Please enable / Bitte aktiviere JavaScript!
Veuillez activer / Por favor activa el Javascript![ ? ]

Home Page > Notícias > De atropelado a campeão: conheça teimoso, cão de pastoreio vencedor da expointer

Compartilhe em suas redes sociais:

De atropelado a campeão: conheça teimoso, cão de pastoreio vencedor da expointer


Animal foi considerado o melhor exemplar da raça ovelheiro gaúcho durante a feira realizada em Esteio (RS)


Por Francielle Bertolacini, de Esteio (RS)


o


Foto: Diego Paz


Quem passa por Teimoso, um cão de pastoreio muito ativo que se tornou o grande campeão da raça ovelheiro gaúcho durante a 41ª Expointer, em Esteio(RS), não imagina que ele já passou por momentos difíceis.


Apesar de seu nome sugerir que o cachorro seja um tanto persistente, Diego Paz, seu criador, explica que, a princípio, o motivo de seu batismo não teria sido exatamente esse. “Todos os filhotes da ninhada dele nasceram com a cor amarela, só ele veio com a pelagem preta. Então, nós começamos a brincar que ele, de teimoso, nasceu diferente dos outros”, brinca.


Atropelado


Paz explica que o início do trabalho com animais de pastoreio na fazenda da família, a Santa Terezinha, em Rio Pardo (RS), acontece desde a época do avô, quando já se usavam os cães como ferramenta de trabalho com o gado de corte. No entanto, quando o patriarca da família faleceu, Teimoso acabou sob a tutela de um empregado da propriedade rural.


“Como eu não morava na fazenda, essa pessoa tentou cuidar dele, mas acabou não dando tanta atenção ao animal, que ficou sem o cuidado adequado e bastante magro”, conta o criador. Segundo Paz, certo dia ele recebeu uma ligação da fazenda dizendo que um dos cães havia sido atropelado por um caminhão. “Quando cheguei lá, fiquei sabendo que era justamente o Teimoso”.


Teimoso


Teimoso antes do atropelamento. Foto: Diego Paz


A partir daquele dia, o criador decidiu que manteria o cão consigo e o tornaria um animal para participar de exposições. “Eu sabia que ele era bom porque era muito bonito. Então, eu apostei minhas fichas nele. No primeiro dia que chegou em minha casa, nós demos um banho, o medicamos e alimentamos. Daí em diante ele se desenvolveu muito bem”. Na época, conta, o animal não sabia sequer andar com a guia. “Ele era uma joia bruta que ainda não tinha sido lapidada”, conta Paz.


o


Teimoso na lida com o gado. Foto: Diego Paz


Ele lembra que logo na primeira exposição de que o cão participou, com cinco anos, já foi campeão. “Outro momento importante para nós foi em Fortaleza (CE), quando nós levamos aqui do Rio Grande do Sul para lá. A viagem durou seis dias e foi durante a greve dos caminhoneiros, mas ele não nos decepcionou e foi campeão”, comenta.


Teimoso,


Foto: Thabia Padoin/arquivo pessoal


Na Expointer  de 2018, o animal foi considerado o grande campeão da feira e também o melhor da raça. Teimoso competiu com outros 61 animais. Com a pontuação alcançada, o dono espera que cão consiga ser líder no ranking nacional em 2018.



Fonte da Notícia: https://canalrural.uol.com.br/noticias/de-atropelado-a-campeao-conheca-teimoso-cao-de-pastoreio-vencedor-da-expointer/



Gostou do conteúdo animal acima! Então compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Música com temas Animais:

bulletTartaruga trem da alegria

bulletHomem com h

bulletFaltando um pedaço

bulletCê topa?

bulletLindo lago do amor



Dicas Veterinárias:

bulletO que devemos avaliar na comprar um caozinho

bulletPróstata alargamento em cães

bulletCoceiras

bulletAdestramento de hamsters

bulletDesalinhamento dos dentes em cães



Ver todas as Dicas Veterinárias



Colunistas - Veterinários que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Marco Antonio Gioso FMVZ USP>

bullet Dra Renata Avancini Médica veterinária, formada pela Universidade de Santo Amaro em 2007. Mestre e Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), em 2009 e 2012 respectivamente. Graduada em 2014 no Curso de Especialização em Produção e Sanidade de Animais de Biotério pela FMVZ USP. Experi?ncia em clínica geral, medicina regenerativa, biotecnologia com concentração em células tronco e experi?ncia em doc?ncia na disciplina de Anatomia dos Animais Domésticos. Professora de Anatomia Veterinária da Faculdade das Metropolitanas Unidas (FMU) e na Universidade Paulista (UNIP). Médica veterinária na CURAVET. Contato: contato@curavet.com.br>

bullet Chani Blue http://www.epochtimes.com.br/equoterapiaeficazcombateproblemaspsicologicos/>

bullet Archivaldo Reche, professor de veterinária da USP.>

bullet Prof. Fabiano Gregolin professorfg@uol.com.br>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletMato sem cachorro

bulletO gato mais rico do mundo (the richest cat in the world)

bulletCujo

bulletO mar não está prá peixe: tubarões à vista! (the reef 2: high tide)

bulletMarley e eu



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bulletA arca de noé

bulletO gato de botas

bulletExplicação dos pássaros

bulletUm gato indiscreto e outros contos

bulletVida de cão

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEÚDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Créditos