Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Cupins construíram na bahia uma cidade subterrânea do tamanho da grã-bretanha

Compartilhe em suas redes sociais:

Cupins construíram na bahia uma cidade subterrânea do tamanho da grã-bretanha


Os cupins Syntermes  dirus medem apenas um centímetro, mas por quase quatro milênios criaram no Brasil uma rede subterrânea de túneis, cujas escavações deixaram 200 milhões de montes de terra em uma superfície do tamanho da Grã-Bretanha.

"É o maior exemplo conhecido de bioengenharia e construção na superfície da terra por uma só espécie (fora do ser humano), e tudo feito por um inseto de mais ou menos um centímetro de comprimento", explica à AFP Roy Funch, biólogo americano naturalizado brasileiro.

Toda esta obra de engenharia animal se estende em uma superfície de 230 mil km2, no nordeste do Brasil. Funch e outros três pesquisadores (dois americanos e um britânico) publicaram sua descoberta na semana passada na revista científica Current  Biology.

Eles detalham que a terra escavada por estes insetos para criar uma estrutura como essa equivale a "4.000 pirâmides de Gizé", no Egito, também milenares.

Os habitantes do lugar conhecem desde sempre como "murundus" estes montes de 2,5 metros de altura e nove metros de diâmetro, cobertos pela vegetação da 'caatinga', o bioma semiárido do nordeste brasileiro.

Mas o desmatamento pela ação humana deixou mais visíveis os cupinzeiros, e o uso de imagens de satélite permitiu concluir a área que cobrem. Mais de 90% pertence ao estado da Bahia. "Então ficou claro a sua extensão, e a importância científica do fenômeno", acrescenta Funch.

As imagens divulgadas no estudo mostram vastas extensões de terra pontilhada por estes montes cônicos, praticamente idênticos e com uma distribuição regular, separados por cerca de 20 metros uns dos outros.


O desenho da cidade


Para determinar a antiguidade da obra, os cientistas recolheram amostras do solo de onze montes e verificaram qual foi a última vez que estiveram expostas ao sol. A amostra mais antiga tinha 3.820 anos. Essas idades são comparáveis às dos cupins mais antigos do mundo, na África, diz a publicação.

Agora que foi determinado que estes cupinzeiros são parte de uma grande "cidade" subterrânea, a ideia dos cientistas é continuar pesquisando sua distribuição e funcionamento. Sabe-se, por exemplo, que os cupinzeiros têm um túnel vertical que conecta os túneis subterrâneos com a superfície.

Os montes de terra que ficam na superfície são simplesmente a terra removida pelos cupins para sua obra. "Os montes aparentemente não têm a função de abrigar os ninhos dos cupins. Servem somente como lugares de 'despejo' do material retirado dos túneis que os cupins cavam, continuamente, em baixo do chão", explica Funch.

Sabe-se também que estas estruturas subterrâneas servem para esses insetos se protegerem do "meio inóspito (e perigoso) da superfície". Segundo o estudo publicado, os túneis nunca ficam abertos ao ambiente, de modo que não se trata de um sistema de ventilação, mas de uma via de comunicação.

À noite, quando há comida disponível, grupos de 10 a 50 'trabalhadores' e 'soldados' emergem dos montes através de tubos temporários de oito milímetros de diâmetro, escavados a partir de baixo. Depois de usados, os túneis temporários se fecham hermeticamente.

"Não temos ideia da arquitetura das 'cidades' dos insetos. Devem ter um salão da rainha, 'berçários', espaços para guardar comida, etc., e muitos túneis conectando tudo, mas é tudo desconhecido para a ciência", acrescenta o biólogo.



Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2018/11/26/brasil-cupins-constroem-cidade-subterranea-do-tamanho-da-gra-bretanha.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletBlues do iniciante

bulletEstilo cachorro

bulletTenente bezerra

bulletMaria bethânia - a menina dos olhos de oyá

bulletCiranda da bailarina



Dicas Veterinárias:

bulletO homem e os animais

bulletA importância da escovação

bulletCorrigindo cães que mastigam o que não devem

bulletInflamação da pele, músculo, e vasos sanguíneos em cães

bulletGato bipolar



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Dr. Luiz Bolfer formou se em Medicina Veterinária no Brasil e mudou se para os Estados Unidos para se especializar em Cardiologia, Emergência e Cuidados Intensivos em cães e gatos. Completou 12 meses de Internato em Clínica Médica e Cirúrgica Veterin>

bullet Nayara Zonta, 56811999>

bullet Monica Marvo Cel: 985728281 Atendimento em domicílio, clínicas, centros diagnósticos e hospitais. >

bullet Av. Brasil 1772, Jd. Chapadão Campinas/SP * ATENDIMENTO 24HRS * (ao Lado do posto Shell cruzamento com a Imperatriz Leopoldina x Francisco josé de Camargo Andrade) (19) 3212 2601 // (19) 9822 3758 contato>

bullet Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco Medico Veterinário atuante em odontologia eqüina. Cel. (11) 9814 6666 E mail: ciromedvet@ig.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletPiranhas

bulletDogão - amigo pra cachorro (doogal)

bulletOs pinguins de madagascar: operação patrulha pinguim

bulletUm peixe fora d água (mr baseball)

bulletThe batman (1943)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletO gato que tocava brahms

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

bulletO cachorro e o lobo

bulletO gato que falava com fantasmas

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos