Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Chuva que desafia o plantio mantém expectativa de boa safra no paraguai

Compartilhe em suas redes sociais:

Chuva que desafia o plantio mantém expectativa de boa safra no paraguai


Na quinta-feira (22), durante a Agro Expo Coopasam, equipe reúne a cadeia produtiva para discutir clima e mercado em ano de El Niño

A Expedição Safra percorre a partir da próxima semana as principais regiões produtoras de grãos do Paraguai. Devido ao excesso de chuvas nos meses de setembro e outubro, o país vizinho sofre para encerrar o plantio da primeira safra. A precipitação em excesso também aumenta o custo de produção ao exigir um número maior de aplicações no combate à ferrugem asiática.

Apesar do atraso, estima-se que o plantio esteja praticamente concluído. No ano passado, o trabalho havia sido concluído ainda em outubro. Mesmo assim, a expectativa é de produtividade média similar a safra anterior, com potencial para produzir mais de 9 milhões de toneladas de soja e cerca de 4 milhões de toneladas de milho. As informações são da Agrotec, empresa de fomento à produção e tecnologia agrícola no Paraguai. De acordo com Sidinei Neuhaus, gerente de Marketing da empresa, a expectativa é considerada boa para uma safra com a influência do El Niño.

Para debater as perspectivas do atual ciclo produtivo no Paraguai, tendências de mercado, preço das commodities soja e milho, além do clima da safra em ano de el Ninõ, na quinta-feira (22) a equipe da Expedição Safra, em parceria com a Agrotec, promove um encontro técnico com produtores e empresas da região. O evento, que marca o lançamento de mais uma edição do projeto no país, ocorre durante a Agro Expo Copassam, em Minga Põra, PY. Entre os palestrantes Luis Renato Lazinski, metereologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ainda segundo Neuhaus, a comercialização da soja mantém a tendência das últimas temporadas com foco em exportação. O que deve mudar no próximo ano é o consumo interno de milho com a inauguração de uma nova usina de álcool no norte do Paraguai. Com isso, mais de 1 milhão de toneladas do grão devem ficar no país.

Somados ao desempenho brasileiro e argentino, os resultados alcançados pelo Paraguai na última década traduzem o potencial da América do Sul como celeiro do mundo na produção de alimentos. Segundo levantamento da Expedição Safra, o país vizinho saltou de 6,31 milhões de toneladas de soja produzidas na temporada 2007/08, para 9,02 milhões de toneladas no último ciclo. No milho, os números também subiram, passando de 2,62 milhões de toneladas para 4,13 milhões de toneladas na safra 2017/18.

Conforme explica o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, o evento de lançamento da Expedição Safra no Paraguai vai reunir representantes da cadeia produtiva local, da sociedade organizada e de entidades governamentais. É gratuito e aberto ao público.

“A próxima década será de grande importância para o Paraguai, com um novo salto em produção e produtividade, resultado de investimentos em logística e tecnologia”, sentencia. Esses, inclusive, são temas que estarão em discussão no lançamento da Expedição Safra na Coopasam e também no roteiro técnico que será cumprido no Paraguai na próxima semana.

A apreensão agora, do mercado e do produtor, passa pelas definições sobre a safrinha. A opção passa por milho ou soja. Tem a ver com liquidez, variável que privilegia a soja. Mas também com manejo, decisão que favorece o milho na rotação de culturas.


 


 


Serviço


Lançamento Expedição Safra Paraguai


Local: Agro Expo Copassam, em Minga Põra, PY


Data: 22.11, quinta-feira


Horário: 9h (horário local)


 



Fonte da Notícia: Assessoria da Expedição Safra



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:



Dicas de Profissionais do ramo pet e agropecuário:


bulletDistúrbio da glândula tireóide em cães

bulletCadelas no cio (dicas sobre o assunto)

bulletTrombocitopenia cíclica canina

bulletO tumor do útero em cães

bulletPrimeiros socorros para picada de aranha


Ver todas as Dicas de Profissionais



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores



bullet Samantha Brasil
antropóloga criadora de labrador e yorkshire
www.canilalfakitnet canilalfa@globocom
(21) 3367 - 3247 / 3366 - 3900 / 8808 - 3001
ilha do governador - rio de janeiro

bullet dr clélio costa carreira
médico veterinário
crmv 1910
hovet campinas - hospital veterinário campinas av orosimbo maia 2565 - campinas fone (19) 3294 3377

bullet Magda Izidio de Souza, Médica Veterinária

bullet Luelyn Jockyman CRMVSP 14.512 Clínica Animaletto (19) 32589280 Av. Mário Garneiro 438 (Estrada do San Conrado) Sousas

bullet tatiana lermontov - fr? 8331- rj fonoaudióloga, psicomotricista, eerapeuta al 24 de outubro 78 icaraí - niterói - rj (21) 2611-5626 / 9691-6646 centro de eqerapia pratique

Ver todas as Dicas dos Colunistas

Letras de Música com temas Animais:


bulletO Beijo E A Reza

bulletA Barata Pato Fu

bulletO bicho pegou

bulletPolícia, bandido, cachorro, dentista sérgio sampaio

bulletBurro Tem Que Comer Capim

Ver todas as Letras de Músicas

Cinema, Filmes e Seriados:


bulletErnest e célestine

bulletGatos numa roubada (tomcats)

bulletA fuga dos homens pássaros (the birdmen)

bulletDogão - amigo pra cachorro (doogal)

bulletK-9 - um policial bom pra cachorro (k-9)


Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletVira-lata? não! também sou cachorro

bullet4 vidas de um cachorro

bulletA volta do gato preto

bulletQuem e mais feliz: voce ou o seu cachorro?

bulletAtlas colorido de anatomia veterinária do cão e gato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos