Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Alunas da etec de pirassununga criam sistema de gerenciamento de canis

Compartilhe em suas redes sociais:

Alunas da etec de pirassununga criam sistema de gerenciamento de canis


Terça, 11 Setembro 2018 14:56


Projeto visa trazer melhorias para os abrigos de animais da cidade por meio da informatização; proposta inclui banco de dados, divulgação de campanhas de doação e triagem para definir qual família se adaptaria melhor a cada pet


Cerca de 30 milhões de animais estão abandonados no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Muitos pets vão parar em canis públicos enquanto aguardam uma adoção, que nem sempre dá certo. Pensando em desburocratizar o registro dos dados dos bichos e incentivar outras melhorias, como campanhas para estimular as doações, alunas do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Tenente Aviador Gustavo Klug, de Pirassununga, desenvolveram o Sistema de Gerenciamento de Canis.


A ideia de criar um programa e um site para a equipe do canil surgiu na busca por um tema para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das estudantes Johanna Mettler, Nívia Ribeiro e Vanessa dos Anjos. No final de 2017, Johanna iniciou uma pesquisa no programa de Pré-Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (USP), no qual foi matriculada por meio da Etec, e passou a ter contato com a equipe do Canil Municipal de Pirassununga.


Na época, a instituição iniciava a colocação dos chips nos cães – a peça, com informações gravadas, é inserida sob a pele do animal, facilitando sua identificação.


O programa e o site estão passando por ajustes, mas o grupo já apresentou a proposta do sistema à equipe do Canil Municipal. A resposta foi positiva e a instituição está apoiando o projeto. A ideia é que o trabalho esteja concluído em novembro.


“Durante a pesquisa de campo na instituição, além da ausência de um banco de dados, descobrimos algumas falhas que poderiam ser corrigidas e pontos a ser melhorados”, conta Johanna. “Havia excesso de papéis, tudo era anotado em cadernos.”


Além das informações que são colocadas nos microchips, o programa conta com as características de cada raça e, se necessário, a medicação indicada aos pets. Outra novidade é a possibilidade de o sistema realizar uma triagem, por meio de um formulário com perguntas específicas, para saber qual família se adaptaria melhor a cada animal, diminuindo o risco de rejeição. O site receberá conteúdo semanal com a agenda de eventos, como feiras de adoção na região e os cães disponíveis para adoção.


Abandono


Segundo a professora do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio e orientadora do projeto, Joseli Benine, às vezes, os cães adotados fogem por não serem bem cuidados ou por contraírem alguma doença. Em outros casos, os donos acham mais fácil largar o animal na rua e adotar outro que tratar a doença de seu pet. Abandonados, os bichos acabam voltando ao canil.


“Com as informações cadastradas em um banco de dados, o canil tem controle maior sobre quem está adotando um bicho. Essa prática ajuda a evitar que pessoas que sempre abandonam seus animais ou os maltratam possam adotar novamente”, completa a professora.


 


Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em aproximadamente 300 municípios paulistas. Nas Etecs, o número de matriculados nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços, ultrapassa 211 mil estudantes. As Fatecs atendem mais de 81 mil alunos nos cursos de graduação tecnológica.



Fonte da Notícia: https://www.segs.com.br/educacao/134389-alunas-da-etec-de-pirassununga-criam-sistema-de-gerenciamento-de-canis



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletO galo cantou clara nunes

bulletCanção da meia-noite nenhum de nós

bulletBanzo

bulletTrês Passarinhos

bulletSai cachorro charanga e chará



Dicas Veterinárias:

bulletCasqueamento

bulletMicoses

bulletGeriatria canina

bulletNarcolepsia e cataplexia em cães

bulletA imunoterapia



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet dr joão alfredo kleiner dvm, msc especialista em oftalmologia e clínica cirúrgica geral acvo ophthalmology course wisconsin, madison ? 1998 e-mail: docjak@vetweb.com.br>

bullet Dalva Marques http://www.infohorse.com.br/2018/03/18/a marcha dos muares/>

bullet Adriana Morales Médica Veterinária CRMV: 6467 Membro do Colégio Brasileiro de Oftamologia Veterinária. Avenida 11 de Agosto, 1693. Valinhos/SP Tel.: 19 38492522>

bullet Rita Ericson http://bichosaudavel.com/meu cao nao quer comer/>

bullet UPAC Fortaleza https://upacfortaleza.wordpress.com/>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletErrado pra cachorro (who s minding the store?)

bulletGatos, fios dentais e amassos (angus, thongs and perfect snogging)

bulletBingo - esperto pra cachorro (bingo)

bulletMadagascar iii

bulletA verdadeira história do gato de botas (la véritable histoire du chat botté / the true story of puss n boots)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletPassaro-camaleao, o

bulletCrianca, cachorro que fala!

bulletO homem que amava os cachorros

bulletAmazonas aguas, passaros, seres e milagres

bulletO estranho caso do cachorro morto

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos