Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > Nascem os primeiros filhotes de leão frutos de  inseminação artificial inédita

Compartilhe em suas redes sociais:

Nascem os primeiros filhotes de leão frutos de  inseminação artificial inédita


Os dois filhotes, um macho e uma fêmea, nasceram na África do Sul e foram batizados com o nome da líder da pesquisa, Isabel, e o seu noivo, Victor


OsReprodução/Universidade de Pretória


Os dois filhotes, Isabel e Victor, são fruto de uma inseminação artificial e estão perfeitamente saudáveis


Pela primeira vez na história, filhotes de leão nasceram frutos de uma inseminação artificial. Segundo informações do portal Daily Mail , os pequenos, um macho e uma fêmea, nasceram na África do Sul e podem ser o primeiro passo para garantir a sobrevivência de grandes felinos ameaçados de extinção.


Leia também: Fóssil de leão gigante que viveu há 200 mil anos é encontrado no Quênia 


Um grupo da Universidade de Pretória foi o responsável pela pesquisa e inseminação artificialda leoa, que mora do Centro de Conservação e Reserva de Caça Ukutula. O processo aconteceu em meados de maio, e pouco mais de três meses depois, os filhotes nasceram saudáveis.


“Existem ameaças tremendas para a vida animal devido a perda de habitat e outras pressões criadas por atividades humanas, que também afetam os grandes felinos”, explicou o professor Andre Ganswindt, do Instituto de Pesquisa de Mamíferos da Universidade de Pretória.


“É por isso que existe um número de espécies listadas como vulneráveis ou ameaças, mas essa pesquisa pode ser usada como base para outras espécies felinas ameaçadas”, disse à imprensa. Uma delas é o leopardo-das-neves.


Ele ainda detalhou que o estudo foi pensado como uma “medida preventiva” para garantir tecnologias de inseminação antes dos animais entrarem em estado crítico de ameaça de extinção. “Para ter a oportunidade de estabilizar as populações até com inseminações, você precisa desenvolver técnicas muito antes disso ser necessário”.


Isso explica a escolha dos leões para o estudo inédito, principalmente na África do Sul , onde a população dos felinos é estável e permite que as técnicas desenvolvidas para os seus animais sejam, mais tarde, aplicadas em outras espécies.


Isabel Callealta, líder do estudo, explicou que os próximos passos do trabalho consistem em continuar procurando os protocolos certos para os grandes felinos. “Agora começamos uma jornada, a ideia é melhorar o conhecimento e entendimento desses animais e evoluir rapidamente com a pesquisa”, anunciou.


Leia também: Caçador é assassinado de forma misteriosa enquanto tentava matar um leão


Os primeiros filhotes de leão frutos de inseminação artificial


OsReprodução/Universidade de Pretória


Os mais novos filhotes podem ajudar, por meio do desenvolvimento de técnicas de inseminação artificial, a salvar felinos


Segundo o dono do Centro Ukutula, Willi Jacobs, leoas costumam parir de um a quatro filhotes, então, o nascimento de dois é um fato normal para a espécie.


“Os dois são filhotes absolutamente saudáveis, de toda a maneira, e decidimos homenagear a pesquisadora Isabel dando seu nome à filhote fêmea, e nomeando o macho de Victor, seu marido”, disse.


Os novos leões serão apresentados aos outros da mesma espécie que vivem no centro, contudo, isso ainda deve demorar algum tempo para acontecer, já que ambos ainda são muito novos.


A parceria entre Ukutula e a Universidade de Pretória começou no ano passado, quando, junto de pesquisadores internacionais, foi criado um laboratório e banco de amostras animais. "Essa pesquisa, por mais que tenha sido feita com uma leoa , irá beneficiar as espécies ameaçadas", ressaltou Jacobs


Há menos de quatro mil tigres selvagens na Ásia, por exemplo, e menos de sete mil leopardos-das-neves nas montanhas da Ásia Central, além de um quadro ainda mais preocupante quanto aos linces ibéricos, cuja população é de apenas 300, na Espanha. Com as técnicas de inseminação artificial , essa situação poderá ser controlada a longo prazo.



Fonte da Notícia: https://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2018-09-05/filhotes-leao-inseminacao-artificial.html



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletTrevo (tu)

bulletGato fujão cantora sol

bulletCaipira

bulletCodinome Beija Flor

bulletPeixe Cru Saiddy Bamba



Dicas Veterinárias:

bulletLaceração de tendão extensor digital longo

bulletUltrassonografia na reprodução equina, essencial para uma reprodução de qualidade

bulletSaiba mais sobre ferrageamento em equinos

bulletLegg calvé perthes em cães

bulletMusculatura dos equinos



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Roberto Delort A. Leite e Laura Celi de Souza Silva >

bullet Juliane Seixas Juliane Seixas Website.: www.facebook.com/veterinariadrajulianeseixas Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Atua como plantonista na área clínica e cirurgica de animais de companhia CRMV: 11430 / PR Cont>

bullet Fabiano Gregolin. Administrador de Negócios Mestrando em Comunicação (15) 97776812 fabianogregolin@uol.com.br >

bullet Daniel Checchinato,(11) 45210959, Av pref. Jose de Castro Marcondes, 260 Vila Hortolandia, Jundiaí/SPl, www.veterinariachecchinato.com.br>

bullet marcelo f franco
médico veterinário
crmv-sp
clínica veterinária taquaral
av bar?o de itapura 2968- campinas/sp
fone: (19) 32553899
www.vettaquaral.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletDeu a louca nos bichos

bulletO cachorro (el perro)

bulletA vida dos peixes (la vida de los peces)

bulletMulher-gato (catwoman)

bulletPeixe grande e suas histórias maravilhosas (big fish)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletMais que um leao por dia

bulletA volta do gato preto

bulletUm gato entre os pombos

bulletLivro definitivo de dicas e sugestoes de jardinagem

bulletMarley e eu

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos