Home Page > Notícias > Morte de macaco põe em alerta cidades paulistas

Morte de macaco põe em alerta cidades paulistas


 

Em

Divulgação

Em Itapeva, todas as unidades de saúde estão oferecendo a vacina e os postos abriram no último sábado, 9, para atender à demanda adicional

Depois que o vírus da febre amarela foi encontrado em amostras de um macaco da espécie bugio achado morto, no final de janeiro, em Itapeva, interior de São Paulo, municípios do sudoeste paulista entraram em alerta contra a doença. Em Itapeva, todas as unidades de saúde estão oferecendo a vacina e os postos abriram no último sábado, 9, para atender à demanda adicional.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não há registro de febre amarela em humanos, mas a presença do vírus no primata exigiu medidas preventivas. A última grande campanha de vacinação contra a doença na cidade, em 2009, imunizou 80 mil pessoas. "Quem já tomou a vacina não precisa tomar novamente. Porém, quem nunca tomou nenhuma dose contra a febre amarela, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência", alertou.

Em Itaporanga, na mesma região, a prefeitura intensificou a imunização nos postos e determinou que todas as unidades de saúde do município fiquem abertas no sábado, dia 23, para aplicar a vacina. Em Itararé, a Secretaria de Saúde organizou um rodízio nos postos para oferecer vacinação em todos os bairros. No ano passado, quando a febre amarela se espalhou pelo Estado, infectando 503 pessoas e causando 176 mortes, nenhum município do sudoeste paulista apresentou casos da doença.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, desde que a febre amarela ressurgiu, em 2016, a doença avançou em suas áreas de ocorrência e, atualmente, todo o território paulista é considerado área de risco, portanto, com recomendação de vacina. O período sazonal, de maior ocorrência da febre amarela, acontece de dezembro a maio.

Casos confirmados

De 1º de janeiro até o dia 4 de fevereiro deste ano, foram notificados 86 casos suspeitos de febre amarela, sendo que 32 casos autóctones foram confirmados. Destes, 9 evoluíram para o óbito, caracterizando uma letalidade de 28,1%. Foram 4 mortes em Eldorado, 2 em Iporanga, 1 em Sete Barras e 1 em Serra Negra. Um óbito confirmado ainda não teve definido o local onde aconteceu a infecção. Há ainda duas mortes em investigação.

Entre os casos confirmados, 90,2% são do sexo masculino, com média de idade de 41 anos e trabalhadores rurais (75%). "Este é o perfil tradicional dos casos de febre amarela silvestre registrados no país", informa a pasta estadual. Este ano, 96,8% apresentam como local provável de infecção municípios do Vale do Ribeira. Um caso apresenta como local provável de infecção o município de Serra Negra. A vítima, um apicultor de 58 anos, morreu após ficar internado no Hospital da Unicamp, em Campinas. Foram confirmadas infecções em primatas em Iporanga, Itapeva e Pariquera-Açu.



Fonte da Notícia: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2019/02/mundo/642706-morte-de-macaco-por-febre-amarela-poe-em-alerta-cidades.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletLaçador de cachorro tião carreiro e paraíso

bulletDe quem é esse jegue

bulletHistória de uma gata

bulletO ovo e a galinha

bulletPedras Que Cantam



Dicas Veterinárias:

bulletWolff parkinson white em cães

bulletBrinquedo caseiro para cachorro ? mordedor

bulletParasite infecção (leishmaniose) em cães

bulletComo imobilizar a pata de um cão

bulletNosso melhor amigo: o cão



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Helena Monkevic Casarin clinica veterinária Julius 19 996242435 Av. José Pancetti 887 Jd. Aurelia , Campinas/SP>

bullet Virgínia Figuerôa (11) 55061144 / virginia@ecco.inf.br>

bullet Camila Mello, adestradora franqueada da C?o Cidad?o>

bullet Kadu Camargo Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, responsável pelo G.E.R.E. (Grupo de Estudos em Reprodução Equina PUCPR); Doutorando do Programa de Pós Graduação em Medicina Animal: Equinos, na área da Reprodução Equina da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). E mail: kaducamargo@gmail.com Leia mais sobre esse assunto em https://www.revistahorse.com.br/imprensa/cuidados durante a gestacao de eguas os primeiros 60 dias sao os mais criticos/20170410 175102 j086>

bullet Alexandre Cury Instrutor de Hipismo
centro hípico mirassol
(19) 32460423 ? 91322162
e-mail: mrpccury@uol.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletGato e rato (yu mao san xi jin mao shu)

bulletJurassic park iii

bulletPássaros livres (plumíferos - aventuras voladoras)

bulletUm peixe fora d água (mr baseball)

bulletSoltando os cachorros (the shaggy dog)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletGato que gostava de cenoura

bulletO gato e a revolução

bulletCachorro magro

bulletOs segredos dos gatos tudo para entender e ensinar o seu companheiro

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos