Home Page > Notícias > Ovo voltou a ser vil?o e causa doen?as? Quantos posso comer por dia?

Ovo voltou a ser vil?o e causa doen?as? Quantos posso comer por dia?


Getty

 

Se sua preocupação é a saúde cardiovascular, antes de cortar o ovo da dieta reveja outros fatores que podem fazer mais mal, como sedentarismo e sobrepeso Imagem: Getty Images

Priscila Carvalho

Do UOL VivaBem, em São Paulo

18/03/2019 20h45

Resumo da notícia

  • Novo estudo afirma que ovo aumenta o risco de ter doenças cardiovasculares
  • Especialistas afirmam que são necessários mais pesquisas para comprovar que o alimento faz mal à saúde
  • Segundo os médicos, consumir até dois ovos por dia é seguro

Um estudo publicado neste fim de semana no JAMA (Journal of the American Medical Association) voltou a gerar polêmica sobre o ovo. Segundo a pesquisa, a cada meio ovo consumido por dia (equivalente a três ou quatro unidades por semana) aumenta, em média, em 6% o risco de ter doenças cardiovasculares e em 8% o risco de morte (por qualquer causa). Será que devemos reduzir o consumo do alimento e voltar a tratá-lo como vilão?

Calma! Se você tem uma dieta rica em alimentos naturais e pobre em industrializados não precisa excluir o ovo do cardápio. O cardiologista Bruno Valdigem, do Instituto Dante Pazzanese e do Hospital Albert Einstein, explica que são necessários mais estudos para identificar, de fato, o risco cardiovascular trazido pelo alimento.

Veja também

Segundo o especialista, trabalhos científicos como esse têm falhas, já que a pessoas relataram o que comeram e não seguiram uma dieta específica sugerida pelos cientistas. No entanto, a pesquisa serve de alerta para pessoas que consomem ovo em quantidades exageradas no dia a dia.

Para Marcella Garcez Duarte, nutróloga e diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), no Paraná, é importante notar que o estudo encontrou apenas uma associação e não pode provar que os ovos ou o colesterol causam diretamente doenças cardíacas. Além disso, a pesquisa avaliou as dietas das pessoas em um único ponto no tempo, não explicando as mudanças no cardápio dos voluntários durante a avaliação.

Quantos ovos posso comer por dia?

Para o ovo ou qualquer alimento, em geral, o que vale é a moderação. "Acredito que continua sendo seguro consumir dois ovos por dia, e não mais que isso", afirma Duarte.

A médica reforça ainda que o não há como falar que somente o ovo é o vilão nas dietas. Como o próprio estudo mostrou, o maior vilão para a saúde cardiovascular é o colesterol (presente no ovo, em carnes, laticínios, produtos industrializados). Na pesquisa, a cada porção de 300 mg de colesterol ingerido houve, em média, um acréscimo de 17% no risco de ter um problema cardiovascular e de 18% no risco de doenças que levem à morte.

Para consumir 300 mg de colesterol é preciso comer, por exemplo, aproximadamente três ovos de tamanho médio; ou meio quilo de picanha; ou 300 g de coxa de frango; ou 300 g de queijo parmesão. "Os ovos são fontes de colesterol, mas não são as maiores. Alguns alimentos ultraprocessados e fast-food podem ser muito piores ", alerta Duarte.

Os próprios autores do estudo científico afirmaram que só quem exagera no consumo de ovo devem ficar em alerta com o resultado da pesquisa e limitar a ingestão do alimento, pois os resultados do estudo não foram tão preocupantes. Segundo eles estimaram, se mil pessoas comerem meio ovo por dia, como no aumento do risco apontado pela pesquisa, somente 11 pessoas além do normal (para os EUA) vão desenvolver um problema cardíaco nos próximos 30 anos.

É realmente muito pouco e, para proteger a saúde cardiovascular, antes de fazer do ovo vilão vale muito mais combater outros inimigos que aumentam o risco de doenças, como sedentarismo, obesidade, diabetes, pressão alta, tabagismo, consumo excessivo de açúcar, alimentos processados e álcool.



Fonte da Notícia: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2019/03/18/ovo-realmente-causa-doencas-do-coracao.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletEduardo e mônica

bulletDesafio dos cobras teixeirinha

bulletA dança dos ossos

bulletEsse tal de roque enrow

bulletJulieta tá



Dicas Veterinárias:

bulletCom que idade o animal pode e deve tomar banho?

bulletNo inverno, seu pet precisa de atenção especial

bulletComo identificar e tratar a depressão animal

bulletAcupuntura veterinária Visão Geral

bulletA importancia da fisioterapia veterinária para o seu animal



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Luciana Leite Ribeiro dos Santos Médica veterinária CRMVSP 8298 www.spaces.msn.com/members/vetemcasa lulrs@yahoo.com.br>

bullet Eduardo Lobo, 11 973119698, Rua Lomas Valentinas 358 saude SP, eduardolobo.vet@gmail.com, http://www.equilibriumcursos.com.br , http://www.Facebook.com/Equilibriumvet >

bullet Débora Carvalho Meldau>

bullet Daniel Checchinato,(11) 45210959, Av pref. Jose de Castro Marcondes, 260 Vila Hortolandia, Jundiaí/SPl, www.veterinariachecchinato.com.br>

bullet Jacqueline R. F. Cremoneze>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletEu sou a lenda

bulletSilver a lenda do cavalo prateado the silver brumby

bulletK-9 - um policial bom pra cachorro (k-9)

bulletFlipper (1996)

bulletThe batman (1943)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletA arca de noé

bulletO gato de botas

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

bulletCães de guerra

bulletO estranho caso do cachorro morto

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos