Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > com colheita recorde à vista, expedição safra 18/19 percorre estados responsáveis por 90por cento da produção nacional

com colheita recorde à vista, expedição safra 18/19 percorre estados responsáveis por 90por cento da produção nacional


Apesar do cenário instável na economia e na política, o agronegócio brasileiro tem perspectiva de uma nova safra recorde no ciclo 2018/2019. Levantamento preliminar da Expedição Safra aponta que a colheita de soja no país deve alcançar 125 milhões de toneladas em uma área de 36 milhões de hectares, número superior ao previsto para safra dos Estados Unidos. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o país norte americano deve colher 116 milhões de toneladas. Dessa maneira, pela primeira vez o Brasil superaria os norte-americanos nessa cultura.


“O agronegócio norte-americano está estagnado em áreas produtivas. O Brasil tem esse potencial de crescimento e ainda pode aumentar sua produção com a Integração lavoura-pecuária, desenvolvendo o setor de proteína animal e a agricultura no mesmo espaço”, avalia o explica o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira. Outro indicativo dessa tendência é o Valor Bruto da Produção (VBP) norte-americano. Em 2013 o lucro no campo foi de US$ 120 bilhões, sendo que a previsão da USDA para 2018 está avaliada em US$ 59,5 bilhões.


No Brasil, a equipe de técnicos e jornalistas da Expedição Safra irá percorrer, até abril de 2019, 12 estados, responsáveis por cerca de 90% da produção nacional agrícola. A Expedição realizará, em parceria com o Conselho Federal de Agronomia (Confea), seminários regionais para debater os desafios da cadeia produtiva. “Consideramos essa parceria importante para mostramos a importância dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências neste setor, que mobiliza não apenas o campo, mas também diversos setores como crédito, logística, infraestrutura e tecnologia”, explica o presidente do Confea, Joel Krüger.


As informações sobre as variáveis que impactam no rendimento produtivo são vitais para o sucesso do agronegócio no país. “Um exemplo é o Paraná. O estado tem 305 mil estabelecimentos rurais, sendo que 85% dessas localidades tem menos de 50 hectares. Sem o trabalho conjunto da Expedição, dos extensionistas rurais e do poder público, esses produtores não vão conseguir ter acesso a essas informações, prejudicando o rendimento agrícola”, disserta o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Richard Golba.


Informação conectada


Para ampliar o acesso do produtor às informações sobre a produção no país, a Expedição Safra 2018/2019 irá divulgar conteúdo em diversas mídias. No Facebook e no Instagram, será possível acompanhar o diário de bordo dos roteiros, com atualizações feitas pela equipe de técnicos e jornalistas. Esses materiais também serão compartilhados pelo Whatsapp, em formato de áudio e vídeo, conectando o agricultor em tempo real com as tendências do setor. “O agronegócio é muito dinâmico. Nesses doze anos de Expedição, observamos o surgimento do Matopiba, como nova fronteira agrícola nacional, além do avanço da produção de milho no Mato Grosso, hoje maior produtor dessa cultura no país, mas que há 15 anos atrás não realizava esse plantio”, contextualiza Ferreira.


O primeiro roteiro a ser percorrido pela Expedição será na Região Sul do Brasil, ainda no mês de outubro. O projeto ainda prevê visitas em outros países referência na produção agrícola, como Paraguai, Argentina, Uruguai e Estados Unidos.


------------------------------------------------


Sobre a Expedição Safra


A Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. O projeto percorre 12 estados brasileiros nas etapas de plantio e colheita. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a equipe realiza roteiros extraordinários, com incursões à Alemanha, Holanda, Bélgica, França, China, Índia, Israel, Rússia e ao Canal do Panamá. A Expedição Safra é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e é apresentada pelo Sistema Confea-Crea, com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sementes e Fertilizantes Castrolanda, Agrotec, Alta, Solaris e Expo Londrina. O apoio logístico é do Groupe Renault.


 



Fonte da Notícia: Assessoria Expedição Safra



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletMeu Jumento

bulletMaria bethânia - a menina dos olhos de oyá

bulletCanção da falsa tartaruga adriana calcanhotto

bulletAsa a Cobra

bulletAl Capone



Dicas Veterinárias:

bulletTricobezoares em felinos

bulletPrurido em cães

bulletRegurgitação em cães

bulletLeptospirose

bulletComo montar uma clinica veterinária



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Archivaldo Reche, professor de veterinária da USP.>

bullet Keila Regina de Godoy>

bullet Nayara Zonta, parceria com a VetQuality 56811999>

bullet monica gil www.monijil.nom.br/canil caocia@globocom fone: (21) 2260 9427 >

bullet Yara L. Schinzel Côrtes vetschinzel.blogspot.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletAquele gato danado (that darn cat!)

bulletO cachorro bombeiro (firehouse dog)

bulletMato sem cachorro

bulletAmor pra cachorro (year of the dog)

bulletBatman begins (2005)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletCachorro magro

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

bulletO gato de botas

bulletA volta do gato preto

bulletCama de gato

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos