Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Saiba quais são as principais ameaças que carrapatos e pulgas podem trazer aos pets

Compartilhe em suas redes sociais:

Saiba quais são as principais ameaças que carrapatos e pulgas podem trazer aos pets


Parasitas causadores de coceiras e doenças infecciosas são mais comuns em épocas quentes

 

O calor, a umidade e as fortes chuvas aumentam a proliferação de carrapatos e pulgas, que podem depositar até 50 ovos por dia. E são nesses momentos, que os cuidados também exigem mais atenção. Segundo a Dra. Carolina Ferreira, médica veterinária do Hospital Veterinário Cão Bernardo, é importante saber que mesmo os pets que pouco convivem com outros animais podem estar suscetíveis.

O primeiro sinal de que o pet pode estar com pulgas é a intensidade da coceira. Se coçar de vez em quando é normal, mas não o tempo todo, e mesmo que o animal tenha ficado a maior parte do tempo em ambiente fechado, não é garantia que estará livre do pequeno parasita.  O tutor pode levar pulgas para casa no sapato e em objetos. A veterinária Carolina alerta:  “Uma das doenças mais comuns nesses casos é a DAPE (Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas), e pode atingir cães e gatos”.

Outros problemas que acometem os animais são a micoplasmose e a tênia. A primeira - contraída pela picada da pulga infectada - destrói os glóbulos vermelhos e pode causar secreção nasal, tosse, dificuldade respiratória, febre, dores articulares, distúrbios de locomoção, abscessos e abortos. Atinge principalmente os felinos, mas os cães não estão livres.  O tratamento é com antibióticos, corticoides, anti-anêmicos e em casos mais graves, transfusão de sangue.

Já com a tênia,  o pet pode sentir insônias, perda de apetite, dores abdominais, diarreia, coceira no ânus e presença dos próprios vermes nas fezes. A transmissão é pela ingestão de pulga ou piolho infectado. A solução é a vermifugação. 

Por causa da gravidade das doenças, a Comissão de Animais de Companhia do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal dá dicas para os tutores manterem os parasitas longe. A primeira é a manutenção da higiene do pet, com banhos e tosas. Também é importante ficar de olho no animal depois de passeios, até mesmo procurar pelo corpo do bichinho.

“É muito interessante levar o pet ao veterinário de confiança, não só para ter certeza que a saúde do animal está ótima, mas nessa época do ano, é necessário saber de um especialista qual o medicamento adequado para cada raça, assim como para os gatos. As pessoas acabam esquecendo que os felinos também são suscetíveis aos parasitas”, finaliza Ferreira.

 

Sobre o Hospital Veterinário Cão Bernardo

O Cão Bernardo existe desde 1994, com foco em banho e tosa, mas em 2014 foi inaugurado o Hospital em São Bernardo do Campo, se tornando o principal foco da empresa. Em 2018 inaugurou a segunda unidade, em Santo André. Os principais serviços do hospital são consultas, internação, cirurgias e exames.



Fonte da Notícia: Arebo Comunicação



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletCachorrada

bulletO tempo não para

bulletQuem vai querer a minha piriquita

bulletCavalo de pau

bulletA tartaruga tatiana rocha



Dicas Veterinárias:

bulletOs mandamentos de agiliteiros

bulletBrigando como cão e gato

bulletItens comuns que envenenam os gatos e como tratar

bulletComo educar um cachorro surdo

bulletAcupuntura na doença renal



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Desirée Schiffer Mariotti, Médica Veterinária, Pósgraduanda em Diagnóstico por Imagem, Indaiatuba/SP desiree.veterinaria@hotmail.com tel 19 98633617>

bullet Israel M. BleichDiretor Técnico do Laboratório CEPAV Tecnologia em Saúde AnimalR. Tanabí, 185 São Paulo SP BRASILCEP05002010 Fone/Fax (011) 38729553email: info@cepav.com.br>

bullet Gabriela Rodrigues Zootecnista, trabalho com nutrição animal e consultoria. (013)99192 3249 @gabriela.zootecnista Facebook: Gabriela Rodrigues Zootecnista>

bullet Rita Ericson http://bichosaudavel.com/meu cao nao quer comer/>

bullet Karine Kleine www.grupokleine.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO pássaro das plumas de cristal (l uccello dalle piume di cristallo)

bulletBatman e robin (1997)

bulletBatman forever (1995)

bulletBatman begins (2005)

bulletUm natal bom pra cachorro (chilly christmas)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletUm gato entre os pombos

bulletMarley e eu

bulletNo meu peito não cabem pássaros

bulletPassaro-camaleao, o

bulletO selo da agonia - livro dos cavalos

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos