bairro, que faz divisa com a região da Pampulha, em Belo Horizonte.

"Em relação às capivaras, será feito um estudo pelas prefeituras de Contagem e Belo Horizonte para determinar quais ações serão realizadas", diz a nota.

A Prefeitura de Belo Horizonte emitiu um alerta, no sábado (1º), de surto da doença para que os profissionais da saúde fiquem atentos quanto a atendimentos de pacientes.

"A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte alerta aos profissionais de saúde da região metropolitana de Belo Horizonte, em especial nas unidades no entorno de Contagem, sobre surto de febre maculosa", diz nota da Prefeitura de Belo Horizonte.

A doença

De acordo com a secretaria de Saúde de Contagem, ambientes com vegetação e presença de animais, como cavalos, capivaras e cães, com lagoas, reservas ecológicas e áreas de gramados, a exemplo da divisa entre Contagem e Belo Horizonte, na região da Pampulha, são favoráveis à infestação de carrapatos.

Os sintomas iniciais da febre maculosa ocorrem entre o 2º e o 14º dia após contato com o carrapato.

Além do quadro relatado pela família Santana, os pacientes também pode ter manchas avermelhadas na pele, principalmente na palma das mãos e na planta dos pés.

Caso a pessoa apresente alguns desses sintomas, com ou sem manchas na pele, deve procurar atendimento médico imediatamente. A febre maculosa tem cura, mas é fundamental que o tratamento seja iniciado logo após o surgimento dos primeiros sintomas.



Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2019/06/04/em-mg-4-pessoas-de-uma-familia-morrem-por-febre-maculosa.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletJoão e maria

bulletO rei da cavalgada

bulletImitando Os Animais

bulletÁguas de março

bulletCavalos Calados



Dicas Veterinárias:

bulletCachorra não entra na casinha

bulletMordida de cachorro: o que fazer? como tratar?

bulletPerguntas e respostas sobre cuidados com pets e dermatologia veterinária

bulletDoença salmon envenenamento em cães

bulletPor que um cachorro fica com falta de apetite e o que precisa ser feito



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet UniversoEquino.com.br
Médica Veterinaria Mariana Marcantonio Coneglian CRMV PR 07428>

bullet Sergio Lobato é Médico Veterinário, consultor e palestrante em Gestão da Inovação e Marketing em Medicina Veterinária. CRMV 4476. www.sergiolobatopetmarketing.blogspot.com>

bullet Gabriela Rodrigues Zootecnista, trabalho com nutrição animal e consultoria. (013)99192 3249 @gabriela.zootecnista Facebook: Gabriela Rodrigues Zootecnista>

bullet Américo F. Pelicioni, CRF: 29.670 >

bullet Diskvet Telefone: (19) 32581887 / 33081887 / 33081886 Celular: (19) 93183040 (emergência) Email: diskvet@gmail.com Av. Antonio Carlos Couto de Barros, n? 1156 Sousas Campinas / SP>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO gato de 9 caudas (il gatto a nove code)

bulletMamãe virei um peixe (hjælp, jeg er en fisk)

bulletA vida dos peixes (la vida de los peces)

bulletBirdman

bulletO cachorro bombeiro (firehouse dog)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletOs passaros e suas doencas

bulletUrologia e nefrologia do cão e do gato

bulletCães de guerra

bulletO cachorro e o lobo

bulletO gato que falava com fantasmas

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos