Home Page > Notícias > Empreendedora faz campanha de financiamento coletivo para produzir co-guia rob

Empreendedora faz campanha de financiamento coletivo para produzir co-guia rob


Por Filipe Oliveira


NeideNeide Sellin, 36, e seu robô Lysa, que guia pessoas com deficiência visual (divulgação)


Um projeto para criar um cão-guia robô que começou em escola pública da cidade de Serra (ES) busca recursos via financiamento coletivo para chegar ao mercado.


Neide Sellin, 36, conta que a ideia surgiu em curso de informática e robótica que ela dava em 2011.


O projeto envolveu mais de 100 alunos e ficou em sala de aula durante 4 anos, nos quais ela e o grupo fizeram testes de ideias com cegos e aprenderam sobre os desafios que a falta de visão impõe para a locomoção.


Aos poucos, o envolvimento de Sellin com o projeto e com as pessoas com deficiência foi aumentando e ela decidiu tentar tornar a ideia realidade. Deixou a escola em 2014 para criar a start-up Vixsystem e chamou o projeto de Lysa.


“Depois de apresentar para grupos de cegos, eles ficaram muito interessados e passaram a me cobrar que o equipamento estivesse realmente disponível. Carreguei comigo uma responsabilidade pelo projeto, continuei avançando com ele em casa, inicialmente de maneira artesanal.”


Ela diz que o robô poderia eliminar muitas barreiras que existem na obtenção de um cão-guia no Brasil, entre elas o custo para se conseguir um desses animais, as despesas para mantê-lo e o tempo de atividade limitado que eles podem desempenhar antes de  “se aposentar”.


FUNCIONAMENTO


Os guias desenvolvidos por Sellin, apesar de chamados de cães, atualmente tem o formato de uma caixa, com uma alça para ser segurada por quem é conduzido, lembrando o formato de uma mala com carrinho.


Com rodas, eles são movidos por dois motores e acionados por botões que ficam ao alcance da mão do usuário ou por comandos de voz direcionados a um aplicativo de celular.


Sellin explica que os robôs usam cinco sensores para identificar obstáculos no chão e, principalmente, os que causam risco à parte superior do corpo do cego, que não são encontrados por bengalas durante a caminhada (um orelhão, por exemplo).


Quando percebe um obstáculo, o robô dá orientações sonoras e puxa quem ele está conduzindo da mesma forma que um cão-guia, para evitar que a pessoa se machuque, explica a empreendedora.


Selin conta que o protótipo criado pela empresa a partir de impressoras 3D já foi testado por mais de 50 cegos. No momento, o objetivo da empresa é colher comentários e aperfeiçoar o produto.


Uma das ideias dela é implementar tecnologias de GPS no aparelho, para que a pessoa com deficiência possa dizer para onde quer ir e o robô a leve.


O design também deve ser revisto, mas Selin ainda não tem uma definição sobre qual a melhor alternativa para a aparência da Lysa:


“Muitas pessoas pedem para desenvolvermos um robô que pareça um cachorro, outras que não se pareça, para não assustar crianças. Vamos melhorar isso, o mais importante é que as pessoas que vejam a Lysa entendam qual sua função.”


A companhia possui uma lista de espera com 450 interessados no produto.


FINANCIAMENTO


Atualmente a empresa conta com bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para manter uma equipe com oito pesquisadores, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação.


Agora, Sellin busca R$ 100 mil a partir de campanha de financiamento coletivo no site Kickante. O objetivo é usar os recursos para desenvolver 10 unidades da Lysa, que serão preferencialmente doadas.


 



Fonte da Notícia: http://www.caoguiarobo.com.br/noticia/index/empreendedora-faz-campanha-de-financiamento-coletivo-para-produzir-caoguia-robo



Gostou do contedo animal acima! Ento compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Msica com temas Animais:

bulletProcisso

bulletJardim da fantasia

bulletTartaruga uguinha celel e talili

bulletFlora

bulletCaipira



Dicas Veterinrias:

bulletTumor da bainha do nervo em ces

bulletcrise de coluna em ces

bulletCes que latem demais

bulletComo fazer um bom exame androlgico em bovinos

bulletCalamento ou caladuras dos equinos



Ver todas as Dicas Veterinrias
Colunistas - Veterinrios que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Marcelo Augusto Especialista em Reproduo Equina CRMV SP 16223 http://www.hippusgenesis.com.br/>

bullet Rafael Senos Mdico Veterinrio UFF Mestrando USP Tcnico em Biotecnologia CEFETEQ RJ>

bullet http://www.portaldoequino.com.br:3000/dicas/4>

bullet http://www.amigohamster.kit.net/dicas/index_adestramento.htm>

bullet Policlnica Veterinria de Cotia Av. Ralf Boli, 25 Granja Carolina, Cotia SP Tel.: 11 46162677 >



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletO mar no est pr peixe: tubares vista! (the reef 2: high tide)

bulletThe batman (1943)

bulletMeu maior amigo

bulletAir bud: world pup

bulletA vida dos peixes (la vida de los peces)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletO encantador de ces

bulletA arca de no

bulletO gato que tocava brahms

bulletPassaro-camaleao, o

bulletCachorro tem cada uma

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos