Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > 10º encontro de muares percorreu as principais avenidas de feira de santana

Compartilhe em suas redes sociais:

10º encontro de muares percorreu as principais avenidas de feira de santana


Copie o texto da notícia direto neste espaço.

PUBLICADO POR: REDAÇÃO 25 DE FEVEREIRO DE 2019

Encontro

Encontro de Muares, um dos maiores da Bahia, aconteceu pela decima vez, em Feira de Santana. Centenas de animais, muitos deles enfeitados, foram levados ao evento.

Animais de alguns estados e de várias cidades participaram, neste domingo (24/02/2019), de uma ‘mulada’ que percorreu as principais avenidas de Feira de Santana. O Encontro de Muares, um dos maiores da Bahia, aconteceu pela decima vez. Centenas de animais, muitos deles enfeitados, foram levados ao evento. Um aboiador se apresentou no percurso.

Passaram pelas avenidas Maria Quitéria, Getúlio Vargas, rua Visconde do Rio Branco, avenida Senhor dos Passos, retornaram à Getúlio Vargas, tomaram a avenida João Durval Carneiro e voltaram ao ponto de saída. Foi um final de semana de festa para estes criadores – iniciada no sábado, no Parque de Exposição João Martins da Silva.

As mulas atuais são animais de alto valor de mercado, também chamadas de mulas de patrão. Os mais valorizados são os que resultam do cruzamento de jumentos da raça pega, mas que tenham algumas qualidades comprovadas, mais égua campolina. Os preços daqueles que se destacam passam facilmente de R$ 100 mil, segundo criadores.

Evento vem crescendo a cada ano

Organizador do encontro, Carlos Alberto de Souza, o Carlô, disse que a quantidade e a qualidade dos animais estão cada vez melhor, a cada edição. “Começamos com 60, hoje estimamos a participação de 600. Estamos progredindo”. Para ele, os animais não têm preço, apontando para a égua “Nega Chique”, sua montaria predileta.

Resgate da tradição, afirma criador de Goiás

O presidente da AMOG (Associação dos Mulandeiros do Oeste de Goiás), Wilham Alves Rosa (foto), que esteve em Feira de Santana pela primeira vez, elogiou a festa e afirmou que nunca tinha visto animais com as mesmas características: todos são de marcha picada. “Presenciamos o resgate de uma tradição histórica da cidade, que nasceu sobre os lombos das mulas de carga”.

Domador de burros, Josenildo Souza disse que os melhores animais da raça devem ter os seguintes quesitos: nascer bonito, ser mansa, boa orelha – sempre antenada, bom de rédea, ter cauda baixa e ser bom de marcha. A progene – transmissão das características – do pai também deve ser observada.

Diz que antes, estes animais eram usados para carga, mas que hoje são destinados à montaria. Em todo país existem 35 mil destes animais registrados. Cerca de 35% estão em pastos baianos.

O secretário de Agricultura, Joedilson Freitas, destacou o apoio da Prefeitura ao evento. “Este é um momento ímpar para o município”. Também esteve presente o chefe de Gabinete do Prefeito, Mário Borges, que representaram o prefeito Colbert Filho.



Fonte da Notícia: http://www.jornalgrandebahia.com.br/2019/02/10o-encontro-de-muares-percorreu-as-principais-avenidas-de-feira-de-santana/



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletCarneirinho, carneirão

bulletEu te devoro

bulletImitando Os Animais

bulletVoa voa passarinho

bulletAndar com fé



Dicas Veterinárias:

bulletCuidados com a égua gestante e sinais de proximidade do parto

bulletA instabilidade atlantoaxial (iaa

bulletEpilepsia canina ? os perigos e os cuidados com essa doença

bulletVocê sabe dizer se seu gato está doente?

bulletA importancia da fisioterapia veterinária para o seu animal



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Heloísa Helena Amaro>

bullet REINALDO CORTIVATO , GINETE DA RAÇA LUSITANA HÁ 22 ANOS. MEU CEL:019 98909122 enbsp;HARAS MINERAL ITAPIRA. >

bullet CEPAV Centro de Patologia Clínica Veterinária Ltda. Rua Tanabi, 185 Água Branca São Paulo SP. CEP. 05002 010 Tel.: (11) 3872 9553>

bullet Fernanda Aparecida de Gouvêa Oliveira Paro bióloga e crbio 43684/01 protetora animal independente educadora ambiental nanda_paro@yahoocombr>

bullet Juliane Seixas Juliane Seixas Website.: www.facebook.com/veterinariadrajulianeseixas Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Atua como plantonista na área clínica e cirurgica de animais de companhia CRMV: 11430 / PR Con>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletComo cães e gatos (cats e dogs)

bulletCães de aluguel

bulletTubarao i

bulletQuigley - um cachorro pra lá de humano (quigley)

bulletUma dupla quase perfeita



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletMarley e eu

bulletOs passaros e suas doencas

bulletCachorro magro

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos