Home Page > Notícias > Saiba quais são as principais ameaças que carrapatos e pulgas podem trazer aos pets

Saiba quais são as principais ameaças que carrapatos e pulgas podem trazer aos pets


Parasitas causadores de coceiras e doenças infecciosas são mais comuns em épocas quentes

 

O calor, a umidade e as fortes chuvas aumentam a proliferação de carrapatos e pulgas, que podem depositar até 50 ovos por dia. E são nesses momentos, que os cuidados também exigem mais atenção. Segundo a Dra. Carolina Ferreira, médica veterinária do Hospital Veterinário Cão Bernardo, é importante saber que mesmo os pets que pouco convivem com outros animais podem estar suscetíveis.

O primeiro sinal de que o pet pode estar com pulgas é a intensidade da coceira. Se coçar de vez em quando é normal, mas não o tempo todo, e mesmo que o animal tenha ficado a maior parte do tempo em ambiente fechado, não é garantia que estará livre do pequeno parasita.  O tutor pode levar pulgas para casa no sapato e em objetos. A veterinária Carolina alerta:  “Uma das doenças mais comuns nesses casos é a DAPE (Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas), e pode atingir cães e gatos”.

Outros problemas que acometem os animais são a micoplasmose e a tênia. A primeira - contraída pela picada da pulga infectada - destrói os glóbulos vermelhos e pode causar secreção nasal, tosse, dificuldade respiratória, febre, dores articulares, distúrbios de locomoção, abscessos e abortos. Atinge principalmente os felinos, mas os cães não estão livres.  O tratamento é com antibióticos, corticoides, anti-anêmicos e em casos mais graves, transfusão de sangue.

Já com a tênia,  o pet pode sentir insônias, perda de apetite, dores abdominais, diarreia, coceira no ânus e presença dos próprios vermes nas fezes. A transmissão é pela ingestão de pulga ou piolho infectado. A solução é a vermifugação. 

Por causa da gravidade das doenças, a Comissão de Animais de Companhia do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal dá dicas para os tutores manterem os parasitas longe. A primeira é a manutenção da higiene do pet, com banhos e tosas. Também é importante ficar de olho no animal depois de passeios, até mesmo procurar pelo corpo do bichinho.

“É muito interessante levar o pet ao veterinário de confiança, não só para ter certeza que a saúde do animal está ótima, mas nessa época do ano, é necessário saber de um especialista qual o medicamento adequado para cada raça, assim como para os gatos. As pessoas acabam esquecendo que os felinos também são suscetíveis aos parasitas”, finaliza Ferreira.

 

Sobre o Hospital Veterinário Cão Bernardo

O Cão Bernardo existe desde 1994, com foco em banho e tosa, mas em 2014 foi inaugurado o Hospital em São Bernardo do Campo, se tornando o principal foco da empresa. Em 2018 inaugurou a segunda unidade, em Santo André. Os principais serviços do hospital são consultas, internação, cirurgias e exames.



Fonte da Notícia: Arebo Comunicação



Gostou do contedo animal acima! Ento compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Msica com temas Animais:

bulletPassaro

bulletInútil

bulletCovil de cobras jair naves

bullet15 mil por mês

bulletCachorrada



Dicas Veterinrias:

bulletDemasiado ácido no corpo em cães

bulletO tumor venéreo transmissível em cães

bulletSeu cão merece um click

bulletEquoterapia

bulletSindrome do cão nadador



Ver todas as Dicas Veterinrias



Colunistas - Veterinrios que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Maira Rezende Formenton
tel 011 3862 6398
www.fisioanimal.com>

bullet Equipe Agiliteiros>

bullet UNESCO em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978>

bullet Jo?o Kleinerdr jo?o alfredo kleiner dvm, msc especialista em oftalmologia e clínica cirúrgica geral acvo ophthalmology course wisconsin, madison ? 1998 e-mail: docjak@vetweb.com.br>

bullet Carlos Artur Lopes Leite é médicoveterinário graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Micologia Médica pela Carl von Ossietzky Universität (Alemanha). É também mestre em Medicina e Cirurgia Veterinárias pela UF>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletBatman (1989)

bulletDeu a louca nos bichos

bulletO cavalo de ferro (the iron horse)

bulletDogão - amigo pra cachorro (doogal)

bulletO cachorro que salvou o natal (the dog who saved christmas)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletMemorias de um gato

bulletExplicação dos pássaros

bulletOs passaros e suas doencas

bulletUm gato aprende a morrer

bulletO cachorro e o lobo

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Crditos