Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Chuva que desafia o plantio mantém expectativa de boa safra no paraguai

Compartilhe em suas redes sociais:

Chuva que desafia o plantio mantém expectativa de boa safra no paraguai


Na quinta-feira (22), durante a Agro Expo Coopasam, equipe reúne a cadeia produtiva para discutir clima e mercado em ano de El Niño

A Expedição Safra percorre a partir da próxima semana as principais regiões produtoras de grãos do Paraguai. Devido ao excesso de chuvas nos meses de setembro e outubro, o país vizinho sofre para encerrar o plantio da primeira safra. A precipitação em excesso também aumenta o custo de produção ao exigir um número maior de aplicações no combate à ferrugem asiática.

Apesar do atraso, estima-se que o plantio esteja praticamente concluído. No ano passado, o trabalho havia sido concluído ainda em outubro. Mesmo assim, a expectativa é de produtividade média similar a safra anterior, com potencial para produzir mais de 9 milhões de toneladas de soja e cerca de 4 milhões de toneladas de milho. As informações são da Agrotec, empresa de fomento à produção e tecnologia agrícola no Paraguai. De acordo com Sidinei Neuhaus, gerente de Marketing da empresa, a expectativa é considerada boa para uma safra com a influência do El Niño.

Para debater as perspectivas do atual ciclo produtivo no Paraguai, tendências de mercado, preço das commodities soja e milho, além do clima da safra em ano de el Ninõ, na quinta-feira (22) a equipe da Expedição Safra, em parceria com a Agrotec, promove um encontro técnico com produtores e empresas da região. O evento, que marca o lançamento de mais uma edição do projeto no país, ocorre durante a Agro Expo Copassam, em Minga Põra, PY. Entre os palestrantes Luis Renato Lazinski, metereologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ainda segundo Neuhaus, a comercialização da soja mantém a tendência das últimas temporadas com foco em exportação. O que deve mudar no próximo ano é o consumo interno de milho com a inauguração de uma nova usina de álcool no norte do Paraguai. Com isso, mais de 1 milhão de toneladas do grão devem ficar no país.

Somados ao desempenho brasileiro e argentino, os resultados alcançados pelo Paraguai na última década traduzem o potencial da América do Sul como celeiro do mundo na produção de alimentos. Segundo levantamento da Expedição Safra, o país vizinho saltou de 6,31 milhões de toneladas de soja produzidas na temporada 2007/08, para 9,02 milhões de toneladas no último ciclo. No milho, os números também subiram, passando de 2,62 milhões de toneladas para 4,13 milhões de toneladas na safra 2017/18.

Conforme explica o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, o evento de lançamento da Expedição Safra no Paraguai vai reunir representantes da cadeia produtiva local, da sociedade organizada e de entidades governamentais. É gratuito e aberto ao público.

“A próxima década será de grande importância para o Paraguai, com um novo salto em produção e produtividade, resultado de investimentos em logística e tecnologia”, sentencia. Esses, inclusive, são temas que estarão em discussão no lançamento da Expedição Safra na Coopasam e também no roteiro técnico que será cumprido no Paraguai na próxima semana.

A apreensão agora, do mercado e do produtor, passa pelas definições sobre a safrinha. A opção passa por milho ou soja. Tem a ver com liquidez, variável que privilegia a soja. Mas também com manejo, decisão que favorece o milho na rotação de culturas.


 


 


Serviço


Lançamento Expedição Safra Paraguai


Local: Agro Expo Copassam, em Minga Põra, PY


Data: 22.11, quinta-feira


Horário: 9h (horário local)


 



Fonte da Notícia: Assessoria da Expedição Safra



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletFui no itororó beber água, não achei mas achei a bela santos, e por ela me apaixonei...

bulletHomem-aranha

bulletÉ boi aviões do forró

bulletBoi da estrela

bulleta Dona Aranha



Dicas Veterinárias:

bulletDermatomiosite em cães

bulletPele amarela (icterícia) em cães

bulletComo montar um pet shop: saiba os passos básicos!

bulletDicas para o bom criador de agapornis

bulletSucção de tecidos



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Sergio Lobato é Médico Veterinário, consultor e palestrante em Gestão da Inovação e Marketing em Medicina Veterinária. CRMV 4476. www.sergiolobatopetmarketing.blogspot.com>

bullet Karine Kleine www.grupokleine.com.br>

bullet Prof. Saulo Tadeu Lemos Pinto Filho>

bullet André Galvão Cintra, MV, Prof. Esp. CRMV SP 6765 VicePresidente ABCC Bretão. email: andre@vongold.com.br. Site: www.vongold.com.br >

bullet Beatriz Duarte Treinadora Especialista em Comportamento Canino Lord Cão Treinamento de Cães Ltda beatriz@lordcao.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletFilhote (cachorro / bear cub)

bulletCompramos um zoológico

bulletMadagascar i

bulletJurassic park ii

bulletOlhos de gato (cat s eye)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletLivro de banho galinha pintadinha

bulletO gato que falava com fantasmas

bulletUm gato indiscreto e outros contos

bulletOs passaros e suas doencas

bulletA princesa e o sapo

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos