Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Análise da usp mostra que embalagem de ração “ilude” donos de cães e gatos

Compartilhe em suas redes sociais:

Análise da usp mostra que embalagem de ração “ilude” donos de cães e gatos


No caso de algumas comidas específicas para os felinos, o problema é ainda maior

Por Estadão Conteúdo

access_time14 maio 2019, 12h20 - Publicado em 14 maio 2019, 12h19

chat_bubble_outlinemore_horiz

src=

 

 (Stock.XCHNG/Veja SP)

Rações para cães e gatos colocadas no mercado pet, inclusive de marcas conhecidas, iludem o comprador por não conterem os ingredientes apontados nas embalagens, segundo estudo de pesquisadores do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba. No caso de algumas rações específicas para os felinos, o problema é ainda maior, pois a composição inclui mais carboidrato do que o recomendado para os gatos, o que pode ocasionar problemas de saúde. 

O Cena é uma unidade especializada da USP ligada à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), que fornece à comunidade serviços como análises de alimentos, desenvolvimento de novas variedades e irradiação de produtos alimentícios para fins de conservação. No caso das rações para pets, foram analisadas 82 amostras de 25 marcas e a maioria não contém todos os nutrientes indicados na embalagem. “Encontramos praticamente milho e subprodutos da carne de frango, mas os rótulos fazem menção a ingredientes mais saborosos e de maior valor nutricional que não estão na ração“, disse o pesquisador Luiz Antonio Martinelli, que orientou o estudo.

PUBLICIDADE

  

Segundo ele, em 80% das rações caninas analisadas, as embalagens têm fotos ou menções a salmão, cordeiro ou carnes macias, que são apelos para venda, mas não estão no produto. “A ração não está em desacordo com a legislação, porém ilude o consumidor. Ele acha que está comprando aqueles produtos que estão na embalagem, o que não é verdade.”

O problema mais sério, segundo ele, está nas rações para gatos. Em dois terços das 52 amostras de 28 marcas analisadas, foram encontradas quantidades de carboidrato acima da recomendada para esses animais. “O gato é carnívoro e, quando a dieta dele tem mais de 10% de carboidratos, como encontramos, ele pode ter problemas no sistema digestivo”, disse. Apenas as rações úmidas, como as de sachês e latas, tinham a proporção correta de carboidratos, segundo ele.

 

O pesquisador sugere que o consumidor deve ler o rótulo ao adquirir o produto e conversar com o veterinário, caso o animal que esteja consumindo o produto apresente algum problema. Também é recomendável acionar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante caso suspeite de desconformidade entre o rótulo e o produto. As marcas das rações analisadas não foram divulgadas porque, segundo eles, o objetivo era ter um panorama geral dos produtos colocados no mercado. 

Uma avaliação mais ampla, com produtos da mesma marca, será feita na próxima etapa do estudo, quando também será avaliada a capacidade dos animais de digerir os alimentos. Os resultados da pesquisa foram publicados na PeerJ, revista científica de acesso aberto que divulga a investigação nas áreas de ciências biológicas e médicas.

Clareza

A Associação Brasileira da Indústria de Produtores para Animais de Estimação (Abinpet) informou que as rações fabricadas no Brasil atendem a consensos de nutrição como a proporção de 30% a 50% de proteína animal e de 40% a 65% de proteína vegetal. Conforme a Abinpet, o fabricante deve expor com clareza no rótulo os ingredientes usados na formulação de cada produto. “A entidade não apoia indústrias que não aplicam boas técnicas de fabricação e considera como casos isolados alimentos que, porventura, não sigam padrões rigorosos de qualidade”, disse em nota.



Fonte da Notícia: https://vejasp.abril.com.br/cidades/racao-embalagem-ilude-caes-gatos/



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletIntoxicação por produtos petrolíferos em cães

bulletMorcegos Transmissores de Raiva

bulletDilema de fim de ano: fogos de artifício x pets

bulletModalidade equestre conformação

bulletVerminose em cavalos


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Douglas Frigo
crmv 15675
ki canário pet complex http://www.kicanario.com.br

bullet LUIZA CERVENKA DE ASSIS http://emais.estadao.com.br/blogs/comportamento animal/morte e luto o que fazer quando o cachorrogato morre/

bullet Luciana Leite Ribeiro dos Santos Médica veterinária CRMVSP 8298 www.spaces.msn.com/members/vetemcasa lulrs@yahoo.com.br

bullet Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel.

bullet Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletOlímpico por natureza todo mundo se encontra no rio

bulletQualquer coisa

bulletRitmo quente

bulletEu, minha gata e meu cachorro blitz

bulletCachorro quente wanderlei studio

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletGatos, fios dentais e amassos (angus, thongs and perfect snogging)

bulletO cachorro (el perro)

bulletErrado pra cachorro (who s minding the store?)

bulletErnest e célestine

bulletOs pinguins de madagascar: operação patrulha pinguim


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletNo meu peito não cabem pássaros

bullet97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletCama de gato

bulletOs passaros e suas doencas

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos