Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Como proteger seu pet do frio?

Compartilhe em suas redes sociais:

Como proteger seu pet do frio?


Apesar do inverno ainda não ter começado, as temperaturas já apresentam sinais do frio que se aproxima nas próximas semanas. Para ajudar você a proteger seu pet nos dias gelados, a especialista Luana Sartori, médica veterinária da Nutrire, dá algumas dicas importantes. 

O ambiente

As temperaturas baixas afetam menos os animais que vivem dentro de casa, pois uma casinha já é suficiente para que não passem frio. Porém, para os que passam boa ou toda parte do tempo do lado de fora, a recomendação é que não tenham contato direto com o piso gelado. “Há várias maneiras de deixar as casinhas dos pets quentinhas, as opções vão desde usar aquele cobertor em desuso até forrar o local com material emborrachado. Jornais, carpetes, tatames e estrados de madeiras também ajudam bastante”, recomenda Luana.

Roupas - usar ou não usar?

Segundo Luana, as roupas ajudam a manter os animais quentinhos, porém, é preciso cuidado na hora de usá-las. “O ideal é que os tecidos esquentem pets que ficam em áreas externas, os de pelagem curta e as raças menores e mais propensas ao frio. Já os animais que têm pelo denso e vivem dentro de casa, geralmente, não necessitam ser vestidos”, explica. Vale lembrar que alguns animais não se adaptam com roupas de lã ou sintéticas, por exemplo. Nesses casos, é possível experimentar o algodão ou o soft, que causam menos irritação na pele. É preciso que o dono analise seu cão e escolha o tipo de roupa que lhe deixe mais confortável.

Banho

Há um mito de que no frio o animal não precisa tomar banho. Além de não ser higiênico, deixar o pet sujo prejudica sua saúde e pode causar problemas sérios para o bichinho. O ideal é que os banhos sejam mantidos, porém, com alguns cuidados extras. “Sempre utilizando água morna, secando bem e evitando que o cão tenha contato com a rua até, no mínimo, 30 minutos depois. O local da higienização também deve ser protegido do frio e sem correntes de ar”.

Estimule o pet

Para auxiliar no bem-estar do animal, algumas brincadeiras podem ajudar a manter seu corpo aquecido. “Estimular o pet a fazer exercícios físicos é essencial até para evitar que ele ganhe peso nos períodos de baixas temperaturas, visto que os animais costumam comer mais nesses períodos. Vale lembrar que a gordura em excesso pode causar doenças cardiovasculares, no fígado e na coluna”, acrescenta a especialista.

Passeios

“Podem ser mantidos, mas o ideal é que ocorram nos horários mais quentes. Meio dia é perfeito para o passeio, pois a temperatura costuma aumentar. Evitar saídas de manhã cedo ou depois das 18h ajuda a evitar que o animal se resfrie, por exemplo”, conta a especialista. 

Não esqueça o veterinário

Manter o animal aquecido é uma das formas de deixá-lo saudável. Além disso, Luana recomenda que as visitas ao veterinário sejam seguidas rigorosamente. Afinal, manter o animal bem o ano todo é imprescindível para que ele esteja forte para enfrentar o inverno. “A melhor forma de prevenção de algumas doenças do frio ainda é a vacinação, o que também torna fundamental o acompanhamento médico em todas as fases da vida do pet”, diz. 

 



Fonte da Notícia: Assessoria de Imprensa Nutrire



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletComo evitar a formação de tártaro em cães

bulletMitos e verdade sobre cio de gatos

bulletModalidade equestre enduro equestre

bulletAlimentação para filhotes

bulletQual a forrageira utilizar?


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Regina Incane Ito Médica Veterinária CRMVSP 4612 Paiquerê Pet Center Rua Eraldo Aurélio Franzese, 88 Paiquerê Valinhos SP FONE: (19) 38697743

bullet RENAL VET SÃO PAULO: Endereço: Rua Heitor Penteado, 99 Sumaré, São Paulo/SP. Telefones: (11) 38752666 e (11) 38725138. Telefone para emergências: (11) 98985622. Site: www.renalvet.com.br Email: renalvet@br.inter.net RENAL VET RIO DE JA

bullet Sérgio Villa Santi

bullet Ciro Pinheiro Mathias Franco Medico Veterinário atuante em odontologia eqüina. Cel. (11) 98146666 Email: ciromedvet@ig.com.br

bullet Archivaldo Reche, professor de veterinária da USP.

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletLaçador de cachorro tião carreiro e paraíso

bulletA Lenda do Peixe Francês Validuaté

bulletBorbulhas de amor

bulletAnfibios malditos

bulletOperário em Construção

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletGatos, fios dentais e amassos (angus, thongs and perfect snogging)

bulletIrei como um cavalo louco (j irai comme un cheval fou)

bulletBirdman

bulletCompramos um zoológico

bulletThe dark knight (2008)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletMarley e eu

bulletA arca de noé

bulletUm gato aprende a morrer

bulletCama de gato

bulletQuem e mais feliz: voce ou o seu cachorro?

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos