Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Morte de macaco põe em alerta cidades paulistas

Compartilhe em suas redes sociais:

Morte de macaco põe em alerta cidades paulistas


 

Em

Divulgação

Em Itapeva, todas as unidades de saúde estão oferecendo a vacina e os postos abriram no último sábado, 9, para atender à demanda adicional

Depois que o vírus da febre amarela foi encontrado em amostras de um macaco da espécie bugio achado morto, no final de janeiro, em Itapeva, interior de São Paulo, municípios do sudoeste paulista entraram em alerta contra a doença. Em Itapeva, todas as unidades de saúde estão oferecendo a vacina e os postos abriram no último sábado, 9, para atender à demanda adicional.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não há registro de febre amarela em humanos, mas a presença do vírus no primata exigiu medidas preventivas. A última grande campanha de vacinação contra a doença na cidade, em 2009, imunizou 80 mil pessoas. "Quem já tomou a vacina não precisa tomar novamente. Porém, quem nunca tomou nenhuma dose contra a febre amarela, deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência", alertou.

Em Itaporanga, na mesma região, a prefeitura intensificou a imunização nos postos e determinou que todas as unidades de saúde do município fiquem abertas no sábado, dia 23, para aplicar a vacina. Em Itararé, a Secretaria de Saúde organizou um rodízio nos postos para oferecer vacinação em todos os bairros. No ano passado, quando a febre amarela se espalhou pelo Estado, infectando 503 pessoas e causando 176 mortes, nenhum município do sudoeste paulista apresentou casos da doença.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, desde que a febre amarela ressurgiu, em 2016, a doença avançou em suas áreas de ocorrência e, atualmente, todo o território paulista é considerado área de risco, portanto, com recomendação de vacina. O período sazonal, de maior ocorrência da febre amarela, acontece de dezembro a maio.

Casos confirmados

De 1º de janeiro até o dia 4 de fevereiro deste ano, foram notificados 86 casos suspeitos de febre amarela, sendo que 32 casos autóctones foram confirmados. Destes, 9 evoluíram para o óbito, caracterizando uma letalidade de 28,1%. Foram 4 mortes em Eldorado, 2 em Iporanga, 1 em Sete Barras e 1 em Serra Negra. Um óbito confirmado ainda não teve definido o local onde aconteceu a infecção. Há ainda duas mortes em investigação.

Entre os casos confirmados, 90,2% são do sexo masculino, com média de idade de 41 anos e trabalhadores rurais (75%). "Este é o perfil tradicional dos casos de febre amarela silvestre registrados no país", informa a pasta estadual. Este ano, 96,8% apresentam como local provável de infecção municípios do Vale do Ribeira. Um caso apresenta como local provável de infecção o município de Serra Negra. A vítima, um apicultor de 58 anos, morreu após ficar internado no Hospital da Unicamp, em Campinas. Foram confirmadas infecções em primatas em Iporanga, Itapeva e Pariquera-Açu.



Fonte da Notícia: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2019/02/mundo/642706-morte-de-macaco-por-febre-amarela-poe-em-alerta-cidades.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletMandamentos

bulletAnestesia você tem medo?

bulletPit viper mordida intoxicação em cães

bulletLimpeza de tártaro em cães e gatos

bulletA idade nos dentes


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Av. Brasil 1772, Jd. Chapadão Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 (19) 9822 3758 contato@edosbichos.com.br

bullet Dra Cleuma Ferreira, Medica Veterinária, telefone 11 41164783, Rua Jacira, 80 Moema São Paulo/SP, contato@dracleumaferreira.com, www.dracleumaferreira.com, instagram @endocrinopatinha, facebook/endocrinopatinha

bullet M.V Helena Monkevic Casarin 19 993353793

bullet Policlnica Veterinria de Cotia Av. Ralf Boli, 25 Granja Carolina, Cotia SP Tel.: 11 46162677

bullet Yara L. Schinzel Côrtes vetschinzel.blogspot.com.br

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletFrevo do galo almir rouche

bulletA Cobra e a Rolinha

bulletGalo de rinha jayme caetano braun

bulletCavalo tostado

bulletEu nasci há dez mil anos atrás

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletBatman begins (2005)

bulletDoce pássaro da juventude (sweet bird of youth)

bulletOs pinguins de madagascar: operação patrulha pinguim

bulletMeu cachorro skip (my dog skip)

bulletO pássaro das plumas de cristal (l uccello dalle piume di cristallo)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletCama de gato

bulletO homem que amava os cachorros

bulletSinopse do livro 97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletQuem e mais feliz: voce ou o seu cachorro?

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos