Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Cavalaria da pm estende serviço gratuito de equoterapia para famílias carentes de pinhais

Compartilhe em suas redes sociais:

Cavalaria da pm estende serviço gratuito de equoterapia para famílias carentes de pinhais


Por Marcia Santos

As famílias da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) que necessitam dos serviços de Equoterapia tem agora mais uma opção de atendimento gratuito pela Polícia Militar: o Haras Palmital, localizado em Pinhais. A aula inaugural foi nesta sexta-feira (05/04) para os familiares dos alunos e também para os parceiros do projeto. Participaram do evento o comandante do Regimento, tenente-coronel Elias Ariel de Souza, e a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria. o Centro de Equoterapia já atendeu, somente no ano passado, mais de 3 mil famílias.

A iniciativa é uma parceira da Polícia Militar com o município de Pinhais para atender a comunidade carente do município. “Essa é uma extensão do nosso projeto de Equoterapia, que existe há 21 anos na sede da Cavalaria e agora vamos oferecer para as crianças de baixa renda que residem na Região Metropolitana”, explicou o comandante do RPMon, tenente coronel Elias.

“Essa parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura, que são dois entes públicos com o mesmo propósito, oferece às pessoas uma melhor qualidade de vida e assistência, especialmente àquelas com maior condição de fragilidade social”, complementou o comandante.

Para a vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, ter uma sede com Equoterapia  era um sonho do município, pois é de conhecimento público os benefícios que a Equoterapia proporciona à evolução intelectual das crianças. “Agradecemos imensamente essa parceria com a Polícia Militar, especialmente ao Regimento de Polícia Montada. Houve uma força tarefa para que isso acontecesse, uma união de esforços para beneficiar pessoas que tantos precisam e, para nós, isso é motivo de muita gratidão”, disse.

Segundo o Coordenador da Equoterapia, tenente João Eduardo Vaz, o Regimento tem o suporte necessário para colocar em prática esse projeto, como os materiais necessários, equipes de policiais com graduação e capacitação nas áreas de fisioterapia, educadores físicos, psicólogos e equitadores.

“Já são mais de cinco mil famílias atendidas pelo Regimento até aqui, e a imagem da Instituição está vinculada a esse projeto. As famílias envolvidas sabem que a terapia é muito eficaz e, ao mesmo tempo, traz muitos benefícios às pessoas”, explicou.

No momento, as 10 crianças atendidas pelo Haras Palmital são alunos da Escola Municipal Elis de Fátima Zem. A diretora, Ana Paula Lourenço Vieira, participou da aula inaugural e citou o programa como um complemento ao crescimento educacional dos alunos. “Para nós, é um ganho valoroso, pois os alunos estão se desenvolvendo e contribuindo para a aprendizagem dentro da escola. Esse projeto só acrescenta para a evolução deles”, disse. 

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o movimento e a relação do cavalo com o humano para habilitar ou reabilitar indivíduos com necessidades especiais, auxiliando no desenvolvimento intelectual. A atividade foi inserida na Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Paraná em 2016 e hoje é prevista como atividade inerente da Corporação.

O atendimento é promovido sem custos aos praticantes, e busca alcançar, principalmente, as famílias de renda inferior, utilizando critérios nacionais para a fila de espera. O Centro de Equoterapia realiza atendimentos desde 2004 e já soma um total de mais de cinco mil famílias beneficiadas. Somente no ano de 2018 foram realizados 3.024 atendimentos.

Um dos novos participantes da equoterapia é o Vinícius, ele e a mãe, Jucilene Zampier da Silva, participaram da aula e logo iriam para o terceiro encontro dele com os cavalos. “Ele está amando e já está até querendo fazer de novo, ainda é muito cedo para perceber um resultado, mas já percebo que ele está mais animado, até quer vir todos os dias”, comentou a mãe.



Fonte da Notícia: http://www.pmpr.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=26172



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletPara que servem animais como barata, mosquito e formiga?

bulletRanch sorting: modalidade esportiva familiar

bulletPersonalidade dos westies

bulletCachorros podem sofrer com osteoporose

bulletFebre do vale do rift


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Cláudia Pizzolatto Lord CãoTreinamento de Cães BitCãoBrinquedos Inteligentes para o Treinamento do seu Cão www.lordcao.com www.bitcao.com.br

bullet Marne Campos
aquarismo online [aqol]
www.aquaonline.com.br

bullet Adriana Morales Médica Veterinária CRMV: 6467 Membro do Colégio Brasileiro de Oftamologia Veterinária. Avenida 11 de Agosto, 1693. Valinhos/SP Tel.: 19 38492522

bullet Juliana Bortoletto Clinica Vet health, rua: jose gomes moreno, 50 terra nova 2 São Bernardo do Campo/SP , crmvsp 18.377 fone: (11) 41014260

bullet Gislaine Nonino Rosa CRMV 11291 Kingdom Pet Shop Av. Moraes Salles. 3183 Nova Campinas Campinas Fone: 32941126 / 32526885 / 91226711

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletFui no itororó beber água, não achei mas achei a bela santos, e por ela me apaixonei...

bulletTico - tico

bulletO menino e o cachorro abel e caim

bulletCachorro louco teodoro e sampaio

bulletMar e Lua

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletCorrendo pra cachorro (man about dog)

bulletUm hotel bom pra cachorro (hotel for dogs)

bulletBenji - um amigo especial

bulletMato sem cachorro

bulletMeu maior amigo


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletGato que gostava de cenoura

bulletO homem que amava os cachorros

bulletOs passaros e suas doencas

bulletO gato de botas

bulletPequenos passaros

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos