Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Camarão dá socos que chegam a 80 km/h, e biólogos estudam a origem da força

Compartilhe em suas redes sociais:

Camarão dá socos que chegam a 80 km/h, e biólogos estudam a origem da força


Edison Veiga


Das coisas esquisitas na natureza, um animal chamado camarão mantis é conhecido por espancar a presa antes do abate. Trata-se, proporcionalmente, do golpe mais poderoso do reino animal. Agora, cientistas desvendaram o funcionamento desse soco digno de José Aldo.


O camarão mantis é um crustáceo estomatópode, também conhecido como tamarutaca, lacraia-do-mar, lagosta-boxeadora ou camarão-louva-a-deus-palhaço. Dentre 400 espécies, o 'Odontodactylus  scyllarus' é o que desfere um golpe mais violento: seu soco chega a 80 quilômetros por hora, aceleração semelhante a uma arma calibre .22.


Com uma pressão resultante de 60 quilos por centímetro quadrado, o bicho consegue facilmente quebrar a carapaça de um caranguejo – ou até mesmo o vidro de um aquário, em alguns casos.


Há espécies de tamarutacas no litoral brasileiro. Mas o Odontodactylus scyllarus  habita a região do Indo-Pacífico, de Guam até a África Oriental.


 


Maryam Tadayon/Biological & Biomimetic Materials Laboratory



Camarão mantis - dono de um 'soco' potente, capaz de quebrar vidrosPesquisa


Em artigo publicado na última semana no jornal iScience, pesquisadores explicam o que acontece no organismo desse crustáceo e como funciona seus apêndices que, tais e quais porretes, são capazes do mais poderoso golpe do reino animal.


Em linhas gerais, a pesquisa demonstrou que o golpe do camarão funciona graças a uma estrutura que armazena e libera energia. São duas camadas feitas de diferentes materiais. 


"Trata-se essencialmente de uma estrutura de duas camadas: uma superior, feita de biocerâmica (carbonato de cálcio amorfo), e uma inferior, de biopolímero (quitina e proteínas)", explicou ao UOL o pesquisador Ali Miserez, professor da Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, principal autor do estudo.


"A estrutura orgânica é carregada elasticamente pela flexão, de tal forma que a camada superior é comprimida enquanto a camada inferior é esticada."


Segundo Miserez, este arranjo tem a capacidade intrínseca de explorar as propriedades mecânicas do material: as cerâmicas são fortes em compressão e podem armazenar uma quantidade maior de energia.


"No entanto, eles são frágeis sob carga de tração, portanto, uma estrutura feita apenas de biocerâmica não funcionaria para armazenar energia, porque a parte inferior provavelmente se quebraria. É aí que o biopolímero é útil – pois é mais forte em tensão, de modo que a camada inferior pode ser esticada sem se danificar", complementa o cientista.


Histórico e aplicação


O pesquisador diz que houve trabalhos de outros cientistas utilizando câmeras de alta velocidade e sensores de força para medir o impacto do soco do camarão mantis.


"Esses dados mostraram a força que tais animais conseguem geral com seus apêndices porretes", afirma. "Em nossa pesquisa, investigamos a estrutura e as propriedades micromecânicas desse organismo. Mostramos como ele consegue gerar forças tão altas sem se fraturar." De acordo com o cientista, se a estrutura fosse feita de um material homogêneo, certamente se quebraria.


A pesquisa concluiu que "a natureza desenvolveu um design muito eficiente", no caso da maneira como este camarão utiliza seu próprio organismo para caçar suas presas – tamarutacas são animais exclusivamente carnívoros: alimenta-se de camarões menores, caranguejos, moluscos e peixes.


O estudo do camarão mantis pode nortear o desenvolvimento de estruturas artificiais em impressoras 3D e utilizá-las em microrrobótica, por exemplo.


"Se você puder comprimir essas estruturas, elas serão muito fortes", diz Miserez.



Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2018/10/25/camarao-da-socos-que-chegam-a-80-kmh-e-biologos-estudam-a-origem-da-forca.htm



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletQue tiro foi esse

bulletVida de cachorro

bulletComida de peixe

bulletCavalo tostado

bulletTripa de peixe



Dicas Veterinárias:

bulletComo montar um aquário natural

bulletProblemas de canto

bulletComo colocar os peixes no aquário

bulletComo evitar a formação de tártaro em cães

bulletAlerta sobre os riscos de alimentar cães e gatos com sobras das refeições



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet André Galvão Cintra, MV, Prof. Esp. CRMV SP 6765 VicePresidente ABCC Bretão. email: andre@vongold.com.br. Site: www.vongold.com.br >

bullet Aquarium Lab http://aquariumlab.com.br>

bullet por Priscila Pinheiro - Pet Sitter

 

Bicho Feliz Pet Sitter

Site: https://sites.google.com/site/bichofelizpetsittercotiasp/

Whatsapp e celular: (11) 98586-9212

Twitter: @bichofelizps

>

bullet dra rúbia burnier
crmv 4/5870
veterinária especialista em comportamento animal
www.vetmovel.com.br
www.espacoanimal.com.br
telefone : (11) 9996 1222>

bullet Daniel Zacharias Zago Médico Veterinário Clínica Geral e Reprodução Equina 11 82627922>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletAracnofobia

bulletCães de aluguel

bulletUma dupla quase perfeita

bulletO cachorro (el perro)

bulletCavalo de guerra (war horse)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCachorro magro

bullet4 vidas de um cachorro

bulletOs passaros e suas doencas

bulletVira-lata? não! também sou cachorro

bulletCães de guerra

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos