Home Page > Notícias > Eram mquinas de lavar roupa, agora so abrigos para gatos

Eram mquinas de lavar roupa, agora so abrigos para gatos


Ana Silva, médica veterinária municipal de Monchique, criou o projecto "Aqui há gato", que dá nova vida a máquinas avariadas, ao mesmo tempo que proporciona abrigo a gatos de colónias de rua.


LUSA 


22 de Outubro de 2018, 13:03Partilhar notícia



Máquinas de lavar e de secar roupa usadas estão a ser transformadas em obras de arte urbana para abrigar gatos na vila de Monchique, no Algarve, num projecto pioneiro no Sul do país implementado pela câmara municipal local. O projecto “Aqui há gato” visa dar “nova vida” às máquinas avariadas que, depois de pintadas e decoradas, são colocadas em locais estratégicos para dar abrigo e proteger dezenas de gatos nas várias colónias de rua existentes naquela vila da serra algarvia.


A ideia partiu da médica veterinária municipal, ao verificar que duas gatas procuravam abrigo no interior de uma máquina de lavar roupa avariada, colocada temporariamente nas traseiras da sua clínica veterinária enquanto aguardava transporte para ser removida.


"Como vi que as gatas adoraram o abrigo, pusemos uma mantinha no interior da máquina e ficou a casa delas. Pareceu-me na altura muito acolhedor, porque protege do frio, do calor, do vento e da chuva e podia ser uma forma de abrigar animais esterilizados em vários locais", contou à agência Lusa Ana Silva, a veterinária municipal.


PBLICO


Foto


LUÍS FORRA/LUSA


A ideia começou então a ganhar forma, quando surgiu a necessidade de recolocar, nas colónias originais mais polémicas, os gatos esterilizados no âmbito do programa de controlo das populações felinas silvestres no município de Monchique.


"Senti que a recolocação dos animais deveria ser acompanhada de um alojamento e, não querendo repetir o que era feito em outros municípios, lembrei-me das máquinas de lavar roupa. Achei que seria fazer um bocadinho de lixo colocar a máquina por si só no exterior, e então pedimos a colaboração de um artista urbano que, com a envolvência de algumas crianças das escolas, pintaram e decoraram as máquinas", indicou a clínica.


Ler mais



Segundo Ana Silva, neste momento estão colocadas cinco máquinas-abrigo devidamente decoradas, em pontos estratégicos da vila: "Duas num bairro residencial, outras tantas junto do miradouro e uma na escola do ensino básico." "Estamos ainda no início do projecto, por isso, todas as que podermos angariar são bem-vindas e, em breve, esperamos colocar mais máquinas-abrigo para os nossos gatos", sublinhou a veterinária municipal, acrescentando que Monchique "é um concelho com imensos gatos apesar da campanha contínua de esterilização".


O melhor do Público no email


Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos do Público.


Subscrever×


Mais populares


  1. Helena Roseta, uma das nossas

  2. Quando o design entra num bairro também o pode transformar

  3. Ecológica e minimalista: a roupa de Carolina “leva a mensagem verde dos Açores a todo o lado”

  4. O que pode um Doutor Finanças fazer pela tua “saúde financeira”?

  5. Clara Não vai ali (expor em Lisboa) e já vem


PBLICO


Foto


LUÍS FORRA/LUSA


Ana Silva disse ainda que a colocação das máquinas-abrigo e das colónias de gatos na vila "não tem sido de todo pacífica, porque há pessoas que gostam menos dos animais, mas com a outra parte que gosta consegue-se o equilíbrio". "Nós gostamos de ver os gatos connosco", frisou. A médica disse ainda que, inicialmente, o projecto pretendeu envolver as crianças e jovens na pintura e decoração das máquinas, devido à importância que tem o envolvimento da comunidade em qualquer acção com animais, "mas as expectativas foram superadas após os pais terem colaborado também" na nova arte urbana.


"Houve a envolvência de grande parte da comunidade e também o acolhimento e sensibilidade da escola para instalar uma máquina-abrigo e acolher um gato, devidamente tratado, o que foi muito gratificante. Acaba por ser também um projecto pedagógico porque as crianças percebem que os gatos não fazem mal nenhum e é muito bom conviver com eles", concluiu Ana Silva.


TÓPICOS



Fonte da Notícia: https://www.publico.pt/2018/10/22/p3/noticia/eram-maquinas-de-lavar-roupa-agora-sao-abrigos-para-gatos-1848415



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletCiranda da bailarina

bulletCavalos De Muda

bulletO menino da porteira

bulletGita

bulletMeu violo e o nosso cachorro



Dicas Veterinárias:

bulletPlantas txicas

bulletPrimeiros socorros para picada de aranha

bulletComo escolher o seu co

bulletCrescimentos rosa no nariz em ces

bulletCrueldade



Ver todas as Dicas Veterinárias
Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Cludia Pizzolatto Lord C?oTreinamento de Ces BitC?oBrinquedos Inteligentes para o Treinamento do seu C?o www.lordcao.com www.bitcao.com.br>

bullet Helosa Helena Amaro>

bullet http://www.vetusweb.com.br/como montar um pet shop saiba os passos basicos/>

bullet Tatiana Grillo
Eu atendo em domiclio em Sorocaba-SP
(15) 3019-2101
http://blogdicasanimais.blogspot.com.br/2016/08/que tamanho vai ficar meu filhote.html>

bullet Eng Agrnomo Andr Fabbrocini Gonalves, atua na rea de manejo de pastagem, segurana dos animais, nutrio, desenvolvimento de projetos http://www.andrefabbrocini.com.br/ (11) 93829722 e (11) 77435504 e nextel 96*40594>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletAir bud: world pup

bulletOs pssaros (the birds)

bulletCavalo de guerra (war horse)

bulletO cavalo de ferro (the iron horse)

bulletHarry, o amigo de tonto



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletPasso, trote, galope - uma familia e seus cavalos

bulletUrologia e nefrologia do co e do gato

bulletUm gato entre os pombos

bulletLivro de banho galinha pintadinha

bulletO gato e a revoluo

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos