Home Page > Notícias > Rally da Safra vai a campo verificar impactos do clima em lavouras de soja nas regiões Sul e Oeste de São Paulo

Rally da Safra vai a campo verificar impactos do clima em lavouras de soja nas regiões Sul e Oeste de São Paulo


 

Altas temperaturas em dezembro e chuvas irregulares em janeiro devem afetar o potencial produtivo, mas expectativa é encontrar lavouras em melhores condições no Sul do Estado

 

O Rally da Safra, principal expedição técnica privada sobre a safra de grãos no Brasil, chega à região Sul de São Paulo nesta segunda-feira, dia 18 de fevereiro. Os técnicos avaliarão lavouras de soja de ciclo médio e tardio nas regiões de Itapetininga, Taquarivaí, Paranapanema, Capão Bonito, Itapeva e Itaberá, finalizando em Assis e Cândido Mota a etapa paulista. Organizada pela Agroconsult, a expedição deve percorrer mais de 100 mil quilômetros neste ano. As áreas avaliadas pelos técnicos correspondem a 95% da produção de soja e 72% de milho no País. A previsão da safra brasileira de soja é de 117,6 milhões de toneladas (dados de janeiro). A nova perspectiva de safra será divulgada pela Agroconsult na quarta-feira, dia 20.

A estimativa pré-Rally é que, em São Paulo, a produtividade deve ser reduzida em 12% - saindo de 59,1 sacas por hectare em 2017/18 para 52 na safra 2018/19 - devido ao clima seco em dezembro e também à chuva irregular em janeiro. As lavouras precoces, assim como o ocorreu no Paraná, foram as mais atingidas.

“No Sul do Estado, a situação é melhor porque há muitas áreas irrigadas, por exemplo, na região de Itapeva, mas vai piorando à medida que avança para Oeste, na direção de Assis”, avalia Fabio Meneghin, coordenador da Equipe 6 e sócio analista da Agroconsult.

Equipes em campo

Nesta 16ª edição do Rally serão 12 equipes em campo, das quais nove avaliarão as lavouras de soja até o mês de março. Outras três irão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontecerá nos 14 principais estados produtores: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Rondônia e Pará.

 

Além das avaliações em campo, a expedição fará dez eventos regionais e encontros com produtores para debater as condições da safra brasileira. A expedição estima percorrer mais de 100 mil quilômetros neste ano.

 

Os trabalhos em campo começaram com a Equipe 1 no dia 14 de janeiro em Sinop/MT. A Equipe 2 visitou as regiões Norte e Oeste do Paraná entre 21 e 23 de janeiro. Depois seguiu para o Mato Grosso do Sul cobrindo toda a região Sul até chegar em Campo Grande/MS, finalizando esta etapa no dia 26 de janeiro.

 

A Equipe 3 esteve em Goiás para fazer o levantamento no Sudoeste do Estado. A mesma equipe retornou para o Mato Grosso nos dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro para analisar as lavouras na região Sudeste do Estado.

 

Os técnicos da Equipe 4 retornaram ao Mato Grosso entre os dias 04 e 08 de fevereiro. Os técnicos visitaram as regiões do Médio-Norte (Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso) e Oeste (Campo Novo do Parecis, Sapezal),  avaliando as lavouras de ciclo médio/tardio e finalizaram essa etapa em Rondônia.

 

Entre os dias 11 e 14 de fevereiro, a Equipe 5 esteve no Nordeste do Mato Grosso, finalizando o levantamento de soja no Estado e seguindo até o Pará.

 

O Tocantins receberá a Equipe 7 nos dias 23 e 24 de fevereiro. Entre 25 e 28 de fevereiro, os técnicos estarão em Minas Gerais e Goiás.

 

A Equipe 8 avaliará lavouras de soja no Nordeste e Norte do Brasil avaliando lavouras nas regiões do Oeste da Bahia, Sul do Piauí, Maranhão e Tocantins entre os dias 11 e 16 de março.

 

 A expedição permanecerá no Sul até de 18 a 23 de março com a Equipe 9 visitando áreas no Oeste de Santa Catarina e nas regiões do Planalto e Missões do Rio Grande do Sul.

 

Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra entre os dias 06 de maio e 07 de junho no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.

 

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2019 chega à 16ª edição com patrocínio do Banco Santander, FMC, Corteva Agriscience, OCP, VLI, Amarok / Volkswagen,  com apoio da FIESP, Fundação Agrisus e WebMotors.



Fonte da Notícia: assessoria



Gostou do contedo animal acima! Ento compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Msica com temas Animais:

bulletJingle bells

bulletA minha cara

bulletCobra Criada

bulletReidosratos

bulletPassaros



Dicas Veterinrias:

bulletBerne

bulletRaiva equina

bulletAflatoxinas

bulletExenteração

bulletRearticulação glenoumeral em cão com utlização de fisioterapia no pós cirurgico ortopédico



Ver todas as Dicas Veterinrias



Colunistas - Veterinrios que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Marcelo Augusto Especialista em Reprodução Equina CRMV SP 16223 http://www.hippusgenesis.com.br/>

bullet Dalva Marques http://www.infohorse.com.br/2018/03/18/a marcha dos muares/>

bullet nome, telefones, endereco, email, website, redes sociais>

bullet Tatiane Tancredo, estudante de Medicina Veterinária ANIMAL SHOP AGROPECUARIA E PET SHOP R. DOMINGOS TORDIN, 194 JARDIM MONTE VERDE, VALINHOS>

bullet Claudia Niemeyer (11) 77130407 claudia@veterinariaaves.com.br www.veterinariaaves.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO mar não está prá peixe: tubarões à vista! (the reef 2: high tide)

bulletTarzan

bulletVinte mil léguas submarinas

bulletPeixe grande e suas histórias maravilhosas (big fish)

bulletUm homem chamado cavalo (a man called horse)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletExplicação dos pássaros

bulletO gato que tocava brahms

bulletCama de gato

bulletA perigosa vida dos passarinhos pequenos

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Crditos