Home Page > Notcias > De atropelado a campeão: conheça teimoso, cão de pastoreio vencedor da expointer

De atropelado a campeão: conheça teimoso, cão de pastoreio vencedor da expointer


Animal foi considerado o melhor exemplar da raça ovelheiro gaúcho durante a feira realizada em Esteio (RS)


Por Francielle Bertolacini, de Esteio (RS)


o


Foto: Diego Paz


Quem passa por Teimoso, um cão de pastoreio muito ativo que se tornou o grande campeão da raça ovelheiro gaúcho durante a 41ª Expointer, em Esteio(RS), não imagina que ele já passou por momentos difíceis.


Apesar de seu nome sugerir que o cachorro seja um tanto persistente, Diego Paz, seu criador, explica que, a princípio, o motivo de seu batismo não teria sido exatamente esse. “Todos os filhotes da ninhada dele nasceram com a cor amarela, só ele veio com a pelagem preta. Então, nós começamos a brincar que ele, de teimoso, nasceu diferente dos outros”, brinca.


Atropelado


Paz explica que o início do trabalho com animais de pastoreio na fazenda da família, a Santa Terezinha, em Rio Pardo (RS), acontece desde a época do avô, quando já se usavam os cães como ferramenta de trabalho com o gado de corte. No entanto, quando o patriarca da família faleceu, Teimoso acabou sob a tutela de um empregado da propriedade rural.


“Como eu não morava na fazenda, essa pessoa tentou cuidar dele, mas acabou não dando tanta atenção ao animal, que ficou sem o cuidado adequado e bastante magro”, conta o criador. Segundo Paz, certo dia ele recebeu uma ligação da fazenda dizendo que um dos cães havia sido atropelado por um caminhão. “Quando cheguei lá, fiquei sabendo que era justamente o Teimoso”.


Teimoso


Teimoso antes do atropelamento. Foto: Diego Paz


A partir daquele dia, o criador decidiu que manteria o cão consigo e o tornaria um animal para participar de exposições. “Eu sabia que ele era bom porque era muito bonito. Então, eu apostei minhas fichas nele. No primeiro dia que chegou em minha casa, nós demos um banho, o medicamos e alimentamos. Daí em diante ele se desenvolveu muito bem”. Na época, conta, o animal não sabia sequer andar com a guia. “Ele era uma joia bruta que ainda não tinha sido lapidada”, conta Paz.


o


Teimoso na lida com o gado. Foto: Diego Paz


Ele lembra que logo na primeira exposição de que o cão participou, com cinco anos, já foi campeão. “Outro momento importante para nós foi em Fortaleza (CE), quando nós levamos aqui do Rio Grande do Sul para lá. A viagem durou seis dias e foi durante a greve dos caminhoneiros, mas ele não nos decepcionou e foi campeão”, comenta.


Teimoso,


Foto: Thabia Padoin/arquivo pessoal


Na Expointer  de 2018, o animal foi considerado o grande campeão da feira e também o melhor da raça. Teimoso competiu com outros 61 animais. Com a pontuação alcançada, o dono espera que cão consiga ser líder no ranking nacional em 2018.



Fonte da Notcia: https://canalrural.uol.com.br/noticias/de-atropelado-a-campeao-conheca-teimoso-cao-de-pastoreio-vencedor-da-expointer/



Gostou do contedo animal acima! Ento compartilhe em suas Redes Sociais:

Letras de Msica com temas Animais:

bulletPasse em Casa

bulletTrevo (tu)

bulletQuem vai querer a minha piriquita

bulletCanção do exílio

bulletFilha do mar



Dicas Veterinrias:

bulletVômitos e diarréias

bulletVale a pena montar um hotel para cachorro no seu pet shop?

bulletCiclo de vida dos equinos

bulletComo se defender do ataque de um cachorro bravo?

bulletComo tratar um cão sangrando



Ver todas as Dicas Veterinrias



Colunistas - Veterinrios que escrevem sobre temas aos leitores

bullet Mariana LageMarques Médica Veterinária graduada pela Universidade Paulista em 2002. Mestre em Cirurgia pela FMVZUSP em 2008. Sócia Fundadora ABOV (Associação Brasileira de Odontologia Veterinária), 2002. Faço atendimento odontológico móvel. >

bullet Dalton A. Ishikawa Médico Veterinário CRMVSP 9235 www.pediatriacanina.com.br dr_dalton@pediatriacanina.com.br >

bullet Fabiano Gregolin. Administrador de Negócios Mestrando em Comunicação (15) 97776812 fabianogregolin@uol.com.br >

bullet Daniel Checchinato,(11) 45210959, Av pref. Jose de Castro Marcondes, 260 Vila Hortolandia, Jundiaí/SPl, www.veterinariachecchinato.com.br>

bullet Rosmeire de O.S.Jacinavicius CRMVSP 21580 Médica Veterinária acupunturista tel: 19 999971911 email: stuffzinha@gmail.com>



Cinema, Filmes e Seriados:

bulletDeu a louca nos bichos

bulletO gato preto (the black cat)

bulletNo olho do gato (dans l oeil du chat)

bulletV

bulletK-9 - um policial bom pra cachorro (k-9)



Ver todos os filmes e seriados

Livros Animais

bullet97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

bulletPássaros amarelos

bulletCães de guerra

bulletGato viriato

bulletMarley e eu

Ver todos os Livros

Digite aqui a palavra-chave


© Desde 2000 na Web - CONTEDOANIMAL.com.br - Todos os direitos reservados - Crditos