Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Centro de equoterapia da pm recebe dez cavalos e amplia atendimento

Compartilhe em suas redes sociais:

Centro de equoterapia da pm recebe dez cavalos e amplia atendimento


Ampliação de atendimento será de 70%.
Centro é voltado para pessoas portadoras de deficiências físicas.

Do G1 PA

 

equoterapiaEquoterapia é voltado para o atendimento a pessoas com deficiência.  (Foto: Shirley Penaforte/ Jornal Amazônia)

O atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais será ampliado em mais de 70% na capital e no interior do Pará. Com a aquisição de mais dez cavalos para o Centro Interdisciplinar de Equoterapia (Cieq), ligado à Polícia Militar - que funciona nas dependências do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão - será possível atender cerca de 160 pessoas até 2014, 120 a mais do que são atendidos atualmente.

A compra dos animais, por meio de licitação, integra um conjunto de medidas que visam ampliar o serviço e fortalecer a proposta no Pará. O coordenador do Centro, tenente coronel Raimundo Rayol, comemora a ampliação do serviços do Centro de Equoterapia. "Os cavalos são os melhores que já vi. Quatro dos dez cavalos estavam prontos para o trabalho em 20 dias, quando são necessários três meses, ou seja, já chegaram com um perfil para a ação. Pretendemos lançar, ainda este ano, um plano de trabalho voluntário, em que a população possa compartilhar e interagir com o projeto”, frisou Rayol.

Joaler César Cruz, de 10 anos, faz suas sessões de equoterapia há quase dois anos e apresenta visíveis evoluções motoras. Sua mãe, a dona de casa Marta de Nazaré Cruz, 37, leva o filho todas as terças-feiras ao Ciaq e garante que o processo vem sendo fundamental para a melhora psicomotora e social de Joaler.

“Meu menino teve paralisia cerebral ao nascer, pois passou da hora. Quando o trouxe para cá, comecei a perceber a mudança. Para nós mães, que ficamos juntas deles o tempo todo, podemos dizer que são muitas mudanças e em um tempo fundamental. Meu filho passou a ter um ótimo controle no tronco e sua autoestima melhorou”, reconheceu a mãe.

Para que as mudanças aconteçam, o centro conta com uma equipe técnica e uma equipe auxiliar, que juntas, realizam um trabalho fisioterápico e psicológico. “Além do equilíbrio, o praticante ganha autoconfiança e desenvolve a afetividade. Ele desenvolve também a concentração, pois, durante o galope, precisa se equilibrar e se segurar. Toda essa atividade permite que os pacientes experimentem uma sensação emocional diferente do que estão habituados, tornando a tranquilidade uma referência emocional nova”, avaliou o Psicólogo Cloves Loureiro.

O fisioterapeuta e tenente da Polícia Militar, Ricardo Braga, destacou que a aquisição dos cavalos “permite o ganho de coordenação motora, o controle do tronco e cervical, a melhora da postura do paciente, o fortalecimento dos membros inferiores e a melhora da rotação do corpo de quem pratica a equoterapia”.

O tratamento de equoterapia realizado no Pará é referência na região Norte e o único a atender gratuitamente o público. Em Belém, as aulas são ofertadas diariamente atrás do Estádio Olímpico do Pará, onde dezenas de pacientes que possuem pouca autonomia motora ou deficiências comportamentais fazem seus tratamentos.

equoterapiaAtendimento será ampliado em 70%.  (Foto: Fernando Araújo)

Serviço:
Os interessados na Equoterapia devem comparecer ao Estádio Olímpico do Pará, onde o projeto é desenvolvido. Os responsáveis pelos candidatos serão orientados a realizar uma inscrição prévia com os dados do praticante. Este deverá passar por uma avaliação e, em seguida, iniciar o tratamento.



Fonte da Notícia: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/06/centro-de-equoterapia-da-pm-recebe-dez-cavalos-e-amplia-atendimento.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletVida de cachorro os mutantes

bulletMelô Da Aranha

bulletLadeira do boi genival lacerda eu vi maria na ladeira do boi eu perguntei maria pra onde foi maria trazia um pote quando me avistou deu um tombo de um jeito que o pote quebrou ai maria quanto tempo eu não te vejo cadê meu abraço maria cadê meu beijo m

bulletConversa pra boi dormir

bulletCanção da falsa tartaruga adriana calcanhotto



Dicas Veterinárias:

bulletAnsiedade de separação em cachorros

bulletMeu cão não quer comer ração!!

bulletIntoxicações alimentares

bulletCombata as pulgas

bulletQueimaduras nos coxins almofadinhas das patas



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet João Kleinerdr joão alfredo kleiner dvm, msc especialista em oftalmologia e clínica cirúrgica geral acvo ophthalmology course wisconsin, madison ? 1998 e-mail: docjak@vetweb.com.br>

bullet cepav laboratórios
fone: (11) 3872-9553
rua tanabí, 185 - são paulo/sp
www.cepav.com.br>

bullet Yara L. Schinzel Côrtes vetschinzel.blogspot.com.br>

bullet Centro de Pesquisas Hospital Evandro Chagas Departamento de Doenças Infecciosas Serviço de Zoonoses Serviço de Dermatologia Infecciosa
http://www.inpa.com.br>

bullet Nome, Telefones, Endereço, Email, Website, facebook ou outras redes sociais>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletA lenda do homem crocodilo (the legend of gator face)

bulletO gato (dr seuss the cat in the hat)

bulletBatman returns (1992)

bulletUm peixe chamado wanda (a fish called wanda)

bulletTarzan



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletA perigosa vida dos passarinhos pequenos

bulletO gato e a revolução

bulletO gato de botas

bulletCães de guerra

bulletEnfermidades dos cavalos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos