Home Page > Notícias > Denúncias chegam a 1,7 mil por ano

Denúncias chegam a 1,7 mil por ano


Por Henrique Hein


   


Animal


Divulgação


Animal é resgatado em Campinas:as principais ocorrências são alojamento inadequado, animais presos em correntes e falta de alimento


Campinas registra em média 1.700 denúncias de maus-tratos a animais por ano. Desse total, cerca de 350 ocorrências são confirmadas e resultam em ações de salvamento, busca e aplicação de multas aos infratores pela Prefeitura. Segundo informações passadas pelo diretor do Departamento de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Campinas (DPBEA), Paulo Anselmo Nunes Felippe, as principais ocorrências registradas são alojamento inadequado, animais presos em correntes e falta de alimento.


Na semana marcada pelo crime contra a cadelinha Manchinha, espancada no Carrefour, em Osasco (SP), a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal do Estado (Depa) divulgou dados deste ano que mostram que 8.162 denúncias do gênero foram registradas entre janeiro e início de novembro de 2018.


De acordo com o diretor do DPBEA, a violência contra animais não escolhe cor, credo e muito menos qualquer condição social. “Os maus- tratos com animais ocorrem nos mais diversos níveis da sociedade. Tanto com vira-latas quanto com Shih-tzu. Não importa a condição financeira ou o nível de escolaridade das pessoas”. Nunes Felippe explicou ainda que quando a Prefeitura descobre que uma ação de maus-tratos está acontecendo, multa o agressor e define um prazo para que a situação não volte a ocorrer.


Em caso de reincidência, o infrator é novamente multado — desta vez, com o dobro da pena — e assim, sucessivamente. Os casos de prisão também ocorrem, mas cabe à polícia julgar as ocorrências. “Se você achar que está acontecendo um crime contra um animal, como um espancamento, por exemplo, ligue para a polícia, que vai fazer o atendimento da ocorrência de imediato. Se for algo mais crônico, o ideal é ligar no telefone da Prefeitura, no 156, para que a gente possa verificar o que está acontecendo”, afirmou.


Na visão de Marjorie Rodrigues, presidente da ONG Operacão Resgate, a situação de maus-tratos a animais piora a cada dia no Brasil. Ela explica que atualmente 90% dos cães resgatados pela organização viviam sob regime de maus-tratos dos donos.


“Esses dias presenciamos o caso de uma poodle que foi abandonada na lata do lixo, no Satélite Iris, em Campinas. O dono amarrou as quatro patinhas dela, pôs em uma sacola e jogou no lixo. Uma pessoa que estava na rua percebeu, dias depois, que o lixo estava se mexendo e que a cachorrinha estava se debatendo. Ela está internada com tumor nas mamas e no anus há três meses”, comentou.


A presidente da instituição explicou ainda que a maioria dos crimes de violência envolve os donos do animal. Segundo ela, a violência e os maus-tratos vão muito além do apanhar. “Muitas pessoas pensam que ter um cachorro é só dar água e comida, mas se esquecem do resto”, afirmou: “A falta de cuidado na hora de dar banho, vacinar, dar atenção e passear, tudo é obrigação por parte dos responsáveis. Se uma pessoa quer adotar um animal de estimação, mas não tem o mínimo de responsabilidade, ela não pode ter um animal de estimação”, ressaltou Marjorie. 



Fonte da Notícia: http://correio.rac.com.br/_conteudo/2018/12/campinas_e_rmc/621748-denuncias-chegam-a-1-7-mil-por-ano.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletO rei da cavalgada

bulletCachorro perigoso tche garotos

bullet15 mil por mês

bulletGalo garnizé luiz gonzaga

bulletÊ boi



Dicas Veterinárias:

bulletMentiras e verdades sobre vacinação canina

bulletAlcalose

bulletDoença renal policística em cães

bulletSer veterinário: vocação ou negócio?

bulletCólica equina 2



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Alexandre Cury Instrutor de Hipismo
centro hípico mirassol
(19) 32460423 ? 91322162
e-mail: mrpccury@uol.com.br>

bullet Rafael Wisneski http://blog.meucaocompanheiro.com/>

bullet Manuelle Audino Rodrigues de Sá Médica veterinária CRMV 25073 fisiopet@yahoo.com.br>

bullet Monica Marv?o Cel: 985728281 Atendimento em domiceiacute;lio, cleiacute;nicas, centros diagneoacute;sticos e hospitais. >

bullet dr josé aldo p em santos
médico veterinário
crmv: 5526 aldovet@bol.com.br
dr ricardo fernando correia
médico veterinário
crmv: 13039
rfcvet@mpc.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletCães de aluguel

bulletQualquer gato vira-lata

bulletTubarao ii

bulletMeu maior amigo

bulletCorrendo pra cachorro (man about dog)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO gato de botas

bulletO homem que amava os cachorros

bullet4 vidas de um cachorro

bulletO estranho caso do cachorro morto

bulletCachorro tem cada uma

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos